<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Olheiras e inchaço das pálpebras pt.1| Causas

quinta-feira, 10 de março de 2016

Olheiras e inchaço das pálpebras pt.1| Causas


É muito frustrante quando nos perguntam constantemente se dormimos mal ou estamos cansados julgando apenas o aspeto dos nossos olhos... Muitas mulheres e homens sofrem deste problema.

Na verdade, tanto as olheiras como as pálpebras inchadas podem ter diferentes aspetos e os mais variados motivos. Aliás, muitas são as pessoas que sofrem destes problemas por mais do que uma razão... Isto acontece em parte porque a pele das pálpebras é das mais finas de todo o corpo, deixando transparecer parte do que se passa no interior.

Mas ainda assim, há outros fatores que contribuem para que algumas pessoas apresentem mais olheiras do que outras.
Causas

Embora possam ser muitas, são mais frequentes as seguintes:

  • Pele particularmente fina
Olheiras de cor arroxeada

Há pessoas cuja pele é naturalmente mais fina do que o habitual. Além disso, pode ainda vir a  afinar com o avanço da idade ou em situações de desidratação. Para agravar este problema, quem tem muitos anos de exposição solar desprotegida vê o envelhecimento da pele ser acelerado, o que contribui igualmente para uma diminuição mais rápida da sua espessura.

  • Diferentes aspetos da pálpebra
Pálpebras volumosas ou encovadas, que provocam um efeito de sombra

Há pessoas cuja estrutura óssea predispõe para a formação de sombras abaixo dos olhos, resultando daí uma aparência que é semelhante à das olheiras. Além disso, e com o passar dos anos, é natural que também nesta zona a pele perca firmeza e que se acumule gordura nas pálpebras enquanto esta diminui na região das maçãs do rosto, criando também uma ilusão de sombra.

Algumas pessoas têm igualmente mais pele ou um maior volume nos músculos que rodeiam os olhos, que resulta num efeito parecido.

  • Relacionadas com a circulação sanguínea
Pálpebras arroxeadas, com sanguíneos visíveis ou inchadas

Para além de ter uma pele particularmente fina, as pálpebras têm um grande número de vasos sanguíneos, que podem ser vistos através dela. Há pessoa cujo número de capilares é maior do que aquilo que é normal

Noutras, estes vasos são mais aparentes quando o sono é insuficiente e em períodos de stress, já que isso provoca a desaceleração da circulação sanguínea nessa zona, extravasamento de sangue e acumulação de hemoglobina, que se tranforma em hemosiderina, dando uma cor violácea a esta zona. Pelo mesmo motivo, quem usa medicamentos para o tratamento do glaucoma depara-se com este problema.

Além de todos estas razões, a retenção de líquidos geral ou a congestão localizada podem provocar edema nas pálpebras. Isto é mais comum pela manhã, ou quando há um consumo exagerado de álcool e sal, já quem ambos dificultam a drenagem linfática, aumentando assim retenção de líquidos no organismo. Este problema é igualmente comum em que sofre de alergias

  • Hiperpigmentação
Pálpebra de tom mais escuro (acastanhado)

Também nas pálpebras pode haver excesso de produção e acumulação de melanina, que por sua vez causa o escurecimento desta zona. 

Aqui a genética pode ter um papel muito importante, bem como a presença de doenças inflamatórias como a dermatite atópica ou a asma. No entanto, é a sem dúvida a exposição solar desprotegida que mais contribui para este problema.




Cosméticos: Corrigir, atenuar e disfarçar

Pt. 3
Maquilhagem

Etiquetas: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial