<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Cabelo seco pt.3| Cuidados ao pentear e manusear

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cabelo seco pt.3| Cuidados ao pentear e manusear


Para além de conhecer os melhores produtos, a forma como o cabelo é manuseado pode fazer toda a diferença no seu aspeto e na sua saúde. O cabelo seco tente a ganhar muito volume quando penteado, ou a tornar-se gradualmente danificado.

Provavelmente nem todas estas dicas serão adequadas para o seu cabelo, e para o penteado de que mais gosta. No entanto, poderá adotar algumas delas no seu dia-a-dia.


  • Lavar o cabelo com menos frequência, se possível
Se não tem a raíz oleosa e não sentir que necessita de tantas lavagens poderá tentar espaçá-las o mais possível. Isto poderá ter duas vantagens: Para além promover um melhor o revestimento do cabelo pelo sebo, que o protege, terá também uma necessidade de o secar, alisar ou ondular com menos frequência.

  • Lavar e enxugar com cuidado
O cabelo molhado torna-se mais frágil, quebrando com mais facilidade,  por isso merece um cuidado especial durante a lavagem, ao enxugar com as mãos ou durante a secagem com a toalha. Neste último caso, deve evitar-se torcê-lo, esfregâ-lo com força, e fazer todos os movimentos de baixo para cima, que possam assim levantar a cutícula. É por este motivo que dormir com o cabelo molhado pode ser também má ideia...

Como secá-lo então? Após o banho, em vez de torcer o cabelo pode "espremer" o excesso de água com ambas as mãos, e fazer o mesmo com uma toalha para retirar o excesso de humidade (imagem à direita). É certo que demora mais, mas vale a pena :)

  • Deixar o cabelo secar ao ar livre 
Sempre que possível, e sobretudo nos dias em que o cabelo se encontrar mais seco, poderá optar por enxugá-lo bem com uma toalha e deixar que seque naturalmente. Para evitar que ganhe muito volume poderá penteá-lo primeiro, ainda molhado mas com cuidado, deixando-o depois a secar sem nunca levantar as raízes ou passar os dedos entre cabelos.

  • Ter cuidado com o secador e modeladores
No caso do secador, é preferível optar por uma temperatura mais baixa, ainda que a secagem demore mais tempo. Para além disso, a secagem será menos prejudicial quanto mais afastado o secador estiver. O uso de ar frio no final da secagem ajuda a encerrar a cutícula, para além de promover a fixação do penteado por mais tempo!

Já em relação aos ferros de alisar ou encaracolar, o uso de aparelhos com placas de cerâmica poderá ser menos agressivo, tendo em conta que a temperatura do aparelho deverá ser tão baixa quanto possível.


  • Trocar a escova pelo pente
As escovas provocam bastante mais atrito entre cabelos e por isso são mais nocivas para a cutícula da haste capilar, podendo aumentar também a sua quebra. Em alternativa poderá usar um pente, que para além de ser mais delicado diminui também a eletricidade estática, em comparação com a escova.

Além disso, se pentear o cabelo da metade para baixo, em vez de começar por colocar o pente na raíz, diminui bastante a probabilidade de o quebrar.

  • Evitar ou reduzir a frequência dos tratamentos químicos
Os alisamentos, ondulações, colorações ou descolorações são altamente nocivos para a cutícula e podem provocar um dano irreversível no cabelo. Por isso devem ser evitados no cabelo já danificado, ou espaçados no tempo tanto quanto possível. 


  • Proteger o cabelo do ambiente
O uso de um chapéu quando se expõe ao sol ou de um gorro nos dias mais ventosos pode fazer toda a diferença, sobretudo no aspeto do cabelo. 

Aquando da lavagem, deve também evitar a água quente.

Se pratica desportos aquáticos, poderá optar por uma touca de silicone ou noutro material impermeável que consiga proteger o cabelo da água clorada tanto quanto possível. 


  • Cortar periodicamente
Na verdade, é mesmo a melhor solução quando o cabelo está danificado.
O cabelo das extremidades é antigo, e poderá ter perdido parte da sua cutícula de revestimento, Por isso, tende a ser menos brilhante, podendo mesmo apresentar pontas espigadas. Um corte regular pode melhorar muito o aspeto do cabelo, mas também facilitar ao pentear e ajudar a reduzir o seu volume

E não tenham medo de arriscar no corte! Nunca os curtos estiveram tão na moda! E como eu costumo dizer... "É  cabelo!" :P

Pt.1

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial