>

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Hiperpigmentação pt.4| Produtos recomendados


Manchas... Um dos assuntos mais pedidos de sempre. Antes de mais, e gostavam de saber mais sobre este problema podem espreitar todas as publicações que já deixei aqui. Se vieram apenas à procura dos produtos, deixo abaixo o "disclaimer" da praxe:
  • Antes de mais, principalmente se é a primeira vez que se deparam com manchas, aconselho a começar por consultar um dermatologista. Só assim é possível perceber a origem da mancha, a sua profundidade, a necessidade de adicionar ou suspender medicamentos ou até de realizar tratamentos médicos como peelings, lasers, etc.
  • Não vale a pena gastarem dinheiro em nenhum produto de tratamento se não estão dispostas a utilizar protetor solar todos os dias, reaplicando pelo menos uma vez a meio do dia. Tudo o que fizerem vai ser "desfeito" pela exposição à radiação.
  • Nenhum tratamento terá resultados visíveis antes de 1-2 meses de uso diário. Por isso é importante ser consistente durante todo este período (especialmente com a proteção solar). A partir do 3º mês, e se a mancha não for demasiado profunda, pode começar a desaparecer. Caso contrário, poderá ser necessário recorrer a um dermatologista para avaliar a necessidade de tratamento médico.
  • A opção de aplicar os produtos de tratamento apenas nas manchas ou em todo o rosto dependerá do tamanho da mancha, do risco de haver recorrência ou aparecimento de novas manchas noutros locais (comum no melasma), da concentração de ingredientes sensibilizantes do produto, e da sensibilidade de cada pessoa. Não há uma resposta correta para toda a gente. Por isso, na dúvida, é preferível começar por testar o produto somente na zona a tratar.
Se não têm uma rotina diária para o tratamento das manchas, naturalmente não precisam de comprar um produto de cada! Dou-vos um exemplo de uma rotina básica nesta publicação.


Limpeza

A limpeza é importante, mas não é essencial utilizar um produto direccionado para as manchas. Ainda assim, há algumas soluções que podem ajudar a potenciar o tratamento.



Bioderma White Objective H2O
Uma vez que não é enxaguada, depositará ingredientes ativos na pele que ajudam a potenciar o tratamento.

Permite fazer uma esfoliação diária, e pode ser utilizado com ou sem enxaguamento.

NeoStrata Foaming Glycolic Wash
Tem uma ação esfoliante potente, e por isso é mais indicado para quem já está habituado a produtos contendo ácido glicólico.


Tónico/bruma

Os tónicos esfoliantes são alternativas à esfoliação tradicional e podem ser usados diariamente. Mas à partida não serão necessário para quem já usa produtos para manchas com uma forte ação esfoliante (ácido glicólico, ácido lático, ácido salicílico, etc). No entanto, se querem complementar o vosso tratamento despigmentante ou mesmo fazendo uma esfoliação diária pretenderem usar tónicos, é importante ter em atenção a forma como a pele reage. A inflamação de uma esfoliação em excesso também contribui para o agravamento das manchas!

Já as brumas constituem uma forma de hidratar a pele, e simultaneamente depositar ingredientes ativos. Mais uma vez, atenção à sobredosagem de ingredientes entre vários produtos de tratamento...

Um bom tónico ácido para uma esfoliação diária ou bi-semanal.

Clarins Gentle Exfoliator Brightening Toner
Contém uma menor concentração de ácido glicólico do que o anterior, mas contém outros dois ácidos de ação esfoliante.

Pixi Glow Tonic
Para além do ácido glicólico, este tónico contém também extrato de hammamelis e castanheiro da índia que ajudam a reduzir o tamanho aparente dos poros.

Sesderma C-Vit Mist
Contém vitamina C e E que atuam em sinergia para proteger a pele dos radicais livres que podem contribuir para o aparecimento de manchas. Além disso, contém também retinol, que estimula a renovação da pele e inibe também a produção de melanina.

L'oreal Age Perfect tónico fresco
Contém um derivado da vitamina C (glucósido de ascorbilo) que ajuda na prevenção do aparecimento das manchas. 

Sesderma Hidroquin Whitening Mist
Esta bruma contém uma grande variedade de ingredientes de ação despigmentante, e pode ser uma solução confortável e hidratante para prevenir o aparecimento de manchas ou complementar o tratamento.

  • Sérum
Para aplicar de noite, antes de um hidratante normal, ou de dia, antes do protetor solar. À partida, s utilizarem um sérum não necessitam da aplicar simultâneamente de um hidratante anti-manchas. Mas se o fizerem, e mais uma vez tenham cuidado com a sobreposição de ingredientes ativos e com a reação da pele ao longo do tratamento.



Este sérum é formulado para atuar apenas sobre as células que produzem melanina em excesso, e por isso pode ser usado por todo o rosto como tratamento ou prevenção.

Um sérum ação antioxidante e despigmentante, que pode ser usado como preventivo do aparecimento das manchas e outros sinais do envelhecimento.

Neoretin Discrom Control Sérum
A sua composição faz deste sérum uma boa opção para o tratamento das manchas, e a presença de retinóides e niacinamida podem ajudar a controlar o brilho e imperfeições características das peles mais oleosas.

Contém vitamina C (glucósido de ascorbilo) e E, de ação antioxidante e despigmentante (dadas as concentrações), bem como vários outros ingredientes ativos e extratos que complementam esta última ação.

Os seus ingredientes atuam sobre a produção de melanina, reduzindo a aparência das manchas. O retinol terá também uma leve ação esfoliante sobre as células pigmentadas.

É um produto de grande sucesso no tratamento mas sobretudo na prevenção das manchas, e que deve a sua ação à da viniferina do extrato de uva, bem como a outros flavonóides de ação antioxodante, e à vitamina E. O bisabolol atenua a inflamação da pele, que pode contribuir para o aparecimento de manchas.

Hidratante

Para aplicar de noite, em substituição de um sérum + hidratante, ou de dia, antes do protetor solar. Todos estes produtos são fotossensibilizantes. Mais uma vez, se os usarem depois de um sérum tenham em atenção a sobreposição e ingredientes e à forma como a pele reage.


Contém dois retinóides com diferentes velocidades de ação que permitem que este produto possa ser usado inclusivamente por pessoas com pele sensível. Pode ajudar também a controlar a oleosidade da pele.

Também o creme desta gama é formulado para atuar unicamente nas manchas, reduzindo aquelas que já existem e prevenindo o aparecimento de manchas novas. A sua elevada concentração de ativos esfoliantes faz com que só deva ser usado uma vez por dia, e de preferência à noite, quando a pele não está exposta à radiação solar.

O retinaldeído e o derivado do resorcinol reduzem a produção de melanina. Existe também um creme rico para pele seca.

    • Hidratante com proteção solar
Para prevenção do aparecimento de novas manchas ou para cuidado de dia, se gostarem mais do que de utilizar um despigmentante (sérum ou creme) e um protetor solar em produtos separados. É importante ter em conta que embora os hidratantes com proteção sejam mais convenientes, estes produtos 2 em 1 terão sempre uma menor concentração de ativos despigmentantes, já que precisam também de conter concentrações elevadas de filtros solares.

Neoretin Discrom Control FPS 50+
Contém ácido kójico e retinóides que inibem a produção de melanina, e no caso deste último grupo de ingredientes também a esfoliação é estimulada.

Possui vários ingredientes despigmentantes e ácido salicílico, que acelera a esfoliação da pele.

Neostrata Enlighten Skin Brightener FPS 25
Este creme é constituído por ingredientes antioxidantes e despigmentantes que vão atuar na eliminação das manchas e prevenir o aparecimento de novas, bem como de outros sinais do envelhecimento.


  • Protetor solar
O produto essencial. Para prevenir e tratar manchas, deve ser usado todos os dias, seja Inverno ou Verão, mesmo que passem o dia todo em casa ou no escritório. Os raios UVA e visíveis atravessam o vidro e as núvens, por isso a não está protegida... Para quem passa pouco tempo ao sol, uma reaplicação a meio do dia é sufuciente (deixo-vos em baixo soluções para reaplicar a proteção mesmo na pele com maqulhiagem). Para quem trabalha ao ar livre, é essencial aplicar no mínimo de 2 em 2h. É trabalhoso, eu sei... Mas é muito importante!

Este protetor apresenta cobertura contra as radiações UVB, responsáveis pela queimadura, UVA, responsáveos pela pigmentação, IV-A e Visível, que contribuem para o as recidivas do melasma. Exsite também em gel oil-free, para a pele oleosa e em fluido, para a pele normal a seca.


ISDIN FotoUltra 100 Active Unify Fusion Fluid FPS 50+
Este protetor oferece o dobro da proteção mínima contra a radiação UVA exigia a um protetor 50+, e daí a designação 100. Além disso, contém também ativos despigmentantes e calmantes, o que lhe dá vantagem tanto no tratamento como na prevenção das manchas. A marca dispõe também de um creme com cor, e de um produto exclusivo de prevenção (FotoUltra 100 Spot Prevent).

Para além de garantir uma proteção elevada contra as radiações UVB e UVA, este protetor contém também gabridina, que reduz a produção de melanina. A Bioderma dispõe também de um protetor direcionado para o melasma, o Photoderm M. Para além dos benefícios do SPOT contém também óxido de ferro, de cor avermelhada, protegendo a pele da radiação visível que parece ser relevante para o aparecimento destas manchas. O Photoderm M tem assim uma ligeira cor, como se fosse um BB cream, que nas peles de tom claro-médio a moreno se torna impercetível.

  • Reaplicação do protetor solar
ISDIN Fotoprotetor Mineral FPS 50+
Um pó solto mineral com cor, para aplicar na pele maquilhada ou não maquilhada

Este stick permite reaplicar a proteção em todo o rosto ou apenas nas manchas

Esta bruma pode ser aplicada na pele maquilhada, ajudando a fixar a maquilhagem, ou na pele não maquilhada

  • Tratamento localizado
O que difere estes produtos dos restantes cuidados de tratamento é a sua capacidade de cobertura, que permite disfarçar as manchas, ou a sua concentração particularmente elevada de ingredientes despigmentantes, que faz com que só possam ser utilizados localmente.

Podem ser usados  à noite, como tratamento, e em substituição dos outros cuidados acima mencionados. À exceção dos produtos de cobertura, todos os outros de tratamento localizado só devem ser utilizados durante o dia seguidos de proteção solar. 


Com uma elevada ação esfoliante, este produto ajuda no destacamento da mancha e renovação da pele. Simultaneamente, este derivado da vitamina C tem uma ação antioxidante e inibidora da produção de melanina. Só deve ser aplicado à noite, com dum dia de intervalo entre aplicações.

Ajuda a camuflar a mancha depositando também ácido kójico e salicílico que ajudam no tratamento. Pode ser aplicado várias vezes por dia.

Contém uma concentração elevada de ingredientes esfoliantes, despigmentantes e antioxidantes; permitindo assim o destacamento da mancha e a redução da produção de melanina. Pode ser aplicado uma a duas vezes por dia.

O ácido azelaico inibe a produção de melanina e tem uma ligeira ação anti-inflamatória que contribui para reduzir a aparência e reaparecimento das manchas. Além disso, o ácido glicólico contribui para acelerar a renovação da pele. Pode ser aplicado de manhã e/ou à noite.

Sesderma Kojicol PLUS
Os ácidos glicólico e cítrico garantem a renovação da pele, enquanto os restantes ingredientes reduzem a produção posterior de melanina. Se não for usado com protetor solar, pode aumentar a sensibilidade da pele aumentando o potencial para queimar e desenvolver mais manchas.

Uriage Depiderm Concentrado Intensivo Anti-manchas
Ajuda a destacar a manha, enquanto reduz a produção de melanina e protege a pele da ação dos radicais livres. Pode ser usado uma a duas vezes por dia.

  • Esfoliação
À partida não haverá necessidade de recorrer a esfoliações periódicas se já fazem um tratamento despigmentante. Mas para as fases de prevenção, ou sempre que assim o desejaramm existem alguns esfoliantes mais direccionados para quem tem tendência para desenvolver manchas.
Promove uma esfoliação profunda da pele. É aconselhado usar apenas uma vez por semana.

Um esfoliante com ácido glicólico que pode ser usado duas vezes por semana.

Contém ácido cítrico numa concentração elevada, e microesferas que permitem também uma esfoliação física. Pode ser usado como esfoliante uma a duas vezes por semana, ou como gel de limpeza diariamente, quando tolerado.

  • Mãos
É uma zona do corpo que pigmenta com muita facilidade, e precisa frequentemente precisa de hidratação. Porque não então acrescentar proteção solar ao creme de mãos?
  • Suplementos

Contém antioxidantes e extrato de Polypodium leucotomos que protegem a pele dos raios UV e ajudam a reduzir a sensibilidade à exposição solar.

Reforça igualmente as defesas antioxidantes da pele

  • Pós-peeling
É um tratamento muito comum para o destacamento das manchas, mas exige cuidados adicionais nos dias que se seguem. Se o dermatologista não indicar nenhum produto específíco, podem optar por uma destas sugestões.


Martiderm Circa-Vass

Existe também sem proteção solar, em creme e pomada.


Sem comentários: