<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Cabelo fino e com pouco volume| dicas para lavar e pentear

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cabelo fino e com pouco volume| dicas para lavar e pentear


Muitas pessoas sofrem com este problema, seja por ter cabelos finos, em pouca quantidade, oleosidade excessiva, ou um misto de tudo isto. E embora os produtos cosméticos não resolvam definitivamente estes problemas, conseguem pelo menos manter o cabelo limpo e solto por mais tempo, e dar-lhe algum do volume que precisa.


  • Usar um champô apropriado

Não me canso de dizer: o champô serve para lavar o couro cabeludo que temos. Independentemente do aspeto das pontas! Isso é trabalho para o amaciador, máscara, ou qualquer outro produto leave-in. 

Por isso, se têm cabelo oleoso ou com caspa devem mesmo usar um champô próprio. Se o cabelo não tiver excesso de oleosidade, será melhor continuar a evitar champôs 2 em 1 ou para cabelos secos, que ir ao depositar resíduo desde a raíz, e preferir champôs para cabelo normal, de volume, ou até alterná-los se sentir que os primeiros pesam demasiado no cabelo.

E no final, enxaguem muuuuito bem!

  • Moderar o condicionador
Devem usá-lo sempre que lavam o cabelo, sobretudo se o usam comprido! Mas ao contrário do champô, o condicionador deve ser usado exclusivamente nas pontas, e se o cabelo tem pouco volume devem aplicá-lo tão abaixo quanto possível. Assim conseguem amaciar o cabelo, sem correr o risco de o tornar demasiado pesado.
E mais uma vez, um bom enxaguamento é essencial.

  • Secar o cabelo com a cabeça para baixo

Fazendo isto, ao mesmo tempo que se "descola" as raízes com os dedos, o cabelo ficará com muito mais volume. As mousses ajudam a maximizar este efeito quando aplicadas no cabelo ainda molhado, mas falo-vos delas em detalhe mais abaixo.

  • Mudar o corte
A cortes de cabelo que aumentam bastante o volume, e outros que contribuem para que o cabelo se torne mais pesado. Geralmente os cortes escalados ou as riscas ao lado


  • Ter champô seco sempre à mão
O melhor amigo do cabelo oleoso, e uma excelente forma de aumentar o volume da cabeleira para qualquer tipo de cabelo. O champô seco é constituído por partículas de talco e amido que absorvem o excesso de oleosidade, e quando é bem aplicado não deixa qualquer resíduo. Mas para além disso, estas partículas aumentam o volume do cabelo por gerarem fricção entre elas, fazendo com que cada haste capilar se afaste da sua vizinha.

Não serve para substituir lavagens, mas pode ser utilizado em SOS, a meio do dia se o cabelo fica muito oleoso, ou apenas para evitar lavar o cabelo todos os dias.


  • Experimentar um pó texturizador
Aqui o champô seco pode ter um resultado semelhante, embora tenham uma composição ligeiramente diferente. O pó texturizador é aplicado no cabelo seco, sendo constituído por partículas de sílica que absorvem a água, e juntamente com alguns polímeros formam estruturas que separam os cabelos adjacentes. Assim, e ao contrário dos outros produtos de styling, ao volume é apenas criado em alguns pontos do cabelo, e por isso não pesará tanto.

  • Cuidado a ripar...
Esta forma de pentear aumenta bastante o volume da cabeleira, mas quando usada muitas vezes levanta a cutícula dos cabelos tornando-os mais finos e baços, podendo mesmo levar à sua quebra. E quem já não tem cabelo com fartura de certeza que não quer perder mais...


  • Apostar numa mousse
A mousse deve ser aplicada no cabelo molhado, e à medida que seca envolve os cabelos um a um afastando-os uns dos outros, e deixando o cabelo solto quando não é usada em excesso. Isto faz com que o volume da cabeleira aumente. 


  • Pintar... quando possível
A coloração permamente tem por base o preenchimento das fibras capilares por pigmentos coloridos, que acabam por dar também algum volume. Além disso, a aplicação de madeixas pode dar impressão de ter o cabelo mais volumoso.

Contudo, este processo é bastante danoso para a fibra capilar, e é desaconselhado quando a haste do cabelo já está seca ou danificado.



  • Fazer um tratamento volumizador no cabeleireiro
Alguns tratamentos podem aumentar o volume do cabelo, quer por ilusão de ótica, quer por revestimento da haste capilar à superfície, quer por penetração na haste capilar tal como acontece na coloração, mas sem recorrer a um processo tão danoso. 

Há tempos falei-vos do tratamento Pro Fiber da L'oréal, também conhecido por botox capilar, que promete fazer isso mesmo, e dura até 10 lavagens. Não é uma opção a longo prazo, mas pode "salvar" o cabelo antes de uma ocasião especial. Se quiserem algo mais duradouro, embora menos concentrado, podem encontrar também alguns produtos que recorrem a esta tecnologia no supermercado e na farmácia.

  • Estar atenta à alimentação
Algumas carências nutricionais podem refletir-se no aspeto do cabelo. É comum verificar-se um défice em aminoácidos essenciais, minerais como o ferro e o zinco, e/ou outros micronutrientes como a biotina ou as vitaminas do complexo B em pessoas que notam que o cabelo se tornou progressivamente mais fino. Por isso mesmo, estes micronutrientes são a base da maioria dos suplementos que podemos encontrar no mercado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial