<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Pele seca ou desidratada pt.2| Produtos recomendados

quarta-feira, 13 de março de 2019

Pele seca ou desidratada pt.2| Produtos recomendados



Partindo da premissa de que uma pele seca se caracteriza por uma reduzida produção de sebo (gordura), e uma pele desidratação se caracteriza por falta de água; facilmente se compreende que os produtos a utilizar não serão os mesmos!

Por isso, deixo-vos várias sujestões para fazerem um update à vossa rotina sempre que a pele se torna mais seca ou desidratada.

É claro que algumas máscaras hidratantes e óleos que recomendo para pele seca poderão também ser usadas numa pele com alguma oleosidade. Contudo, e por terem algum potencial comodogénico; preferi diferenciar estes produtos.

Pele desidratada

Pele oleosa, "mista", ou assim-assim; que apresenta desconforto, descamação ou prurido em determinadas zonas. Se a vossa pele é também sensível, podem espreitar algumas sugestões da secção de pele seca, adequando a quantidade de produto usada ou as zonas de aplicação:
  • Sérum hidratante

Estes são especialmente leves, e aportam algum benefíco a quem apresenta zonas com oleosidade ou podem substituir um hidratante em determinadas ocasiões. Todos eles contêm ácido hialurónico porque hoje em dia a indústria quase já não faz hidratantes sem este ingrediente. Contudo, ele não será indispensável para que o produto hidrate a pele de forma eficaz.

Um sérum hidratante replto de ingredientes humectantes e que contém também niacinamida. Para quem tem uma pele tendencialmente oleosa e procura um produto que possa substituir um hidratante à noite ou antes do protetor solar matinal; recomendo muito. Numa pele seca também funcionará muito bem, antes do hidratante (review detalhada aqui).

The Ordinary Hyaluronic Acid 2% + B5
Um produto simples e económico que permite reforçar a hidratação da pele. Não tem muitos mais ingredientes ativos, mas no que é a sua função cumpre-a perfeitamente.

Uma textura leve como a água, que acho especialmente interessante para quem tem pele realmente oleosa; embora possa ser usado por todos os tipos de pele. Tem 5% de pantenol (Vitamina B5), 0,3% Madecassoside e 0,3% de ácido hialurónico. Em termos de textura, será mais interessante do que o anterior.

  • Hidratantes de textura leve


Para quem não usa produto algum, ou para quem deseja acrescentar alguma hidratação ao seu sérum ou protetor solar.

Um dos hidratantes de que mais gosto, até porque já salvou a minha própria pele! Existe também a versão com proteção solar, que é um pouco menos ligeira; e uma versão rica, para pele seca. Como não podia deixar de ser, tem ácido hialurónico.

É indicado para pele normal a seca; mas em pequena quantidade ou em aplicação localizada funciona muito bem numa pele com alguma oleosidade, especialmente à noite. É um produto particularmente interessante para uma pele sensível, já que possui uma formulação minimalista e não tem fragrâncias. Gosto dele porque tem niacinamida em quantidades apreciáveis e ceramidas.

Uma textura incrivelmente leve, tal qual um gel; e que desaparece logo após a aplicação. É ideal para uma pele oleosa. Contém ácido salicílico, mas penso que a concentração não será muito elevada. Exite também em bisnaga de 30ml, com pior relação quantidade/preço; o que é uma pena.

  • Máscaras hidratantes


Para quem apenas sofre de desidratação de forma pontual, ou simplesmente gosta deste tipo de produto.

Uma das poucas máscaras de tecido que sinto que faça mais do que uma máscara comum; porque o suporte associa uma tecnologia de ímanes que promoverá a penetração dos seus ingredientes. O acabamento é extremamente leve, e o preenchimento das rídulas de desidratação é notório (review detalhada aqui).

Uriage máscara de água de noite
Tem uma texuta gel, e alia humectantes como açúcares, ureia e ácido hialurónico à água termal Uriage. Perfeita para quem receia este tipo de produto.

Primark Alessandra Steinherr Sleep Spa Face Mask
Leve, simples e barata. Ideal para usar no rosto todo, ou de forma localizada. Para os fãs de ácido hialurónico, fica mais uma opção.


Pele seca

Quando não há verdadeiramente oleosidade excessiva, mas apenas aspereza, descamação e desconforto mais ou menos generalizados. Estas questões podem estar associadas a vermelhidão, prurido ou até a patologias como são a atopia e rosácea.

  • Sérum hidratante


Embora se trate de um sérum, tem uma textura cremosa e diversos ingredientes ativos que promovem a "capacidade natural" da pele reter a sua hidratação. Se têm um tom de pele irregular, podem usufruir de alguma vantagem extra com o uso deste produto devido à presença do ácido tranexâmico, embora não se trata de um despigmentante propriamente dito.

Pele seca, vermelhidão e desconforto podem muitas vezes andar de mão dada. E nesses casos, este sérum é o meu favorito. Não sei como, mas os seus extratos vegetais e humectantes permitem manter a minha pele calma. É também muito leve, por isso adequa-se na perfeição a uma pele oleosa.


Se a pele se encontra especialmente áspera e/ou baça, algo característico da secura; este produto poderá ser um excelente complemento à rotina noturna. Contém humectantes e alfa-hidroxiácidos numa proporção não muito sensibilizante, e por isso permite esfoliar, hidratar e uniformizar o tom.

  • Creme rico
Essenciais para uma pele seca. Deixo-vos algumas opções que podem ajudar a "subir" o degrau da hidratação.

Nivea Care
Se o Nivea de lata azul é um clássico, para mim este produto equivale a ao seu update. O acabamento não é tão colante, devido à combinação de ceras escolhida; o perfume é menos intenso; mas a hidratação é igualmente duradoura. Acredito que funcione lindamente como primer (review detalhada aqui).

Uma maravilha da cosmética! Ideal para pele sensível, rosácea, atopia; ou simplesmente para uma pele seca que aprecia texturas bem gordas. Sem perfume, como não poderia deixar de ser (review detalhada aqui).


Apivita Queen Bee creme de noite
Se procuram um creme rico que possua também uma série de ingredientes ativos, este é especialmente delicioso! Contém geleia real, papaína (esfoliante), ácido hialurónico, diversos extratos vegetais; e uma fragrância relaxante. Um investimento, mas que valerá cada cêntimo se priveligiam produtos mais luxuosos, com uma verdadeira textura rica.

  • Máscaras hidratantes


Para quem sofre de secura, vermelhidão, e episódios de calor intenso na zona das bochechas. Atua apenas em 5 minutos.

Atopalm Real Barrier soothing ampoule mask
Esta máscara de tecido coreana é o sonho de qualquer pele seca! Cremosa, rica em ceramidas e emolientes... Não é de admirar que seja tão famosa! Provavelmente só a conseguirão no Ebay.

Não sei se gosto mais dela ou do hidratante acima mencionado da mesma gama! Não o recomendaria para uma pele acneica, mas se a aplicarem à noite e retirarem o excesso é também perfeitamente indicada para uma pele ligeiramente oleosa. Existe em bisnaga e em sachets.

  • Óleos faciais


Podem ser misturados com o creme de dia, aplicados antes do mesmo, em substuição; ou até depois. Na dúvida, recomendo seguir as instruções da marca.

Palmer's Multi-Effect Perfecting Facial Oil

Um óleo de supermercado, que contém uma grande variedade de ingredientes antioxidantes e promotores da correção dos sinais do envelhecimento, como são o retinol, coenzima Q10, resveratrol, vitamina E, e muitos outros. As concentrações não são conhecidas, mas trata-se de um produto tão económico e com tantos ativos que vale a pena experimentar. Não será a minha primeira escolha para pele sensível.

Não poderia deixar a Clarins de fora! Um óleo delicioso, como todos os outros; mas ao contrário da marca não aconselho produtos contendo óleos essenciais para pele com tendência a apresentar vermelhidões (pelo menos não numa base diária).

Confort Zone Remedy Oil
O único que recomendo para pele seca e sensível, já que não contém qualquer fragrância ou óleo essencial (review detalhada aqui).


 Pt.1

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial