>

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Óleos e manteigas vegetais pt.1| O que são, benefícios e cuidados a ter


Os óleos e manteigas vegetais são obtidos pela expressão ou extração por solventes de determinadas partes de plantas, geralmente frutos ou sementes. São constituídos essencialmente por triglicerídeos, ácidos gordos, esqualeno, e podem conter ainda quantidades residuais de outras substâncias que se encontrem na matéria prima da qual provêm.

Relativamente à sua estrutura química, os ácidos gordos podem ser:

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A pele da Raquel | Raquel Mendes


Se há pessoa que tem que estar nesta rúbrica, essa pessoa é a Raquel. Se seguem o antigo Luxurious Skin, que agora se chama simplesmente Raquel Mendes, certamente percebem porque digo isto.

Histórias como a da Raquel há muitas, porque infelizmente nem todos os dermatologistas olham para a acne a seriedade que este problema merece. Mas mesmo aqueles que dão valor, e resolvem tratar, nem sempre apoiam os pacientes da forma mais adequada depois de prescrever a medicação. Porque ainda que alguns destes medicamentos sejam extremamente eficazes, podem não o ser para toda a gente, muitas vezes os resultados levam meses a aparecer e como se não bastasse, o rol de efeitos secundários é imenso.

Assim, trago-vos o testemunho da Raquel, que é das pessoas mais experientes nestas andanças, e que vos falatambém dos produtos que está a usar de momento. Para conhecerem melhor toda a história, podem assistir também a este vídeo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Resveratrol

Esta substância começou a chamar a atenção por volta dos anos 90, quando se verificou o paradoxo francês: uma baixa incidência de doenças cardiovasculares em determinadas populações de França com uma alimentação rica em gorduras, mas que consomem vinho tinto com alguma regularidade.

O resveratrol é um polifenol da família dos estilbenos que pode ser encontrado em várias plantas, mas está presente em concentrações mais elevadas nas uvas tintas, especialmente na pele do fruto onde protege as sementes da radiação solar, de infeções microbianas e de poluentes ambientais que promovem o stress oxidativo.


Esta molécula é também utilizada em inúmeros cosméticos com o objetivo de retardar o envelhecimento da pele. 

Sabem porquê?

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Solução La Roche Posay Serozinc


A minha pele não é muito oleosa nem particularmente sensível. Mas no Verão  tende a libertar mais sebo, mostrar os poros mais dilatados e ficar vermelha, com o aumento do calor do tempo passado ao sol. Por isso, foi a altura ideal para testar este produto.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pescoço | Porque parece envelhecer mais rápido do que o rosto?


Vamos ser sinceros: quantos de nós dão ao pescoço metade da atenção que dão ao rosto? E na verdade, esta zona está igualmente exposta às agressões provocadas pela radiação solar e pela poluição. Como resultado desta falta de atenção e proteção, a pele do pescoço pode mesmo acabar por envelhecer mais rápido do que a pele do rosto. E ao fim de alguns anos, é normal vermos pessoas com um rosto bem conservado e um pescoço flácido, enrugado ou até com manchas.

Assim sendo, hoje falo-vos dos cuidados que devemos ter com esta zona do corpo, e se de facto necessitam de produtos específicos.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Habitando | Londres



A última vez que escrevi esta rúbrica estava a caminho de Lisboa, e preparava-me para viajar de comboio. Já na altura tinha algumas limitações de espaço na mala. Mas nada como viajar pela Ryanair para perceber o que isso realmente significa. Isso, e só poder levar até 100 mL de cada produto.

Por tudo isto, inaugurei a verdadeira caça à amostra cá em casa. E depois de uma revista completa a todas as gavetas, incluindo as que não eram minhas, mostro-vos aquilo que decidi levar para estes 5 dias... Com a certeza porém de que não vou resistir a comprar umas coisinhas por lá.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Lierac Mesolift Sérum & Creme


O que é?
Uma gama constituída por sérum e creme, com ação hidratante, tonificante e iluminadora 

Alegações
Efeito energizante e revitalizante imediato
 Tez resplandecente.
Pele preenchida e deslumbrante de vitalidade. 

Preço
Sérum: 36-60€ por 30 mL
Creme: 32-52€ por 50 mL

Composição
  • Sérum

Aqua/Water/Eau, Glycerin, Caprylyl Glycol, Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Juice, Carbomer, Hematite Extract, Zinc Gluconate, Potassium Gluconate, Calcium Gluconate, Propylene Glycol, Copper Gluconate, Sodium Salicylate, Manganese Gluconate, Magnesium Gluconate, Sodium Mannuronate, Methylsilanol, Sodium Hyaluronate, Panthenol, Pyridoxine HCL, Tocopherol, Retinyl Palmitate, Helianthus Annus (Sunflower) Seed Oil, Tromethamine, Sodium Hydroxide, Phenoxyethanol, Sodium Benzoate, Tetrasodium Glutamate, Diacetate, Citric Acid, Parfum/Fragrance, Chlorphenesin, Potassium Sorbate, CI15510/Orange-4, CI1400/Red 4.

  • Creme

Water (Aqua). Caprylic/Capric Trigylceride. Diisopropyl Sebacate. Glycerin. Tribehenin Peg-20 Ester. Cyclopentasiloxane. Dimethiconol. Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Juice. Hexyldecyl. Laurate. Alcohol Denat Citrus Aurantifolia (Lime) Seed Oil. Prunus Armeniaca (Apricot) Kernel Oil. Peg-20 Methyl Glucose Sesquistearate. Ceteareth-30. Hematite Extract. Zince Gluconate. Potassium Gluconate. Calcium Gluconate. Propylene Glycol. Copper Gluconate. Manganese Gluconate. Magnesium Gluconate. Sodium Mannuronate Methylsilanol, Lactic Acid. Citric Acid. Glycolic Acid. Malic Acid. Tartaric Acid. Pca. Pyruvic Acid. Sorbic Acid. Panthenol. Pyridoxine Hci. Tocopherol. Retinyl Palmitate. Arachis Hypogaea (Peanut) Oil. Hydrogenated Vegetable Oil. Carbomer. Tromethamine. Menthoxypropanediol. Fragrance (Parfum). Carprylyl Glycol. Potassium Sorbate. Sodium Benzoate. Soidum Salicylate. Barium Sulfate (Ci 77120). Titanium Dioxide (Ci 77891). Mica (Ci 77019). Yellow 5 (Ci 19140). Red 4 (Ci 14700) Botanical Origin (D'origine Vegetale).

Opinião

Quando vos falei destes produtos no Instagram Stories disse que não iria poder fazer review porque provavelmente estas embalagem só durariam uma semana. Só que na altura, esqueci-me de olhar para o conteúdo exato de cada embalagem... E já estou a usá-los há mais de um mês.

Ambos os produtos são muito interessantes, e dão muito pano para mangas nesta review... Antes de mais, ressalvo que ao contrário do que possa parecer, pelo packaging ou pelas suas alegações, nenhum deles contém vitamina C em concentrações apreciáveis já que a sua única fonte é o extrato de laranja saguina, e por isso a sua ação iluminadora dever-se-à fundamentalmente a outros ingredientes. 

Comecemos pelo sérum.

Este produto tem uma elevada concentração de extrato de laranja sanguina, que "inspira" toda a gama. Por outro lado, e com o objetivo de dinamizar o metabolismo da pele, este produto contém gluconatos (sais) de zinco, potássio, cálcio, cobre e manganês, que são mineirais e estão envolvidos no funcionamento de várias enzimas e processos metabólicos das células cutâneas. Já com uma função hidratante, na qual os gluconatos também dão uma ajuda, este sérum contém glicerina e ácido hialurónico, cuja afinidade para a água permite retê-la na pele.

Adicionalmente, este produto contém também vitamina B5 (pantenol), hidratante e calmante, vitamina E, (tocoferol), com ação antioxidante e vitamina A (palmitato de retinilo), que promove a renovação da pele. Por último, e lá no fim da lista de ingredientes podemos encontrar óleos de girassol e amendoim, cujos ácidos gordos são também importantes para a hidratação da pele.

Se olharmos para o creme desta gama podemos encontrar algumas semelhanças com o sérum. 

Este produto contém igualmente o extrato de laranja saguina, os gluconatos de minerais variados, a mistura de vitaminas e os óleos vegetais. Mas no início da formulação, à parte dos ingredientes emolientes que fazem deste produto um creme hidratante, destacam-se os óleos das sementes de lima e alperce que de uma forma menos convencional contribuem para reforçar a hidratação da pele. Além desta diferença, podemos encontrar também 5 alfa-hidroxiácidos que embora não estando presentes em concentrações particularmente elevadas podem auxiliar a renovação da pele à superfície.

No final desta dissertação, o que é que tenho a dizer acerca destes produtos? 

Acho que ambas as formulações são muito interessantes, e podem ajudar a melhorar o aspeto de uma pele desidratada e baça, a par de uma limpeza diária e proteção solar. E embora a minha pele não se encontrasse baça, a utilização destes produtos nas noites destes últimos meses ajudou a manter a minha pele hidratada, macia, e com um aspeto luminoso.

Tanto o sérum como o creme têm uma cosmeticidade excelente, e são adequados para a maioria dos tipos de pele. Só não aconselho este último para peles secas, por ser demasiado leve nesses casos, nem para peles acneicas, porque eventualmente aí será pesado demais. Julgo que em ambos os casos os preços se justificarão, tendo em conta a variedade de ingrdientes que constituem estes prosutos, e aconselho-os a quem procurar algo para devolver a luminosidade e hidratação a uma pele com aspeto baço.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Novidades| Outono 2016



Tal como na moda, também na cosmética há lançamentos pensados para esta altura. Fui-vos falando de muitos destes no facebook, mas outros passaram-me ao lado.

Por isso, e para fazer chegar essa novidade ao maior número de gente possível, decidi fazer aqui um apanhado de todas as novidades da temporada.