<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Tónico

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Tónico

O tónico, também chamado de loção tónica, é geralmente um produto cosmético líquido de baixa viscosidade. Surgiu numa altura em que a limpeza da pele era feita com recurso a sabonete (espero que já ninguém faça isso :P). 
Assim, tónico servia para:
  • Remover os restos de oleosidade, maquilhagem e de sabão, no final da limpeza
  • Reestabelecer o pH da pele, que o sabão aumenta significativamente  
  • Repôr a parte hidratação, que se perdia com este tipo de limpeza 
São ainda considerados como "um segundo passo da limpeza", e quando foram criados, continham uma percentagem de álcool relativamente elevada.


Atualmente, uma vez que a generalidade dos os produtos de limpeza especializados para o rosto não provocam nenhum destes problemas o uso de um tónico à posteriori é normalmente dispensável, e ainda mais quando também se usa um hidratante.


No entanto, e embora os produtos de limpeza sejam mais delicaods, os tónicos podem ainda ter funções importantes:
  • Ajudar a remover restos de maquilhagem que tenham ficado na pele, no final da limpeza
  • Melhorar a penetração de ingredientes contidos no próprio tónico ou num produto aplicado posteriormente (especialmente se o tónico contiver ingredientes que auxiliam na permeação, como o álcool, extratos alcoólicos de plantas, entre outros)
  • Fornecer à pele ingredientes que sejam importantes mas não estejam contidos nos produtos posteriormente aplicados (hidratante, sérum, máscara, etc).
Assim, e embora o nome "tónico" se mantenha, as concentrações de álcool nestes produtos foram bastante reduzidas, senão até eliminadas, permitindo que a sua utilização se pudesse alargar a praticamente todos os tipos de pele.

Aplicação


Os tónicos são aplicados após a remoção da maquilhagem e limpeza da pele e antes da hidratação, com recurso a um algodão ou disco humedecido (imagem acima), evitando o contorno dos olhos. 

Algumas pessoas com pele muito oleosa substituem os hidratantes por estes produtos, uma vez que têm também alguma capacidade de hidratação mas são mais líquidos e facilmente absorvidos pela pele.

Tipos de tónicos


Dada a variedade de produtos e aplicações, poderá haver alguns que não encaixem totalmente nesta categorização... 
O extrato de flor de Camomila (Chamomilla recutita)
é muito usado como anti-irritante
Mas de acordo com o que se encontra no mercado neste momento, podemos dividi-los em três categorias:
  • Suaves
É mais raro que estes produtos contenham álcool, uma vez que estão direccionados ou podem também ser usados por peles secas e/ou sensíveis.

Têm a função de finalizar a limpeza da pele, deixando também um ligeiro resíduo que pode conter ingredientes hidratantes, extratos e óleos de plantas de ação anti-irritante, e outros ingredientes com funções muito (mas mesmo muito!) variadas.
  • Refrescantes
Podem conter álcool, e estão direccionados para peles oleosas, normais ou mistas, existindo também produtos testados para peles sensíveis. 

São bastante ricos em ingredientes hidratantesextratos vegetais de ação antioxidante, anti-irritantes e (às vezes...) extratos e outros ingredientes de ação adstringente (informação detalhada no tópico que se segue).  


  • Adistringentes
 Hamamélia (Hamamelis virginiana)
A planta mais usada na obtenção
do efeito adstringente.
Inicialmente eram compostos por concentrações de álcool elevadas (entre 20 a 60%) mas atualmente podem encontrar-se produtos com esta designação contendo 10% deste solvente, ou sem qualquer conteúdo de álcool. 

Os adstringentes são especialmente benéficos para peles oleosas por:

  • Remover o excesso de sebo para o algodão
  • Minimizar a aparência dos poros, contraíndo-os, o que diminui também a secreção sebácea que através deles é eliminada
  • Permitir depositar na pele ingredientes que controlam a oleosidade
Em peles acneicas são também usados frequentemente no peito e na parte superior das costas, quando há necessidade.

Podem conter diversos ingredientes ácidos (ácido cítrico, ácido glicólico, ácido salicílico e derivados...), anti-irritantes (pantenol, extratos de Camomila, Chamomilla recutita, e Aloe vera, Aloe barbadensis; matificantes (sílica, gluconato de zinco,...) refrescantes (cânfora e mentol) e de ação adstringente, sendo mais vulgares:
  • Álcool
  • Extratos vegetais (ricos em taninos)
    • Hamamélia (Hamamelis virginiana)
    • Carvalho (Quercus lusitanica)
Adoro a publicidade dos anos 70 :P
Os produtos adstringentes, que inicialmente eram autênticos tónicos, são também usados pelos homens, após o barbear, sendo mais conhecidos como after shave.

Neste caso, é aplicado com as mãos no caso de estar sob a forma de loção (líquido). Contudo, os after shave's estão também disponíveis em forma de stick, gel ou bálsamo (emulsão fluída). 

Aqui, a adstringência tem como objetivo ajudar a estancar pequenas hemorragias

Contêm uma grande variedade de ingredientes de ação humectante, anti-irritante, cicatrizante, refrescante, anti-sética, entre outros. 

Para o seu principal efeito, são usados os adstringentes acima mencionados, e também frequentemente a alantoína, que adicionalmente reduz a irritação da pele e melhora a cicatrização. 

Para além de ingredientes astringentes, nos after-shave's, são necessários também hemostáticos (estancam a hemorragia):
  • Sais de zinco (sulfato de zinco)
  • Sais de alumínio (acetato de alumínio, acetotartarato de alumínio, sulfato de alumínio)

Usa algum tónico?
Se sim, em que é que melhora a sua pele?

      Etiquetas: , , , , , , , ,

      0 Comentários:

      Enviar um comentário

      Subscrever Enviar feedback [Atom]

      << Página inicial