>

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Qual a ordem para aplicar produtos de cuidado e maquilhagem?

De nada vale escolher bons produtos se não tiramos o melhor partido daquilo que eles nos podem dar. Por isso, a ordem pela qual os aplicamos é um dos fatores mais importantes para garantir que cada um deles desempenha a sua função.

Para além da ordem de aplicação, uma boa sobreposção de produtos pressupõe dar tempo para que cada um seja aborvido tanto quanto possível, antes da aplicação do produto seguinte. Para isso, é  também necessário evitar aplicar qualquer produto em excesso.

A ordem que se segue contempla um grande número de produtos. Caso não use algum deles, "salte" para o seguinte :)


1
Retirar a maquilharem
Será sempre o primeiro passo quando a pele estiver maquilhada. Poderá utilizar um desmaquilhante líquido de uma única fase, bifásico (ideal se usa maquilhagem pesada ou à prova de água), um produto mais leitoso ou ainda um óleo/bálsamo de limpeza

As toalhitas desmaquilhantes podem ser demasiado sensibilizantes para a pele.

2
Limpar/Exfoliar
Muitos produtos de limpeza permitirão juntar este passo com o anterior. Mas se usa um desmaquilhante simples ou sofre de pele oleosa, o uso de um produto mais direccionado para a limpeza da pele pode ser necessário para remover restos de maquilhagem que possam ter ficado na pele, e sobretudo a sujidade e oleosidade acumuladas ao longo do dia. 

Além disso, a limpeza da pele permite que os produtos que se seguem penetrem mais facilmente, e atuem de forma mais eficaz.

3
Tónico
(Mais informação sobre este tipo de produto aqui)

Pode ser usado para remover restos de maquilhagem que tenham ficado na pele no final da limpeza, embora os produtos de limpeza atuais deixem pouco resíduo, mas também melhorar a penetração de ingredientes, e fornecer à pele outros que sejam importantes mas não estejam contidos nos produtos posteriormente aplicados.

4
Tratamento médico (isotretinoína, hidroquinona...) 

Os tratamentos médicos deverão ser sempre priveligiados relativamente a qualquer produto cosmético, e por isso deverão ser aplicados imediatamente depois da limpeza, com a maior atenção para sejam completamente aborvidos antes de se aplicar um novo produto.

5
Sérum
(Mais informação sobre este tipo de produto aqui)

Geralmente são produtos aquosos e concentrados em ingredientes ativos quem devem atuar mais profundamente e por isso têm como objetivo penetrar a pele tanto quanto possível. Por isso devem ser aplicados antes de qualquer produto mais gorduroso, até completa absorção.

6
Hidratante
Primeiro o creme de contorno de olhos, se usar, e só depois o hidratante de rosto. Este produto poderá conter ingredientes ativos para tratamento, tal como o sérum, mas a sua principal função será reter a água no interior da pele durante todo o tempo de aplicação.

7
Protetor solar
(Dicas acerca do protetor para cada tipo de pele aqui)

Durante o dia, aplicar sobre o hidratante, ou em substituição do mesmo (já que estes produtos são também hidratantes), no caso de

  • Ter pele oleosa, e não precisar de um hidratante particularmente rico
  • Não usar qualquer hidratante com função específica
  • Quer simplesmente usar o menor número possível de produtos 
Esperar cerca de 5 min, ou mais (se a pele for oleosa) antes de aplicar a maquilhagem, para que o protetor seja aborvido. Podem aproveitar este tempo para tomar o pequeno almoço, vestir-se, ou fazer alguma outra coisa enquanto o produto não é absorvido.

8
Maquilhagem
Também aqui existirá uma ordem mas como o resultado é fundamentalmente estético, esta torna-se mais livre.

Pessoalmente, gosto de começar pelo corretor (seja da cor da pele ou colorido) e só depois aplicar a base (quando a usava). Daí partia para os olhos, e no depois para os lábios.
O blush era mesmo o toque final, uma vez que dependendo do tom do batom pode ser necessária uma maior quantidade de produto (sobretudo com vermelhos).

Mas mais uma vez, acho que aqui a ordem deverá ser aquela que dá o resultado que mais vos agrada.

Queria apenas realçar que a maquilhagem contendo fator de proteção solar pode ser um bónus, mas não deve substituir o protetor tradicional. Isto porque a quantidade necessária de protetor para que este seja eficaz tende a ser muito maior do que aquela que usamos para uma base.

Sem comentários: