>

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A pele da Raquel | Raquel Mendes


Se há pessoa que tem que estar nesta rúbrica, essa pessoa é a Raquel. Se seguem o antigo Luxurious Skin, que agora se chama simplesmente Raquel Mendes, certamente percebem porque digo isto.

Histórias como a da Raquel há muitas, porque infelizmente nem todos os dermatologistas olham para a acne a seriedade que este problema merece. Mas mesmo aqueles que dão valor, e resolvem tratar, nem sempre apoiam os pacientes da forma mais adequada depois de prescrever a medicação. Porque ainda que alguns destes medicamentos sejam extremamente eficazes, podem não o ser para toda a gente, muitas vezes os resultados levam meses a aparecer e como se não bastasse, o rol de efeitos secundários é imenso.

Assim, trago-vos o testemunho da Raquel, que é das pessoas mais experientes nestas andanças, e que vos falatambém dos produtos que está a usar de momento. Para conhecerem melhor toda a história, podem assistir também a este vídeo.


Qual é o teu tipo de pele, de acordo com estes 4 parâmetros?

Seca ou oleosa?
Seca

Sensível ou resistente?
Sensível

Tendência para pigmentar ou não pigmentada?
Pigmentada

Tendência para enrugar ou firme?
Firme


Tens ou já tiveste algum problema de pele? Quais?

Borbulhas e pontos negros.


Com quem te aconselhaste?

Dermatologista, mas foi um erro.


Que produtos te foram aconselhados ou escolheste para tratar esse problema?

Vários cleansers com muitos sulfatos e produtos tópicos que secam e irritam imenso a pele, sem sequer muitas vezes um único hidratante. E medicamentos, como antibióticos e isotretinoína.


Ficaste satisfeita com o resultado do tratamento? Se não, porquê?

Não porque, tendo a pele sensível, irritou demasiado a pele e secou até descamar e os medicamentos eram apenas um tratamento temporário do problema que voltava a recorrer.


Tens algumas dicas valiosas para alguém que esteja a passar pelo mesmo?

Não liguem ao que a maior parte dos dermatologistas recomenda. Eles passam receitas genéricas e muitas vezes sem ter em conta o tipo de pele (nem só pele oleosa tem acne) e receitam produtos de farmácia baseados em acordos que têm com marcas. Procurem na internet, há imensas pessoas a passar pelo mesmo e procurem por tratamentos mais naturais, não esfoliam ou sequem em demasia a pele porque isso não vai curar o problema. Em vez disso, troquem sulfatos e espumas por cremes de limpeza e troquem todos os tópicos secantes por um bom tónico esfoliante e um óleo facial apropriado para a vossa pele.
Antibióticos não funcionam, nem vale a pena, só matam o ""bicho"" enquanto os tomamos e tornam o acne recorrente cada vez pior porque matam as boas bactérias que ajudam a lutar contra o acne quando matam as más.
Se o acne for recorrente e, depois de um ou mais tratamentos de isotretinoína, o acne voltar... Considerem suplementos alimentares como concentrado de Vitamina A, Óleo de Peixe, Óleo de Borragem, Biotina, Zinco, Probióticos, ... Ou então façam como eu, um cocktail de vários. Durante anos, fui introduzindo suplementos e ajustando as dosagens para ver o que resultava e posso dizer que agora, por enquanto, encontrei o meu equilíbrio e só tenho a borbulha ocasional.






Qual a tua rotina de cuidado de rosto mais comum neste momento? 


Rosto



☀ Dia


Limpeza - Oskia Renaissance Cleansing Gel + pano de micro-fibra
Tónico - Paula's Choice Resist Weightless Advanced Repairing Toner
Sérum - Hylamide SubQ + Caudalie Vinoperfect ou Hylamide Low-Molecular HA
Óleo - Sunday Riley UFO
Olhos - Clinique All About Eyes Rich
Hidratante - Sunday Riley Tidal ou Caudalie Vinosource Sorbet Cream

SPF - YouthLab SPF 50+ para peles oleosas


☾ Noite






Desmaquilhante - Emma Hardie Moringa Cleansing Balm + pano de micro-fibra

Limpeza - Tata Harper Purifying Cleanser ou REN ClearCalm Clay Cleanser (dependendo da sensibilidade da pele) + pano de micro-fibra
Tónico Esfoliante - Paula's Choice Clear Extra-strength Anti-redness Exfoliating Solution with 2% Salycilic Acid
Retinol - Sunday Riley Luna ou Paula's Choice Clinical 1% Retinol Treatment
Sérum - Tatcha Overnight Memory Serum Concentrate
Óleo - May Lindstrom Blue Cocoon
Olhos - Odacité Eye Contour Serum + Dr. Dennis Gross Ferulic + Retinol Eye Cream
Hidratante - Tammy Fender Antioxidant Crème

Corpo

Creme Garnier Azeitona Mítica, SPAUSA Body Oil, Soap & Glory Breakfast Scrub + Smoothie Star Body Butter, manteigas Anita Grant (especialmente a Creamy Café Latte Vanilla)


SOS





Esfoliante - May Lindstrom The Clean Dirt


Máscaras - Sisley Black Rose Cream Mask & Express Flower Gel Mask, Caudalie Instant Detox Mask, REN ClearCalm Mask, REN Glycolactic Mask, Tata Harper Resurfacing Mask ou Sheet Masks coreanas

Que produtos estão no teu TOP 5 de todos os tempos?



Sunday Riley Luna

Tónicos esfoliantes Paula's Choice

May Lindstrom Blue Cocoon

L'Oréal Telescopic Mascara

Tata Harper Clarifying Cleanser

Só mais um extra, não consigo, o BB Cream da Erborian :)




Sem comentários: