<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Tanda Zap Illuminage| dispositivo com LED azul para borbulhas

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Tanda Zap Illuminage| dispositivo com LED azul para borbulhas


Depois da opinião da Cinthia Ferreira, que adquiriu o Tanda ZAP por recomendação da dermatologista, decidi comprar este aparelho que testei-o ao longo de 9 meses. Hoje falo-vos dele em detalhe.




O que é?
Um dispositivo com lâmpa LED e emissão de luz azul, acompanhada por vibração e aquecimento; indicado para acelerar o desaparecimento de lesões acneicas inflamadas.

Alegações
Reduz as imperfeições em 24 horas
Não irrita a pele nem causa secura ou vermelhidão

Contraindicações
 Acne severa
Menores de 14 anos
Durante gravidez e amamentação
Sensibilidade à luz 
Toma de medicamentos fotossensibilizantes 
Uso próximo da zona do contorno de olhos.

Preço
€20-30, comprei no Ebay

Opinião

Os dispositivos de emissão de luz têm sido usados para o tratamento da acne em gabinete, e mais recentemente encontramos também algumas opções para uso doméstico. Estes dispositivos emitem radiação na faixa dos 407 a 420 nm de comprimento de onda, uma vez que esta radiação demonstrou promover a libertação de radicais livres capazes de proporcionar um efeito bactericida sobre a Cutibacterium acnes, uma bactéria importante no desenvolvimento das lesões inflamatórias da acne.

Uma meta-análise relativa aos aparelhos deste género disponíveis no mercado americano afirma que não é possível tirar conclusões firmes acerca do uso de aparelhos domésticos com emissão de luz azul para tratamento da acne. No entanto, estes poderão ter interesse como substitutos de antibióticos, já que não a sua utilização não promove o desenvolvimento de resistência bacteriana. Apesar desta hipótese, não há evidência de que estes dispositivos possam substituiros tratamentos de primeira linha para a acne que são frequentemente prescritos em dermatologia. Além disso, é importante que o uso destes aparelhos seja discutido com o médico sempre que estiver a ser realizado este tipo de tratamento, já que a probabilidade de ocorrem efeitos indesejados, como por exemplo irritação cutânea, será mais elevada.

O Tanda ZAP combina a emissão de luz azul com vibração e aquecimento durante 3 minutos, o que segundo a marca permitirá aumentar a penetração da radiação e promover a microcirculação e a eliminação dos fluídos associados á resposta inflamatória. Este estará registado na Europa (tem marcação CE) e na caixa podemos encontrar a indicação de que eestá aprovado pela FDA. Apesar de o fabricante ter a aprovação para um dispositivo semelhante, o Tanda Mini Skincare System, não consegui encontrar esta informação para o Tanda Zap no site da FDA. Uma vez que não conheço legislação americana relativamente a estes produtos, e tendo em conta que li em vários sites que estes equipamentos serão semelhantes, à exceção da maior área e o da possibilidade de trocar a lâmpada, vou deixar em aberto a hipótese de que os dispositivos serem semelhantes.

A marca publicou um estudo clínico controlado e aleatorizado relativo ao Tanda Zap com 30 voluntários. Neste estudo, foi avaliada a eficácia do aparelho em comparação com um placebo, que emite luz noutro comprimento de onda e sem vibração, através da classificação do tamanho, vermelhidão  e evolução das lesões a cada dia por um médico e pelo paciente. O estudo conclui que o aparelho é significativamente mais eficaz do que o placebo a partir das 2 sessões, alcançando a eficácia máxima após 4 sessões. Seria interessante que a população do estudo fosse superior, e que além da avaliação visual este incluisse também resultados instrumentais, e por isso mais objetivos.

Comprei este aparelho devido ao preço, que me pareceu interessante tendo em conta as 1000 utilizações que possibilita. Além disso, apenas tenho borbulhas pontuais, e por isso o dispostivo durará muito tempo. No entanto, isto significa também que o número de utilizações será reduzido, o que dificulta a minha avaliação.

Usei o Tanda Zap sempre que começava a sentir que uma borbulha estava a nascer, e ainda antes de ganhar pus. Por vezes usei também em borbulhas com pus, mas nesses casos não senti melhoria nenhuma. Pessoalmente, sinto que o aparelho é capaz de prevenir a evolução da borbulhar para a fase purolenta, onde pode rebentar, formar ferida e demorar a cicatrizar. Isto reduzirá não só a probabilidade de desenvolver cicatrizes permanentes, mas acelera também o desaparecimento da borbulhas. Não foi infalível, mas na maioria dos casos pareceu resultar. Fica sempre a dúvida se as borbulhas em que o aparelho fo testado não evoluiriam dessa forma, independententemente de o usar ou não. Mas esse é o risco inerente a todas as apreciações que fazemos de produtos. No entanto, acho importante deixar esta ressalva no caso deste produto em particular visto que as expectativas serão mais elevadas do que aquelas que se depositam sobre produtos cosméticos.

No geral, recomendo o Tanda Zap para quem sofra de acne ligeira a moderada, e que não esteja a fazer tratamento farmacológico, nem possa ser incluído nas contraindicações acima mencionadas. O preço não é proibitivo, e durará algum tempo.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial