<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Pescoço | Porque parece envelhecer mais rápido do que o rosto?

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pescoço | Porque parece envelhecer mais rápido do que o rosto?


Vamos ser sinceros: quantos de nós dão ao pescoço metade da atenção que dão ao rosto? E na verdade, esta zona está igualmente exposta às agressões provocadas pela radiação solar e pela poluição. Como resultado desta falta de atenção e proteção, a pele do pescoço pode mesmo acabar por envelhecer mais rápido do que a pele do rosto. E ao fim de alguns anos, é normal vermos pessoas com um rosto bem conservado e um pescoço flácido, enrugado ou até com manchas.

Assim sendo, hoje falo-vos dos cuidados que devemos ter com esta zona do corpo, e se de facto necessitam de produtos específicos.


Pescoço vs rosto

Para além do processo de envelhecimento normal, a pele do pescoço tende a ser mais fina do que a pele do rosto, tornando-a mais permeável à radiação e também às diversas substâncias que contactam à superfície.

Além disso, esta pele contém um menor número de glândulas sebáceas, o que também contribui para uma menor proteção contra o exterior.

Por outro lado, a proximidade ligação ao queixo, onde ao longo dos anos tende a acumular-se gordura; e a forma como a pele do pescoço está ligada ao esquelto, tecido adiposo e muscular, são fatores anatómicos que propiciam a perda de firmeza no pescoço.


    Cuidados a ter com produtos utilizados no pescoço



      Uma vez que a pele do pescoço é mais fina do que a do rosto, é natural que alguns produtos que são utilizados no rosto possam ser potencialmente sensibilizantes quando usados no pescoço. Assim, é necessário ter cuidado com produtos que contenham ingredientes como ácidos ou outros esfoliantes, retinóides, álcool em concentrações elevadas, ou produtos que contenham fragrâncias irritantes (menta, eucalipto, canela, etc.).

      Envelhecimento

      • Prevenção
      Um clichê. 
      Mas na verdade, é sempre a melhor aposta.

        • Esfoliar
      Este passo é especialmente importante se estendem a vossa rotina de prevenção do envelhecimento à zona do pescoço. É preferível utilizar esfoliantes ácidos, principalmente o ácido glicólico que tem também uma boa ação anti-envelhecimento. Este cuidado ajuda a que todos os produtos que coloquemos no pescoço sejam absorvidos com mais facilidade.

        • Proteger do sol
      Tenho a certeza que já usam protetor solar no rosto todos os dias (se não, é uma boa altura para pensar nisso) mas aplicam-no também no pescoço? A pele é mais fina do que a do rosto, logo mais permeável à radiação. Então, este deve ser o principal foco na prevenção e tratamento do envelhecimento da pele desta zona. É sem dúvida o gesto mais eficaz!

        • Usar um cuidado anti-envelhecimento
      A verdade é que os melhores ingredientes para a correção do envelhecimento são também os melhores ingredientes para a prevenção. Assim, e seja qual for a idade em que nos encontramos, é sempre interessante utilizar produtos contento vitamina C, ácido glicólico, niacinamida, e principalmente retinóides.

        • Postura
      Há quem defenda que estar constantemente com o rosto inclinado, caminhar com as costas pouco direitas ou utilizar o computador e telemóvel olhando para baixo são gestos que podem acelerar a perda de firmeza da pele do pescoço. Por este motivo, mas acima de tudo pela saúde das nossas costas, é importante prestar atenção à postura no dia-a-dia.


      • Correção
      Não será fácil corrigir o aspeto da pele envelhecida do pescoço sem recorrer a cirurgia ou outros tratamentos de medicina estética. Especialmente quando a pele está bastante enrugada, pigmentada, ou quando a flacidez da pele se deve a uma grande perda de peso. Mas ainda assim, existem alguns produ

        • Produtos anti-envelhecimento e refirmantes
      Quando falamos de tratamento, a prioridade será sempre a escolha de ingredientes com eficácia provada no combate ao envelhecimento, como os acima mencionados. Quer sejam direccionados para a pele do pescoço ou não.

      Mas se o problema passa pela falta de firmeza, existem produtos anti-envelhecimento com ação refirmante que podem melhorar ligeiramente a aparência da pele flácida. Estes produtos contêm polímeros ou péptidos, que tensionam a pele do rosto, mas os seus efeitos são apenas temporários.

      À margem do tratamento, e mesmo quando já são visíveis os primeiros sinais de envelhecimento, é da maior importância continuar utilizar o protetor solar diariamente, para travar o seu avanço!

        • Despigmentantes
      Quando o problema está no aparecimento de manchas, é necessário utilizar um tratamento despigmentante semelhante àquele que se realiza para o rosto. Podem encontrar algum destes produtos aqui. É de realçar que a pele do pescoço tende a ser mais sensível do que a do rosto, e por isso o uso de concentrações elevadas dos ingredientes despigmentantes para esta finalidade poderá ser sensibilizante para algumas pessoas.

      Em qualquer dos casos, é sempre interessante utilizar produtos contendo ingredientes como a vitamina C, niacinamida ou retinóides. E acima de tudo, é importante usar sempre protetor solar!


      Etiquetas: , , ,

      0 Comentários:

      Enviar um comentário

      Subscrever Enviar feedback [Atom]

      << Página inicial