>

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Contém... Retinóides


Tinha que começar esta rúbrica de alguma forma, e por isso optei por escolher um dos meus grupos de ingredientes preferido! Os retinóides ajudam a atenuar a aparências das rugas e manchas, melhoram significativamente o aspeto da acne, e podem fazer muito mais!

Recordo-vos vários aspetos importantes:

  • Os retinóides podem causar irritação, sobretudo nas peles mais sensíveis, e por isso aconselho a começar por concentrações baixas, por produtos contendo ésteres do ácido retinóico/retinol ou por combinações destes ingredientes adaptadas para pele sensível. 


  • Pelo mesmo motivo, sempre que usarem um retinóide mais "forte", comecem por fazê-lo 2 a 3 vezes por semana, uma vez por dia, aumentando a frequência à medida que a pele vai ganhando tolerância e deixa de mostrar sinais de irritação...


  • Os retinóides degradam-se quando expostos à luz solar, e por isso devem optar por usá-los à noite. Se o fazem durante o dia, é essencial que utilizem protetor solar, reaplicando à tarde. Quem pretende tratar manchas ou prevenir/tratar o envelhecimento deve fazê-lo religiosamente, de qualquer das formas...
Lembro-vos também que a maioria destes produtos contêm ainda outros ingredientes que melhoram sua performance, e podem e fazer toda a diferença no resultado pretendido. Façam escolhas sensatas! ;)

Se quiserem saber mais acerca dos retinóides e para que servem, podem consultar a publicação detalhada aqui aqui.

  • Retinol
Para quem vai começar a usar este ingrediente em dias alternados, como expliquei acima.


Contém também ácido hialurónico. Esta gama dispõe ainda de um fluído e um creme.

Com proteção solar, para ser usado durante o dia. Contém também 8% de Neoglucosamina (N-acetilglucosamina), Vitamina E, Palmitoyl Oligopeptide, Palmitoyl e Tetrapeptide-7.

Para além do retinol contém também bisabolol que tem uma ação calmante.

Retinol 6 TR

Embora tenha uma concentração média-elevada, este sérum liberta retinol progressivamente, reduzindo o potencial para irritação. A marca dispõe também de um sérum a 0,3%.

Paula's Choice Clinical 1% Retinol
Retinol em concentração elevada, para quem já utiliza há algum tempo

Peter Thomas Roth Retinol Fusion PM 1,5%
Para quem já tem muita prática de uso e pretende melhorar resultados. Contém também vitamina C, E e bisabolol.


  • Retinaldeído
Neste caso, será também aconselhável aumentar gradualmente a frequência de uso.
Emulsão para pele acneica

Tratamento e prevenção das primeiras rugas. Existe em emulsão, emulsão para contorno de olhos e em creme para pele seca

  • Ésteres do ácido retinóico/ retinol
Estes ingredientes são tolerados pela grande maioria das pessoas, mas por outro lado os resultados nunca serão tão "dramáticos".



Boots Serum 7 sérum
A gama contém também um creme de noite, óleo de noite, creme com FPS 15, creme de contorno de olhos, e fluído. Além disso, a Boots dispõe de outras gamas que contêm este ingrediente.

L'oréal Revitalift Cuidado Hidratante Dia
Disponível com FPS 30, em creme de noite, em creme para pele normal a mista e em creme para contorno de olhos. 

Contém também ácido hialurónico e o complexo patenteado NCTF.

Contém ácido retinóico esterificado com o tocoferol, vitamina E; bem como niacinamida (vitamina B3), pantenol (vitamina B5), e ácido 3-O-etilascórbico (derivado da vitamina C). Além disso, este produto conta com o complexo patenteado Proteum 89+.

Garnier Ultralift Peles secas
Existe também um produto para peles normais, creme de noite, creme com FPS 15 e creme de contorno de olhos. 

Existe também um creme desta gana que contém palmitato de retinilo.

  • Combinações de retinóides
O objetivo da combinação é aumentar a concentração destes ativos de forma a conseguir bons resultados, causando a mínima irritação possível. Ainda assim, quem tem pele sensível pode precisar de começar a usá-los em dias alternados.


Neoretin Discrom Control Sérum
Um sérum otimizado para o tratamento das manchas, que contém também Neoglucosamina (N-acetilglucosamina) a 2%, niacinamida a 4% e ácido kójico a 4,8% . Existe também o creme com FPS 30.

Endocare Cellage GelCream
Esta fórmula conté antioxidantes, bem como as patentes WGC (WHARTON gEL cOMPLEX) E IFC-CAF. Este produto está disponível também em creme e em contorno de olhos. 

Um creme otimizado para poder ser usado pelas peles mais sensíveis. Esta gama conta também com um creme contendo FPS 30 e contorno de olhos.

BiRetix Duo Gel Purificante
Pensado para o tratamento da acne, este produto conta também com ácido salicílico a 0,5%, vitamina E e com a patente Biopep-15. A máscara seborreguladora da gama também contém estes retinóides.

Indeed Labs Retinol Reface
Um produto acessível e simples, para quem apenas procura acrescentar os retinóides à sua rotina.

A libertação faseada de 3 retinóides permite que o produto possa ser usado por peles sensíveis. A gama conta também com um creme e um contorno de olhos.

    Sem comentários: