<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Niacinamida (vitamina B3)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Niacinamida (vitamina B3)

Embora não seja tão reconhecida como o retinol, os hidroxi-ácidos ou a vitamina C, também a niacinamida é um dos poucos ingredientes ativos mais testados e de eficácia comprovadaTrata-se de uma das formas químicas da vitamina B3 usada em cosméticos, tal como o ácido nicotínico e dos seus derivados que nada tem a ver com a nicotina do tabaco.

Assim, a vitamina B3 é essencial para que as células realizem uma série de processos fisiológicos.


Estas características aliadas ao facto de ser uma molécula pequena e penetrar a pele com alguma facilidade fazem dela um ingrediente interessante em cosmética. Além disso, e em comparação com alguns dos ingredientes acima referidos, a niacinamida tem as vantagens de não se degradar com a exposição à luz ou ao calor nem ser sensibilizante nas concentrações em que é eficaz.

Esta multiplicidade de funções nas células humanas confere à niacinamida uma grande variedade de ações para a pele:


  • Melhoria da capacidade de hidratação da pele

Isto deve-se ao facto de a niacinamida estimular a síntese de ceramidas e ácidos gordos mas também proteínas como a queratina e a filagrina que ajudam a reter a água entre as células e dessa forma promovem a hidratação da pele. Isto reforça a função de barreira que a pele tem para com o exterior, fazendo com que se torne também mais impermeável e protegida das agressões ambientais, tais como detergentes, alergenos e outras substâncias irritantes.

Além disso, a inflamação contribui significativamente para o envelhecimento e desenvolvimento de pigmentação, e por isso o reforço da barreira cutânea é também importante no cuidado a longo prazo.

  •  Regulação da produção de sebo
A niacinamida é capaz de interferir com a atividade das glândulas sebáceas reduzindo a produção de sebo. Por esse motivo, também os poros dilatados poderão tornar-se menos visíveis, e por isso a textura da pele tenderá a tornar-se mais regular.

  • Melhoria das características da derme
A derme localiza-se sob a epiderme, e a ela se devem a firmeza e elasticidade da pele que se tornam cada vez menores à medida que envelhecemos e também aqui a niacinamida exerce várias funções.

Este ingrediente é capaz de aumentar a produção de colagéneo, a principal proteína responsável pela firmeza da pele. Além disso, alguns tratamentos com esta molécula revelam que é capaz de aumentar a elasticidade cutânea, sem no entanto se conhecer a razão deste efeito.

  • Redução da pigmentação
A niacinamida inibe a transferência de melanossomas contendo melanina a partir das células que os produzem para as restantes células da pele. Estudos sugerem uma redução significativa da pigmentação da pele por aplicação de um produto contendo pelo menos 5% de niacinamida, ao fim de 8 semanas.

Além disso, a niacinamida reduz o amarelecimento da pele que se vai instalando com a idade, e se deve à glicação que afeta proteínas como o colagénio ou a elastina.
Este vídeo ajuda a  compreender melhor a glicação

  • Proteção contra a radiação solar
Após a aplicação de produtos contendo este ingrediente a pele parece ficar mais protegida dos efeitos nocivos que a radiação solar exerce sobre a pele.


Utilização em cosmética
  • Acne
Para além de reduzir a produção de sebo e melhorar a textura da pele acneica, a niacinamida pode ser vantajosa para o tratamento deste problema de pele ao reduzir a resposta inflamatória que dá origem às borbulhas e quistos.

A diminuição da concentração de sebo à superfície da pele foi conseguida ao fim de 4 semanas com uma concentração de 2% de niacinamida, assim como a redução das lesões inflamatórias da acne foi alcançada após 8 semanas com a aplicação de um gel contendo este ingrediente a 4%.

  • Retardar o envelhecimento

A capacidade da niacinamida melhorar a hidratação da pele, mas sobretudo o seu efeito sobre a composição da barreira e redução na inflamação da derme fazem deste um ingrediente priveligiado para atrasar e reduzir os sinais da idade sobre a pele.

Vários estudos demonstram a eficácia deste ingrediente na redução da profundidade das rugas ao longo do tempo e com um uso regular. Além disso, a pele tende a tornar-se mais elástica, e o aspeto dos poros pode mesmo ser atenuado.

  • Atenuar a hiperpigmentação
O aparecimento de manchas na pele pode resultar de um ou vários fatores como a exposição solar, alterações hormonais ou lesões inflamatórias (borbulhas, feridas, etc.). Nesse sentido, a niacinamida pode ser um ingrediente interessante para prevenir ou atenuar o aparecimento da pigmentação, já que reduz a inflamação cutânea, protege da radiação solar e ao mesmo tempo impede que a melanina se espalhe pelas células da pele.

Além disso, a cor da pele torna-se mais uniforme pela interrupção do processo da glicação das suas proteínas.

Estes efeitos foram comprovados em diversos estudos realizados em humanos, demonstrando-se significativos em concentrações de 2 a 5%.

  • Reduzir a sensibilidade da pele
Tal como seria de prever, e ao reparar a função de barreira da pele, a niacinamida é capaz de melhorar a sua tolerância em pessoas cuja hidratação cutânea esteja comprometida, sejam aquelas que têm pele seca ou sofrem de rosácea.

Cuidados
  • Outras formas de vitamina B3
Embora a forma mais comum seja a niacinamida, que em concentrações moderadas tem um efeito benéfico para as peles mais sensíveis, sabe-se que o ácido nicotínico e os seus derivados estimulam a circulação sanguínea e dessa forma podem levar a um aumento da vermelhidão da pele. Isto é especialmente importante para que sofre de rosácea, e pode mesmo anular algumas das vantagens deste ingrediente.
No entanto, sabe-se que o ingrediente nicotinato de miristoílo, um derivado do ácido nicotínico, apresenta todos os benefícios de um produto contendo vitamina B3 sem provocar vermelhidão.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 18 de outubro de 2016 às 12:56 , Blogger Cássia Marina disse...

Olá! Gostaria de saber qual produto tem esta composição. No mercado existem muitas ofertas não confiáveis. Pode me orientar?

 
Às 18 de outubro de 2016 às 12:57 , Blogger Cássia Marina disse...

Olá! Gostaria de saber qual produto tem esta composição. No mercado existem muitas ofertas não confiáveis. Pode me orientar?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial