<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Botox capilar (L'oréal Pro Fiber) | O que é, como funciona e alternativas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Botox capilar (L'oréal Pro Fiber) | O que é, como funciona e alternativas


Na verdade, este tratamento chama-se Pro Fiber e foi desenvolvido pela L'oreal. Mas qualquer semelhança com o verdadeiro botox é pura coincidência: para além de ter um efeito equiparável àquele que o botox consegue na pele, o Pro Fiber começou por ser aplicado usando um doseador em seringa.



O que é?

Um tratamento que preenche a fibra capilar, tal como o botox dá uma sensação de preenchimento na pele, e dessa forma consegue que o cabelo ganhe densidade, ao mesmo tempo que reduz o aspeto estragado e diminui o frizado.

Segundo a marca, o seu principal ingrediente ativo é o Aptyl 100, listado na INCI como aminopropyl triethoxysiloxane.

O tratamento conta também com polímeros catiónicos que revestem a superfície do cabelo criando uma película que o amacia, tal como todos os amaciadores e máscaras capilares o fazem. Como a marca não refere nenhum ativo específico, suponho que neste caso não haja nada de inovador.

Como funciona?

O cabelo é constituído por um interior de células queratinizadas dispostas em faixas, que por sua vez são revestidas por várias camadas de queratina, formando a cutícula.

Normalmente para reduzir o aspeto fizado e/ou aumentar a densidade do cabelo usam-se produtos de styling, sejam eles em forma de gel, mousse, cera, creme ou laca. Estes produtos revestem o cabelo à superfície dando uma impressão de estar mais espesso, enquanto fixam o penteado por mais tempo. Mas embora funcionem na perfeição quando bem aplicados, os produtos de styling podem dar um toque pegajoso, pouco macio, ou até colar os cabelos nos sítios em que se acumulam, e têm que ser reaplicados após cada lavagem.

Já este tratamento promete mais: em vez de revestir apenas o cabelo por fora, um dos ingredientes ativos penetra através da cutícula e formam um preenchimento interior nos locais onde a queratina está em falta. Isto permite que o cabelo permaneça com um textura suave, sem qualquer resíduo palpável, e pode durar por várias lavagens.

Quanto tempo demora e até quando dura?

L'oréal
Primeiro, o cabeleireiro começa por analisar o cabelo para identificar qual dos 3 tratamentos disponíveis é mais apropriado para cada caso. Honestamente, não consegui perceber qual é a diferença na composição entre estes produtos, mas eles estão divididos em 3 níveis conforme o grau de dano do cabelo. Depois, o cabelo é lavado com o champô da gama, aplica-se um concentrado e por fim uma máscara capilar contendo o ingrediente ativo. O tratamento termina com a aplicação de um leave-in e um alisamento. O tratamento completo dura uns 20 a 30 minutos.

Em princípio dura até 10 lavagens, mas a L'oreal diz que o tratamento pode ser "reativado" usando o champô, amaciador, máscara ou leave-in, que "reativam" o tratamento. A marca vende também recargas que permitem reaplicar este ingrediente ativo no cabelo.


Há alternativas no mercado?

Existem várias patentes para este tratamento, por isso à partida nenhum outro com o nome "botox capilar" terá exatamente o mesmo efeito.

No entanto, se quiserem experimentar uma versão mais acessível deste tratamento podem encontrar este ingrediente ativo nos produtos da Elvive Fibrology, Fructis Hidra-Caracóis, Fructis Denso e Abundante com Vichy Dercos Instant Fiber. As concentrações não serão tão elevadas, mas os produtos tendem a ser mais baratos. Nestes casos Aptyl 100 é chamado de Filoxane ou Fibra-Cylane. Deixo-vos alguns exmplos:

Sérum Dercos Instant Filler | Amaciador Evive Fibrology | Champô Fructis Denso e Ambundante

Se tiverem que escolher apenas um produto, lembrem-se champô contacta pouco com o cabelo, e por isso há mais vantagem em optar por produto de contacto prolongado como uma máscara, amaciador ou até um produto leave-in.


Qual é o preço do tratamento?

Pelo que consegui apurar, entre 20 a 30€

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial