<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Novidades Janeiro & Fevereiro 2021

sábado, 6 de março de 2021

Novidades Janeiro & Fevereiro 2021


Foi difícil terminar esta publicação porque as novidades não pararam de chegar até ao fim do mês! E por estes meses encontramos de tudo: mudanças de embalagem mascaradas de lançamentos, reformulações, rebrandings, mas também marcar novas e verdadeiras inovações tecnológicas. Em resumo, a "colheita" não foi das melhores. Mas também não é má de todo!


COMODYNES SoWash!

Os sólidos estão cada vez mais na moda, e a pensar nesta necessidade, a Comodynes desenvolveu os sticks de limpeza facial So Wash. Tratam-se de uma embalagem roll-on, semelhante à de um desodorizante, na qual se encontra embutido um sabonete. Sim, um sabonete! Na prática, estas formulações combinam os tensioativos de ação detergente (sintéticos e naturais) e sobrengordorantes destes produtos, com ingredientes ativos e outros que lhes dão consistência, adaptando a sua viscosidade, grau de detergência e capacidade para fazer espuma aos requisitos da limpeza facial. Da mesma forma, estes produtos são aplicados na pele molhada, com massagem e enxaguados no final. A marca disponibiliza 4 variedades para os diferentes tipos de pele e preferências: carvão, aloe vera, manteiga de karité e argila rosa.

Confesso que só fico surpresa por esta novidade ter aparecido apenas agora!

L'Oreal REVITALIFT Laser Sérum Noite com Retinol Puro


Tenho recebido muitas mensagens acerca deste produto e não é por acaso! A L'Oreal Paris lançou um sérum de noite com retinol, e não pro-retinol como é hábito, e que é indicado para o cuidado da pele com rugas. A menos que não o tolerem, o retinol pode ser usado em qualquer pele, desde que devidamente incluído numa rotina, e de forma gradual. O retinol é um dos ingredientes de ação anti-envelhecimento mais antigos, e com maior evidência clínica de eficácia.

A marca não revela concentrações, mas afirma que neste produto o retinol encontra-se protegido com uma tecnologia patenteada, e que a sua absorção através da pele é otimizada. Além disso, esta formulação contém também pro-xylane, um ativo patenteado pela L'Oreal, e que terá a capacidade de "regenerar a epiderme e redensificar a derme". O ácido hialurónico hidratará a pele, e conferirá um aparência de alisamento imediata.

O ponto menos positivo acerca deste produto é mesmo o preço. A menos que o encontrem em promoção, o que será difícil, este produto de supermercado não apresenta um preço mais vantajoso do que um outro de farmácia, e que poderá conter mesmo outros ingredientes ativos de interesse.

SVR Ampoule Refresh & Relax

A gama Ampoule da SVR continua em expansão, desta vez com dois séruns para o contorno de olhos e que devem ser usados em complementaridade.

O sérum Refresh possui uma base aquosa, fresca e indicada para aliar a pele. Contém 2% cafeína, 2% péptidos biomiméticos (Syn-Ake) e ácido hialurónico, encontrando-se acondicionado numa embalagem de pipeta metálica e ação refrescante. A marca garante hidratação por 8 horas, aumento da firmeza, redução das rídulas, olheiras e papos, mas eu moderaria as expectativas relativamente a estes dois pontos.

Já a ampola Refresh conta com uma base de poliálcoois e toque oleoso, contando com vitamina E, 0,3% GABA (ácido gama-aminobutírico, que atua na sinapse dos nervos associados ao movimento e teria ação botox-like), e com um pós-biótico do género Bacillus, que promoverá o reforço da barreira cutânea. Estou especialmente curiosa com este produto em termos efeito nas de linhas de expressão! Também neste caso, o produto terá o efeito de acalmar a pele e reduzir a aparência de papos, olheiras e rugas.

Ambos os produtos são adaptados a olhos sensíveis, portadores de lentes de contacto, e possuem um ritual de aplicação recomendado que pode ser encontrado no site da marca.

Institut Esthederm Cellular Water Watery Essence


As essências têm por base a combinação do uso de texturas leves, maioritariamente aquosas, com ingredientes ativos de interesse. Esta essência da Institut Esthederm tem como ingrediente principal a "água celular" da marca, com pH equivalente aos do plasma das células vivas, e contendo ATP, carnosina, extrato de alga vermelha, hipotaurina, sais minerais e ácido cítrico. Paralelamente, contém também humectantes, emolientes, que segundo a marca lhe proporcionarão uma ação antioxidante, hidratante e detox, seja lá o que isso for. 

Pode ser interessante para usar em substituição do tónico, ou por exemplo numa pele oleosa mas desidratada, que se torne muito "pesada" com um sérum.

Rituals Namasté Boosters



A Rituals está a apostar cada vez mais nos cuidados de rosto, e para isso lançou uma gama de boosters. São naturais? Bem, serão tão naturais como qualquer outro produto cosmético. E isso não é bom nem mau. Tal como ser natural não o é. Mas adiante. Estes produtos destinam-se a complementar a rotina incluindo ativos que esta não teria, sendo misturados com o sérum ou creme, mas algumas pessoas acabam por utilizá-los como se de um sérum se tratassem (acuso-me). 

Os ativos escolhidos foram a vitamina C (na forma do derivado glucósido de ascorbilo), bakuchiol, péptidos (proteínas hidrolizadas na verdade), niacinamida e ácido hialurónico. O bakuchiol e a niacinamida parecem-me especialmente interessantes.

SkinCeuticals Silymarin CF

Os antioxidantes são a imagem de marca da Skinceuticals, mas até hoje as soluções da marca eram "pouco amigas" da pele oleosa e acneica. Com o Silymarin CF temos um sérum com 15% de vitamina C, ácido ascórbico e 0,5% de ácido ferúlico, tal como no C E Ferulic, que são complementados com 0,5% de ácido salicílico (esfoliante) e 0,5% silimarina (que reduz a oxidação lipídica que está na origem de lesões inflamadas), extraída do cardo mariano, que no seu conjunto minimizam o desenvolvimento de lesões acneicas.

A marca alega que este produto não contém vitamina E como o C E Ferulic, já que este poderia ser desagradável para uma pele oleosa. Tenho algumas dúvidas de que este seja o problema, já que a concentração de vitamina E não chegava a 1%, mas a sua solubilização poderá de facto estar na base da oleosidade acrescida no sérum original. 

Para quem tem pele oleosa e gosta de séruns antioxidantes da Skinceuticals, parece-me uma excelente adição ao portefólio da marca!


Caudalie Vinoclean


A Caudalie reformulou a embalagem da sua gama de limpeza, lançando assim gama Vinoclean. É um nome óbvio, que pisca o olho ao posicionamento da marca, e que alude à naturalidade das formulações. Segundo a marca, as novas embalagens possuem uma menor pegada de carbono e são recicláveis em locais onde existam instalações para tal e com exceção para os doseadores. Será o caso de Portugal? Seria importante o site da marca o indicasse.

Elvive Dream Long Magic Water


Este produto foi lançado nos EUA há quase um ano, mas só agora entrou no mercado português. A Magic Water, Wonder Water noutros países, é um condicionador líquido, que atua em 8 segundos, e promete deixar o cabelo mais suave e brilhante após o enxaguamento, sem pesar.

Este efeito dever-se-á à tecnologia lamelar, que segundo a marca permite depositar aminoácidos e agentes condicionadores nas zonas mais secas e danificadas do cabelo. Mas antes que nos deslumbremos com esta explicação, qual água micelar 2.0, deixem-me que vos diga o que me parece que se passa aqui: tal como todos os condicionadores, este produto contém tensioativos catiónicos, que possuem uma capacidade de limpeza reduzida mas têm uma carga positiva, capaz de se ligar às zonas danificadas da cutícula capilar, de carga negativa, "mascarando" o dano. Ora, isto não é inovação. Todos os condicionadores do mercado o fazem. Mas e então as lamelas? Tal como alguns tensioativos se organizam formando as micelas que encontramos em produtos de limpeza (sim, todos os champôs e géis de banho são "micelares" desde os primórdios da indústria!), os tensioativos também se podem organizar em lamelas. Isto depende da combinação de tensioativos da formulação, da sua quantidade e do meio (água, óleo, etc.) em que se encontram dissolvidos. Se olharmos para a formulação, vemos muito propilenoglicol e dois álcoóis que algumas pessoas categorizarão como "secantes", etílico e isopropílico, e que se substituem à água dos condicionadores tradicionais. Estes ingredientes podem reduzir a viscosidade do produto, dissolver ingredientes e/ou promover a formação de lamelas. Posto isto, até que ponto uma água lamelar será mais eficaz do que um condicionador comum? Poderá, por exemplo, depositar ingredientes condicionadores de forma mais eficaz com menos resíduo, já que a formulação não contém silicones nem óleos "pesados".

A marca sugere que sejam usados no mínimo 20mL a cada utilização (uma enormidade) entre 2 a 3 vezes por semana. Assim, uma embalagem de 200mL durará entre 1 a 2 meses e meio. Será que compensa? Há que testar!

La Roche Posay Hyalu B5 Sérum em ampola


Com o objetivo de hidratar, reparar e apaziguar a pele, a La Roche Posay lança as ampolas Hyalu B5. Esta formulação contém uma elevada concentração de glicerina e pantenol (vitamina B5), que hidratam e contribuem para a recuperação da função de barreira da pele, 3 formas de ácido hialurónico (em sal, hidrolizado e acetilado), cuja ação hidratante contribui para a redução da aparência das rugas, e gluconato de cobre, que dá ao líquido uma cor azul, uma vez que os iões de cobre são co-fatores de várias enzimas envolvidas no metabolismo celular. A sua textura é muito fluída, e este produto será indicado para usar após tratamentos estéticos.

Nuxe Super sérum [10]


Na senda dos séruns universais, a Nuxe lança o Super serum [10], indicado para todos os tipos de pele e para uso diurno ou noturno. Esta formulação contém niacinamida, microesferas de óleos botânicos, sendo que só encontrei um derivado do óleo de rícino na lista de ingredientes, ácido hialurônico e células estaminais de edelweiss. A marca promete um aumento da suavidade e luminosidade da pele, bem como uma redução da aparência das manchas e melhoria da firmeza. 

A sua embalagem de vidro é reciclável, bem como o cartão, mas o mesmo não acontece com a pipeta.

NIVEA Cellular LUMINOUS 630


Não me recordo de ver um lançamento da Nivea com tanta pompa e circunstância. E isso poderá dever-se à inovação que está na base destas formulações. A gama Cellular LUMINOUS 630 conta com um ativo despigmentante ao qual a marca chamou LUMINOUS630 mas não é mais do que o thiamidiol, ou o Isobutylamido Thiazolyl Resorcinol que encontram na lista de ingredientes. Esta molécula já havia sido usada tanto pela Nivea como a Eucerin, ambas da Beiersdorf, mas agora assume um especial destaque.

A gama contém um serúm, com thiamidiol, vitamina E e um derivado da vitamina C (ascorbil fosfato de sódio), e o fluído FPS50 contém filtros solares, thiamidiol e vitamina E. A marca promete resultados visíveis em 4 semanas, mas tal como em qualquer outro cosmético, quando o assunto é hiperpigmentação é importante ter expectativas muito conservadoras, especialmente se estas forem antigas ou profundas. Nesses casos, a consulta de um dermatologista será preferencial.

A marca indica estes produtos para todos os tipos de pele, e pele sensível.

Clarins limpeza


As gamas de limpeza da Clarins são talvez as minhas favoritas, quer pela variedade de opções, pela riqueza dos aromas e eficácia.

Atualmente, a marca decidiu reformular e reembalar estes produtos, com o objetivo de melhor adequar a sua ação à preservação da microbiota da pele. Todos os produtos contêm o Clarins Gentle Complex, com gentiana e erva cidreira de origem biológica, e o packaging foi reformulado, eliminando-se a embalagem de cartão, e optando plástico reciclado em 25%. Ao todo, encontramos 1 água micelar, 1 óleo de limpeza, 1 leite, 1 mousse, 2 cremes mousses de limpeza e 3 tónicos.

Shiseido Ultimune Homem
O Ultimune é um dos best-sellers da Shiseido, e que foi aqui citado por diversas vezes. Trata-se de um sérum universal, que será capaz de melhor a resistência da pele às agressões externas reforçando a sua função de barreira. Pois que a Shiseido acho que o seu produto estrela não iria ao encontro das expectativas dos homens, e contra a todas as tendência de gender neutrality, decidiu criar uma versão masculina. Esta nova formulação promete 32h de hidratação contínua e ação antioxidante, graças ao extrato de camélia da marca. 

Nunca tive acesso ao verdadeiro racional por detrás desta gama, e gostava muito de a compreender, até porque conheço quem não viva sem ela. Mas para os amantes da Shiseido, esta é a derradeira confirmação de que a Ultimune veio para ficar.

Sensilis Eternalist A.G.E


Todos os produtos da Sensilis são desenvolvidos com o intuito de responder às necessidade da pele sensível, algo que tem vindo a ser destacado nas novas gamas. No caso da Eternaliste AGE, temos uma linha anti-envelhecimento indicada para pele madura (à falta de melhor termo) ou seca, de ação anti-glicação, preenchedora e hidratante. As formulações desta gama incluem 5 fatores de crescimento, de ação antirrugas, diosmina, uma flavona usada na insuficiência venosa e que segundo a marca atuará sobre a microcirgulação da pele, extrato de lúpulo, com o objetivo de promover a síntese de colagénio, e um complexo anti-glicação, constituído por antioxidantes, fator de crescimento TGF-beta e extrato de manilkara.

Em termos de produtos, encontramos sérum, creme de dia, creme de olhos, máscara, creme de pescoço, decote e braços e um suplemento alimentar, com colagénio, ácido hialurónico e antioxidantes/co-fatores do metabolismo celular. Pessoalmente, e numa pessoa sem carências nutricionais conhecidas, tenho sérias reservas acerca da eficácia destes suplementos.


ISDINCEUTICS Hyaluronic Concentrate


Este sérum ilustra na perfeição a importância desmesurada que damos ao ácido hialurónico. Ele é importante neste produto, sim, na medida em que hidrata a pele, a par de outros humectantes, e que isso lhe confere uma ação de preenchimento imediata, mas este produto tem outros ativos que tornam interessante, e que estão subvalorizados na rotulagem. Desde já os péptidos Matrixyl 3000 e polímeros redutores da aparência dos poros, que proporcionarão assim um efeito uniformizador de textura imediato. 

Possui uma textura leve, sendo indicado para todos os tipos de pele.

Endocare Expert Drops


Para um cuidado personalizado da pele, a Endocare lança 3 protocolos de 2 ampolas (10mL cada) em pipeta invertida, que proporcionarão uma elevada conservação e um doseamento mais preciso do produto. Cada conjunto inclui um produto de dia e um de noite, sendo que as combinações dependerão da preocupação a tratar.
O Hydrating Protocol inclui uma ampola com ácido hialurónico e o complexo Edafence® (1%) para o dia, e uma ampola com retinol (0,1%), bakuchiol (0,5), enzimas esfoliantes, niacinamida (3%) e pantenol para a noite. Já o Depigmenting Protocol inclui um Vitamina C (5%) e os complexos SCA® (20%) e Edafence® (1%) para o dia, com um derivado do ácido azelaico (3.3%), ácido tranexâmico (3.5%), ácido elágico, retinol (0.1%) e bakuchiol (0.5%) para a noite. Por último, o Firming Protocol contém ampola de dia com SCA® (20%) e um complexo Collagen boost, partilhando a ampola de noite do Hydrating Protocol .

As formulações são muitíssimo interessantes, mas cada protocolo durará cerca de 1 mês. Para quando as embalagens de 50mL? Acondicionadas em embalagem air-less, claro está.

Eucerin Hyaluron-Filler+Elasticity creme de mãos anti-manchas


Mais um produto com thiamidiol, e desta vez o eleito é o creme de mãos da Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity SPF30. Além de proteger a pele, melhorar a elasticidade e firmeza, este produto minimiza a aparência das manchas e previne o desenvolvimento de nova hiperpigmentação. Este produto contém também a molécula arctiin, um ativo isolado da. bardana e usado noutros produtos Beiersdorf, com ação antirrugas por promover a formação de colagénio. 

A marca indica que a textura leve e de rápida absorção.

Filorga Age Purify


Desde as formulações com versão MAT que a Filorga se assume como marca de interesse para quem possui pele oleosa mas pretende prevenir ou corrigir os sinais do envelhecimento. Desta vez, a marca alcança mesmo uma gama anti-idade, seborreguladora e de ação preventiva sobre as lesões acneicas. como borbulhas e pontos negros. Para tal, a marca destaca um complexo corretor de rugas HYALURO-YOUTH CX, que alia o ácido hialurónico e 2 péptidos, a par do complexo anti-imperfeições DERMO-RESCUE CX,  5 ácidos (gluconalactona e ácidos cítrico, mandélico e glicólico, esfoliantes, a par do ácido azelaico), zinco e um extrato vegetal (não especificado). 

A gama contém gel de limpeza, sérum, fluído hidratante e máscara.

Apivita Beessential oils


Inspirada na fragrância relaxante dos óleos essenciais cítricos, a Apivita lança a gama Beessential Oils, que conta também com a propolis. Ambos os produtos contam com uma mistura de óleos vegetais (girassol, alperce, uva) com esqualano, sendo que o elixir facial, de base oleosa, possui uma textura leve, com esqualano e óleos vegetais, enquanto o bálsamo inclui cera de abelhas, que lhe dá mais consistência. É uma gama transversal a todos os tipos de pele, e que tem como objetivo permitir realizar uma massagem facial.

Uriage Bariéderm-Cica Daily


E como os produtos "Cica" estão cada vez mais na moda, a Uriage lança um sérum e um hidratante de uso diário indicados para fortalecer a barreira cutânea, protegê-la e minimizar os sinais de desidratação que daí podem advir. Para tal, a arca uma um complexo prebiótico, com água Termal de Uriage e inulina, que se encontra associado ao extrato de Centella asiatica, ácido Hialurónico (de alto e baixo peso molecular) e à vitamina B5. O hidratante, fluido, possui ainda sais de cobre e zinco. 

Toda a gama pode ser utilizada em pele sensível, em caso de desidratação, após barbear, e durante o uso de máscara ou após procedimentos dermatológicos.

Sephora Collection Pore Sérum- Sérum Rosto e Pescoço 6% BHA + PHA



Poros visíveis. Provavelmente uma das maiores queixas que ouço. O novo sérum da Sephora Collection visa reduzir o aparecimento de poros dilatados no rosto 6% de um complexo de gluconolactona e ácido salicílico, de ação esfoliante, mas também com sílica e polímeros que ajudarão a camuflar o seu aspeto. A marca garante resultados visíveis em 28 dias, com uma melhoria adicional da textura de toda a pele. Acredito na promessa, mas não esperarem que os poros desapareçam. E ainda bem.

État Pur


A Etat Pur é uma marca NAOS, tal como a Bioderma e Institut Esthederm, partilhando muitos dos seus valores e até ingredientes ativos. Neste caso particular, as máximas são minimalismo e personalização:  

Aos produtos de limpeza (3) e hidratantes (4), com diferentes apresentações para os vários tipos de pele, a etat Pur junt a concentrados de ativos puros, que podemos usar para ir ao encontro das preocupações mais específicas, usando-os de forma localizada, antes da hidratação. Entre os vários ativos, destacam-se a enoxolona (ácido glicirretínico), glabridina, ácido cítrico, aloe vera e o resveratrol. É uma marca que vem alterar um pouco aquilo a que o segmento de farmácia está habituado, e que vai ser interessante seguir!


Clinique Smart Night Clinical MD Multi-Dimensional Repair Treatment with Retinol


Falemos de novo de retinol. Parece que as marcas de perfumaria também acordaram para este ativo, e desta vez é a Clinique que nos lança um hidratante de noite com 0,3% de retinol, numa base cremosa e homogeneizadora da tez, capaz de minimizar também os sinais de desconforto que este ingrediente poda causar. A sua formulação contém ainda o péptido argireline, de ação botox-like, niacinamida, vitamina C, vitamina E e ativos botânicos, bem ao estilo das formulações maximalista a que a Clinique nos habituou. Apesar de me parecer uma excelente escolha, o preço não é de facto o mais simpático. Mas a marca sustenta a sua eficácia em estudos clínicos, nos quais garante melhorias duradouras da textura, linhas finas da pele e aparência das rugas e poros.

Vichy Niovadiol Rose Platinium olhos

Em linha com a proposta da gama Neovadiol Rose Platinium, o novo creme para o contorno de olhosdestina-se à madura com perda de luminosidade. A sua fórmula rica inclui pigmentos, cafeína, escina, sulfato de dextrano e sódio, cálcio, e água mineral Vichy, que segundo a marca aportarão uma ação descongestionante, alisadora e iluminadora, com reforço da função de barreira da pele. Será interessante para quem procura um cuidado específico para contorno de olhos bastante rico, que ilumine a pele proporcione uma boa base para maquilhagem.

Foamie condicionadores sólidos

Se a aceitação dos champôs sólidos por parte dos consumidores já apresenta desafios, quando falamos de condicionadores o "problema" pode ser ainda maior! Contudo, o aparecimento de produtos sólidos no mercado tem levado as marcas a apostar também nestes produtos, e desta vez é a Foamie que lança 3 condicionadores sólidos. 
O Coconuts Conditioner é para cabelo normal, com óleo de côco, tensioativo catiónico e proteína de trigo. Já o Hibiscus Kiss é indicado para cabelo danificado, e inclui manteigas de cacau, capuaçu, óleo de côco e extrato de hibisco. Por fim, o Aloe You Vera Much é para cabelo seco contém óleo de amêndoas, extrato de aloe vera e proteína de aveia. 

Tal como os champôs, também estes condicionadores contêm o fio para pendurar no duche.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial