<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Poros dilatados | 7 formas de os disfarçar

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Poros dilatados | 7 formas de os disfarçar


Os poros não "abrem" e "fecham" quando queremos, nem tão pouco é possível ocultá-los definitivamente. Mas isso não quer dizer que não possamos fazer nada!

Há alguns hábitos de higiene e produtos que podem atenuar o seu aspeto, camuflá-los, e até reduzir ligeiramente o seu tamanho a longo prazo, ou evitar que eles aumentem com o passar dos anos.

O que são?

Os poros são aberturas dos folículos pilossebáceos que se encontram no interior da pele, e estão espalhados um pouco por todo o corpo, mesmo nos locais onde não nasce pêlo.

No rosto, são geralmente mais largos na zona T, onde a pele é mais oleosa. No entanto, o seu tamanho varia muito de pessoa para pessoa, e até com o tipo de pele. É fácil de perceber que as peles oleosas têm poros mais largos do que as peles secas, já que as glândulas sebáceas são também maiores.


Limpar o rosto de manhã e à noite

É natural que quem tem poros dilatados acabe por ter também alguma acumulação de sujidade e células mortas no seu interior. Isto faz com que a concavidade escureça, e se torne ainda mais visível. É também nestes poros que se formam os pontos negros e pontos brancos. 

Assim, torna-se ainda mais importante limpar a pele diariamente utilizando um produto de limpeza adequado ao seu tipo.

Esfoliar com frequência

Quando existem pontos negros ou poros visíveis, uma simples limpeza com massagem manual pode não ser suficiente para mantê-los desobstruídos. Nesse caso, é importante também esfoliar a pele com frequência.

Para isso, existem duas alternativas:

  • Produtos esfoliantes
Podem ter apenas uma ação mecânica (partículas que arrastam as células mortas da pele), mas neste caso é importante que tenham também uma ação química. Para isso, e preferível optar por um produto que contenha ácido salicílico numa concentração elevada, e que pode ir até 2%. Esta molécula tem afinidade para as gorduras, e por isso consegue de penetrar o poro e esfoliar também o seu interior. Dependendo da necessidade e sensibilidade da pele, o mais comum é fazer uma esfoliação 2 a 3 vezes por semana. 

  • Escovas de limpeza


Estas escovas podem ser uma boa opção no que toca à limpeza de todo o rosto, e também dos poros dilatados. Neste caso, e para potenciar a limpeza no interior dos poros, o ideal seria conjugá-las também com um produto de limpeza que contivesse ácido salicílico ou outros ácidos lipossolúveis.


Aplicar um tónico adstringente

Os tónicos adstringentes contraem temporariamente os tecidos, reduzindo também a abertura dos poros.

Embora o seu efeito não dure um dia inteiro, estes produtos podem ser muito interessantes para eventos mais curtos, ou até pela ação dos restantes ingredientes do produto. Os dois ingredientes mais utilizados para este efeito são o álcool, algo contriverso, e o extrato de hammamélis (Hamamelis virginiana). Também podem ser encontrados os extratos de castanheiro da índia (Aesculus hippocastanum), chá verde (Camellia sinensis), entre outros. 


Usar protetor solar diariamente
 
Eu sei o que vocês estão a pensar: mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

Tem, e muito!

A exposição à radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele, do qual faz parte a perda de colagénio. Esta fibra é responsável pela firmeza da pele, dando-lhe mais volume e sustentação. Ora, se não a protegermos, o rosto perderá mais volume a pele tenderá a "encovar", evidenciando os poros. E é aqui que entra o protetor solar. Todos os dias, faça chuva ou faça sol, sem falha.


Estimular a produção de colagénio pela pele

Para além de podermos prevenir a perda de colagénio, também é possível melhorar a síntese desta proteína através de produtos de cuidado diário. Esta abordagem justifica-se quando começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento.

De entre os ingredientes que já provaram estimular a síntese proteica na pele destaca-se principalmente o retinol, mas também a vitamina C e o ácido glicólico.

O resultado pode não ser dramático, mas ao longo fará a diferença.


Aplicar um primer

Os primers são formulados à base de silicones, e ajudam a uniformizar a textura do rosto por preencherem as pequenas irregularidades. Por isso, estes produtos diminuem também o diâmetro e a profundidade aparente dos poros, o que atenua bastante o seu aspeto.

Muitas pessoas que sofrem de acne receiam que este tipo de produto possa aumentar o aparecimento de borbulhas, pontos brancos e pontos negros. Mas se a pele for limpa e esfoliada regularmente, não é provável que isso aconteça uma vez que os silicones utilizados na maioria destes produtos não são completamente oclusivos.

Muitos cremes e protetores direccionados para pele oleosa são bastante "siliconados" e conseguem um efeito semelhante. Nesses casos, o a aplicação do primer pode ser dispensada.


Usar base, e aplicá-la da melhor maneira

Uma boa base de maquilhagem pode também ajudar a camuflar os poros. Mas é preciso ter cuidado com a aplicação! Porque se a base for aplicada apenas na superfície da pele, isto pode mesmo realçar o aspeto dos poros!

Para evitar que isso aconteça, é necessário aplicar a base em movimentos circulares e com alguma pressão, num sentido e no outro, usando um pincel adequado. Podem ver esta técnica em detalhe neste vídeo:

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial