<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Cabelo oleoso pt.2| cosméticos

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Cabelo oleoso pt.2| cosméticos


Os produtos de limpeza e styling são muito importantes na resolução da oleosidade capilar. Esta publicação tem como objetivo ajudar a escolher os melhores produtos, mas também dar algumas dicas acerca da melhor forma de os aplicar.

1.
Champô

Seja qual for o aspeto do seu cabelo, o champô tem como função lavar o couro cabeludo (na cabeça) removendo o excesso de sebo, poeiras e pele, e por isso deve ser escolhido tendo em conta a maior ou menor sujidade que este apresenta entre lavagens

Assim, se tem cabelo oleoso deve escolher um champô com destinado para esse fim e usá-lo dirariamente, a menos que o seu cabelo ou couro cabeludo se torne demasiado seco ou áspero. Nesse caso, pode alternar o champô para cabelo oleoso com outro para cabelo normal dia sim dia não ou de 2 em 2 dias. Esta combinação de champôs vai depender da forma como o seu cabelo reage às lavagens, e por isso deverá escolher a que melhor se adequa a si.


  • Como escolher
Seja qual for a combinação que escolher, deve evitar produtos publicitados como "hidratante",  "2 em 1", "nutritivo" ou "para cabelo ondulado e encaracolado", que contêm uma grande percentagem de ingredientes amaciadores que se irão depositar na raiz do cabelo, retirand-lhe volume ao cabelo. 

Para escolher um champô para cabelo oleoso são preferíveis os produtos em que este tipo de cabelo é mencionado, ou aqueles que promovem o "volume", "leveza", "ação purificante" ou "frescura". 

Seja qual for o aspeto da haste do cabelo, isso estará apenas a cargo do amaciador, e eventualmente de outros produtos que use depois da lavagem

  • Frequência de lavagem
Pode (e deve) lavar o cabelo tantas vezes quantas precisar. Mas se quer evitar algumas lavagens, pode optar pelo champô seco (em detalhe no tópico nº4).

  • Como lavar
Para tirar o melhor partido de cada lavagem, há alguns passos que deve ter em conta:
    • Começar por pentear o cabelo seco, para remover o excesso de poeiras, células mortas e oleosidade;
    • Molhá-lo bem antes de aplicar qualquer produto;
    • Aplicar e massajar muito bem o champô por toda a cabeça, lavando depois o resto do cabelo;
    • Remover muito bem todo o produto;
    • Se o cabelo estiver muito sujo, pode fazer uma segunda lavagem


  • Caspa
No caso de também sofrer de caspa esta passará a ser a sua prioridade, já numa grande parte dos casos só consegue tratar este problema utilizando um champô apropriado. Além disso, os champôs anti-caspa são também adequados para cabelos oleosos, e também eles podem ser alternados com outros champôs, tal como descrito acima.

2. 
Condicionador

Este produto é essencial para quem tem cabelo comprido, mas também pode ser muito benéfico para todas as pessoas que sintam que o cabelo fica particularmente seco, áspero e difícil de pentear quando lavado frequentemente. O condicionador destina-se exclusivamente a revestir e amaciar a haste do cabelo, deixando um resíduo de produto à sua superfície mesmo após o enxaguamento. Por este motivo, e para que o cabelo já oleoso não "pese" ainda mais, este produto deve ser aplicado tão longe da raíz quanto possível.

Quando o cabelo é particularmente fino ou tem muito pouco volume, pode ser interessante optar por um produto sem silicones. Estes amaciadores devem a sua capacidade condicionadora maioritariamente aos tensioativos catióticos (carga positiva), os Polyquaterniums (-ium), deixando o cabelo menos "pesado" do que este ficaria com um condicionador normal.


3.
Styling


Se precisa de recorrer a produtos de styling para pentear o cabelo após a lavagem, será preferível optar por texturas leves como sprays ou mousses, evitando cremes, óleos ou ceras que retiram volume e quando somados ao excesso de oleosidade podem fazer com que o cabelo pareça sujo mais rápido.

Tal como para o amaciador, os produtos de styling devem ser aplicados tão longe da raiz quanto possível.

4.
Champô seco

Os champôs secos podem ser encontrados em spray ou em e são uma boa alternativa para quem quer evitar molhar o cabelo todos os dias, ou para levar consigo e aplicar ao logo do dia quando é necessário. Estes produtos absorvem o excesso de oleosidade e tornam o cabelo instantaneamente mais volumoso (dentro dos possíveis :p).

Pode ser também uma boa opção para quem sente o cabelo mais áspero, seco e difícil de pentear quando o lava todos os dias, já que ao contrário do champô tradicional, este produto pode facilmente ser aplicado apenas na raíz e no couro cabeludo.

Se não sabe como aplicar pode seguir as instruções deste vídeo:

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial