<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Pantenol (pró-vitamina B5)

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pantenol (pró-vitamina B5)



O pantenol é a molécula percursora do ácido pantoténico, a vitamina B5, que é essencial ao funcionamento das nossas células uma vez que é necessária para a síntese de glicose e ácidos gordos.

A forma de pró-vitamina B5 é utilizada em cremes hidratantes, cicatrizantes, séruns, champôs e até medicamentos, e é tão popular nestes segmentos que inspirou o nome das marcas Pantene e Bepanthene.

Como já devem ter imaginado, todos nós já usámos este ingrediente em alguma altura da nossa vida. 


Função

  • Hidratação
Este ingrediente tem uma ação humectante, uma vez que atrai moléculas de água ao seu redor e consegue assim retê-las nas suas proximidades.

  • Atenuação da inflamação e cicatrização

Por estimular a síntese dos ácidos gordos que constituem a barreira lipídica da pele e por ter uma ligeira ação anti-histamínica, o pantenol pode ajudar a alguns os sintomas da secura cutânea como descamação, prurido ou eritema.

Além disso, este reforço da barreira cutânea ajuda a acelerar a cicatrização de feridas ao permitir uma multiplicação mais rápida das células da pele lesada.


Utilização em cosmética e medicamentos

  • Cosméticos e medicamentos com ação calmante e cicatrizante
A sua ação humectante e de reforço da barreira cutânea em conjunto com a atenuação dos processos inflamatórios fazem do pantenol um ingrediente de eleição em produtos cosméticos e medicamentos (Bepanthene) direccionados para a cicatrização de feridas, irritações e problemas como dermatite atópica, psoríase ou dermatite de contacto. 


  • Produtos capilares
Pensa-se que por ser uma molécula de dimensões reduzidas o pantenol consiga também penetrar através da cutícula do cabelo aumentando a sua espessura e resistência à quebra, o que poderia aumentar o volume de toda a cabeleira. 

Mas enquanto tal não se prova, é certo pelo menos que o pantenol é capaz contribuir para o revestimento da haste capilar, tal como os silicones ou os sais de amónio quaternário, dando-lhes mais brilho e facilidade ao pentear, e contribuíndo também para uma maior espessura de cada cabelo que se reflete também no seu volume. 

Por outro lado, é também reconhecido que a ação humectante do o pantenol melhora a hidratação da fibra capilar, que ronda os 10-20% da sua constituição, o que por si só também lhe dará mais volume.

  • Fortalecedores das unhas
Quando está presente em produtos aplicados na superfície da unha, o pantenol consegue atravessar várias camadas de queratina e melhorar a sua hidratação. Isto melhora a flexibilidade da unha, e consequentemente a sua resistência à quebra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial