<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Novidades Março & Abril 2021

domingo, 16 de maio de 2021

Novidades Março & Abril 2021



Chegou a primavera e com ela a época dos solares, que compõem grande parte dos lançamentos da estação. Mas nem só de solares vive a cosmética, e este ano temos um leque de novidades muito heterogéneo!

Nivea Magnesium Dry


Comecemos pela inovação. A Nivea afirma ter inaugurado uma nova geração de desodorizantes, com uma "eficácia deo" de 48h sem sais de alumínio nem etanol. O termo "deo" pode ser ambíguo, mas a confiar na patente da Beiersdorf, estes produtos têm ação antitranspirante, retardando a saída do suor, e não apenas desodorizante, mascarando o seu odor. Recordo no entanto que apesar da polémica em que muitas vezes se encontram envoltos, os sais de alumínio são ingredientes antitranspirantes eficazes e seguros. 

Consultando a patente, verificamos que o mecanismo de ação proposto pelo fabricante é na verdade... igual ao sais de alumínio! E é justamente aí que reside o interesse destes produtos. A formulação trata-se de uma emulsão, mistura de óleo em água, na qual encontramos o sal cloreto de magnésio (na água) e os ácidos gordos palmítico, esteárico, mirístico, oleico e araquidónico (no óleo). Na presença de magnésio, e a um pH adequado, estes ácidos gordos tendem a formar precipitados (sólidos). Contudo, a fase aquosa da formulação encontra-se a um pH entre 3,5 - 4,5; impedindo que esta reação ocorra enquanto o produto está na prateleira. Assim que a aplicamos sobre a pele, o pH de 5,5 a 7 da zona axilar faz aumentar o pH da emulsão, provocando a reação do cloreto de magnésio com os ácidos gordos, que precipita. Isto provoca a deposição destes compostos sobre a entrada das glândulas sudoríparas, provocando um estreitamento ou oclusão temporários, que retardam a eliminação de suor. Tal como acontecia nos antitranspirantes com sais de alumínio, este efeito é transitório, não causa um bloqueio permanente, e não tem qualquer implicação a longo prazo na produção de suor. Se forem correr, por exemplo, provavelmente o efeito não durará mais do que uma hora. 

A confirmar-se aquilo que a patente propõe, estamos perante um antitranspirante sem sais de alumínio, o que até hoje era impossível. E o responsável por este efeito não é o magnésio per si, como afirma a Nivea, mas sim uma formulação que atua de forma concertada para proporcionar este efeito.

Avène Intense Protect & A-Oxitive máscara de tecido


Tenho a impressão de que todos os anos temos novas texturas da Avène. Mas em 2021 a marca lança também o seu primeiro filtro solar, TriAsorB uma inovação que não é para qualquer um, já que a análise de segurança e regulamentação destes ingredientes é especialmente criteriosa. Este filtro terá uma estrutura semelhante à da melanina da pele, e não apresentará absorção epidérmica.

Segundo a marca, este novo protetor, indicado para rosto e corpo em todas as idades, conta com proteção face às radiações UVB/UVA e luz azul, apresentando um acabamento transparente em todos os tons de pele, e uma resistência à água muito elevada.

A sua fórmula não terá também impacto nos corais e restantes organismos marinhos. Pessoalmente, discordo do uso deste tipo de alegação pelo simples facto de que não sabemos sequer se isto é um problema, e podemos estar a "censurar" o uso de ingredientes úteis sem motivo algum. Voltaremos a este assunto em breve...


Talvez a pensar pensar no cuidado pós-solar, a Avène lança uma máscara de tecido na gama A-Oxitive, com um derivado da vitamina C (glucósido de ascorbilo), vitamina E e água termal. Esta máscara terá assim uma ação antioxidante, hidratante, refrescante e apaziguante, sendo indicada para pele sensibilizada por procedimentos estéticos.

Lierac Arkéskin



A Lierac foi das primeiras marcas a lançar um hidratante específico para a pele das mulheres que passam pela menopausa, e que se caracteriza não só pelo aumento da secura, mas também pelo vincar das rugas, e perda de firmeza cutânea.

Este ano, a marca decide fazer do Arkéskin uma gama mais completa, e que conta agora com creme de dia (mais nutritivo), fluido de noite (leve e fresco), bálsamo de corpo e suplemento alimentar. Os cuidados de rosto contêm um péptido biomimético, ácido hialurónico e extrato de cacau. Estes distinguem-se pelas suas texturas e fragrâncias, e adaptando-se às necessidades diurnas, mais proteção e "energia", e noturnas, minimizando o desconforto provocado pelos afrontamentos e conferindo um aroma relaxante. Já o bálsamo de corpo possui um acabamento refirmante, hidratando a pele sem colar. Por fim, o suplemento alimentar contem antioxidantes (selénio, açafrão), ómegas 3, 6 e 9 (óleo de onagra, argão e camelina) e micronutrientes (vitaminas D e B9).

Em termos sensoriais, parece-me uma gama muitíssimo bem pensada e necessária, que pode ser conjugada com qualquer sérum, essência ou cuidado mais específico para a correção dos sinais do envelhecimento.

Caudalie Vinofresh


Gosto bastante dos produtos da Caudalie. Acho-os competentes e agradáveis. Infelizmente, a marca insiste em comunicá-los apelando ao medo dos consumidores por ingredientes que sabemos serem seguros, como são os sais de alumínio usados em antitranspirantes. Qual é o problema? Desde já a falácia. Depois, o facto de os produtos desodorizantes, sem sais de alumínio, não serem suficientes para muitas pessoas que sofrem com sudorese excessiva. Essas pessoas, quando levadas por este medo infundado, podem ver-se deparadas com um falso dilema entre uma alternativa para um problema que não existe, ou um produto importante para a sua auto-confiança e bem-estar.

De resto, temos um desodorizante que a marca destaca pela sua "naturalidade" de 98%, eficácia de 24h e ação hidratante. Nada de especial neste segmento. E é talvez por isso que muitas marcas optam por assustar os seus consumidores, persuadindo-os a comprar o seu produto.

La Roche Posay Age Correct protetor solar SPF50 Hyalu B5 Aquagel SPF30


Se é verdade que a proteção solar é o melhor cuidado que podemos ter face ao envelhecimento cutâneo, isso não invalida que as marcas queiram voar ainda mais longe no que diz respeito à eficácia dos seus produtos. Neste sentido, a La Roche Posay lança um protetor solar que além da proteção UVB/UVA conta também com ingredientes ativos antioxidantes e despigmentantes, a nianinamida e o fenilresorcionol, e proteção contra a luz visível e infravermelha, que de acordo com a marca produzem um efeito visível em 4 semanas.

A textura é leve e não oleosa, sendo indicada para todos os tipos de pele. Parece-me um produto excelente para usar como hidratante diário.





Simultaneamente, a marca alarga a já famosa gama Hyalu B5, lançando agora um hidratante com SPF30 e textura creme-gel. Este produto contém ácido hialurónico, pantenol e filtros solares, permitindo hidratar e proteger a pele, preenchendo as linhas de desidratação. A marca destaca ainda a textura inovadora, que reduz a temperatura da pele aquando da aplicação, e o acabamento invisível em todos os tons de pele. É adequado para pele sensível.

Dercos Anticaspa K

A Dercos, referência no cuidado do couro cabeludo com caspa, lançou um champô anticaspa de ação esfoliante e elevada capacidade lavante, indicado também para couro cabeludo sensível. A sua fórmula contém 1,3% ácido salicílico e 1% piroctona olamina, esfoliante e antimicrobiano respetivamente, e glicerina, de ação hidratante.

Skinceuticals Oil Shield UV Defense SPF50


A Skinceuticals tem vindo a alargar a sua gama de proteção solar, apresentando agora o Oil Shield UV Defense SPF50, de ação matificante e acabamento invisível, que promete um acabamento confortável de toque seco. Para isso, esta formulação possui uma elevada concentração de sílica, que absorve o sebo e confere um toque aveludado. Não experimentei o produto, mas já lhe antevejo um defeito: a quantidade. Isto porque o protetor solar deve ser aplicado de forma generosa, e desta forma os 30mL durarão pouco mais do que 1 mês.

Babaria Skin Repair Maskné



Há poucas marcas tão rápidas como a Babaria a incorporar tendências no seu portefólio. E esta nova gama, com foco no uso diário de máscaras é prova disso! A Skin Sense contém um fluído de rosto de ação hidratante e oxigenante, com niacinamida e perfluorodecalina, que liberta oxigénio na pele. Em que medida é que isto contraria o efeito das máscaras sobre a pele? Não sei. Mas a sua ação hidratante e de reforço da barreira cutânea é sempre interessante. Este produto contém também filtros solares, embora não seja indicado qualquer fator de proteção solar.

Apivita Bee Sun Care


Também a Apivita relançou a sua gama de solares, com várias opções para rosto e corpo. As formulações serão mais facilmente biodegradáveis, e tal como no caso da Avène propõem-se a não ter impacto sobre os recifes de corais. O meu comentário mantém-se. Também as embalagens são constituídas por materiais reciclados e recicláveis, sendo importante separar a tampa. Destaco os protetores faciais.

Filorga Time-Filler sérum 


O creme Time-Filler é um best-seller da Filorga, e desta vez  marca lançou o sérum correspondente,. O sérum Time-Filler destina-se a corrigir todos os tipos de rugas, entre as quais a marca classifica: rugas de expressão, rugas profundas. rugas superficiais, rugas de desidratação e rugas do pescoço. Neste âmbito, a Filorga realça o fenómeno do "tech neck", que tem origem na posição do pescoço aquando do uso de smartphones e computadores. Tenho grandes expectativas relativamente a este aspeto! A sua formulação conta com o NCEF, combinação de ingredientes exclusiva da marca, bem como o acetyl hexapeptide-8, de ação "botox-like", gluconalactona e lactato de sódio, de ação esfoliante, polímeros tensores, que tensionam a pele, ácido hialurónico, hidratante, e extratos botânicos ou de algas. 

Estée Lauder Revitalizing Supreme+ Bright


A gama Revitalizing Supreme+ da Estée Lauder ganha agora um hidratante de ação iluminadora e despigmentante, de textura leve e indicado para todos os tipos de pele. A sua formulação contém um derivado da vitamina C (glucósido de ascorbilo), extrato de moringa, de ação antipoluição, acetyl Hexapeptide-8, vitamina E, acetilglucocamina e diversos extratos botânicos e de algas. Para quem aprecia esta gama e procura um hidratante tudo-em-1, parece-me uma opção muito interessante!

Vichy Mineral 89 Probiotic Fractions & Capital Soleil

UV-Age Daily

O Mineral 89 tornou-se rapidamente num best-seller da Vichy, e facilmente se percebe porquê. Trata-se de um produto com uma base de água termal, ácido hialurónico, humectantes, e um agente gelificante, que lhe dão uma textura muito leve até para a pele mais oleosa, e uma capacidade de preenchimento de linhas finas e de desidratação muito interessante. No entanto, o preço e a ausência de ativos com eficácia a longo prazo nunca me convenceram. E é aqui que o Minéral 89 Probiotic Fractions passa a fazer todo o sentido. Mantém-se a água termal, o ácido hialurónico e os humectantes da formulação anterior, mas entram a niacinamida a 4%, a vitamina E e o extrato da bactéria do género Vitreoscilla, também usado na gama Lipikar da La Roche Posay e do muito parecido sérum Life Plankton da Biotherm. Mas aquilo que mais me atrai neste produto é a multiplicidade de estudos clínicos que têm vindo a ser desenvolvidos com o objetivo de comprovar a sua eficácia hidratante, promotora da recuperação da barreira cutânea, apaziguante e homogeneizadora da textura. Parece-me um sérum muitíssimo interessante para quase todas as pessoas. Tanto pode ser usado por uma pele seca e sensível e que procura um cuidado hidratante e preventivo dos sinais do envelhecimento, como por uma pele oleosa, como produto único para a mesma finalidade.


A Vichy repensou também o seu protetor solar para uso diário, e lança agora o UV-Age Daily com FPS50+ e proteção UVA de 46 (PPD). Como se não bastasse, a formulação contém também 2% niacinamida, péptidos biomiméticos, água termal e o extrato da bactéria do género Vitreoscilla anterior. Esta formulação destaca-se também pela tecnologia Netlock, inaugurada na La Roche Posay, que permite construir uma malha resistente à água e fricção, capaz de impedir a migração do protetor para os olhos, e possibilitando o uso de uma menor concentração de filtros solares. Para mim, é sem dúvida o mais promissor lançamento da temporada! Vou testá-lo, e conto falar-vos dele em breve.

Clarins Extra Firming Energy & UV PLUS [5P]

Após o lançamento da gama Extra-Firming no ano passado, a Clarins apresenta o Extra-Firming Energy, de ação refirmante e iluminadora. Com extratos botânicos antioxidantes, fibras tensoras e óleos vegetais, este hidratante é indicado para todos os tipos de pele, e dirigido para a faixa etária dos 40 anos. Possui ainda um acabamento nacarado e aperfeiçoador do tom.


O protetor solar facial mas famoso da Clarins ganha agora uma nova fórmula, que segundo a marca aporta uma ação anti-poluição face aos 5 poluentes mais comuns do dia a dia: atmosférico, interior, pólen, luz azul e fotopoluição. A sua textura é de gel-creme, leve e de fácil absorção, prometendo um acabamento invisível. A marca destaca ainda o extrato orgânico da folha de manga, que fortalecerá o poder de autodefesa da pele.

SVR Sun Secure


No seguimento da remodelação que tem vindo a ser feita em toda a marca, também a gama Sun Secure da SVR foi reformulada, com a proposta de oferecer mais segurança e menor impacto ambiental. Não repetirei aquilo que já aqui tenho explicado acerca da minha posição relativamente a este ponto. Apenas reforço que também se aplica neste caso.

Os produtos da gama reformulados (o Blur e Extrême ainda não estão nesta lista) contam agora com 4 filtros solares e proteção antioxidante contra os raios visíveis e infravermelhos, sem deixar a pele com resíduos brancos. Segundo a marca, as novas texturas serão também resistentes à água, à transpiração e fricção. Uma outra vantagem desta gama prende-se com as novas embalagens, mais facilmente recicláveis. Também neste caso, é importante separar a tampa da bisnaga.

Eucerin Hyaluron-filler Skin Refining Serum

A gama Hyaluron-Filler da Eucerin foi sempre a mais popular no segmento anti-envelhecimento, talvez porque qualquer associação ao ácido hialurónico vende mais do que a melhor comprovação de eficácia. Assim, todos os produtos do segmentam ganharam o nome da gama vencedora, que recebe agora um novo membro. O Hyaluron-filler skin refining serum é direcionado para a acne na idade adulta, propondo-se a reduzir a aparência dos poros e primeiras rugas, com uma textura ultra-leve. A sua formulação contém ácido hialurónico, claro está, ácidos glicólico lático, de ação esfoliante, e uma associação de antioxidantes, a glicosilrutina, uma derivado da vitamina C (ascorbilfosfato de sódio) e a isoquercetina. A sua eficácia é suportada por um estudo clínico com 240 voluntários, algo pouco comum em cosmética, e revela resultados interessantes na ótica das consumidoras.

Kérastase Fresh Affair shampooing sec



Os champôs secos já conquistaram o mercado de capilares, e desta vez é a Kérastase que lança o seu. Estes produtos têm a finalidade de absorver a oleosidade capilar através de talco ou amido, que são facilmente eliminados massajando o cabelo. Neste caso, a marca usa farelo de arroz, com partículas de amido de pequenas dimensões, e perfuma a formulação com uma fragrância de onde se destacam as notas de neroli.

Babé Fotoprotector super facial


A Babé renovou a sua gama de solares com dois protetores faciais fluídos, com e sem cor, indicados para todos os tipos de pele, e que a marca garante não provocarem ardor na zona do contorno ocular. Além da proteção UVA e UVB, estes produtos proporcionarão também proteção face à luz azul e infravermelha, bem como uma ação hidratante, antioxidante, e resistência à água.

Olaplex nº8


A gama Olaplex tem vindo a crescer a olhos vistos, e o nº8 corresponde à máscara que faltava. Não escondo a minha desilusão com estes produtos. A minha review do Olaplex nº3 é desanimadora, e nem o tratamento de salão me convencem. Mas tendo em conta que há tanta gente a apreciar o produto, provavelmente o problema estará no meu cabelo (que, francamente, já viu melhores dias...). Para quem aprecie a marca e procura um passo "acima" do condicionador, parece-me uma opção interessante.

ISDIN Avena


A gama Avena da ISDIN é indicada para a hidratação, proteção e cuidado das peles sensíveis. Todas as formulações contam com aveia coloidal, capaz de absorver a humidade excessiva, formar uma película protetora à superfície da pele e reduzir o prurido. A Avena contém um gel de banho, loção hidratante, e creme hidratante, todos sem perfume.

Pantene Pro-V Miracles


O conceito da gama Pro-V Miracles é simples: Segundo a marca, menos de 1 em cada 10 pessoas tem um dia de "Cabelo Fantástico", e por isso estes produtos têm o propósito de "transformar" todos os tipos de cabelo. Sinceramente, não sei qual será o real alcance disto. Mas que a Pantene parece ter investido bastante, a contar pela variedade de produtos que podemos encontrar nas gamas Sedoso & Brilhante, Adeus Frizz, Crescimento com Força e Volume, e Nutrição. Não sei se esta gama ditará a transformação da gama clássica da marca, ou se é uma adição. Em todo o caso, provavelmente experimentarei alguns produtos para o controlo do frizz.

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial