<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Cor da pele| Escala de Fitzpatrick

sábado, 19 de setembro de 2015

Cor da pele| Escala de Fitzpatrick


Uma vez que abordei a hiperpigmentação aqui, e vou aprofundar esse tema em breve, achei que devia falar um bocadinho da cor natural da pele para facilitar a distinção entre estes dois conceitos :)

Por isso, nada melhor que abordar a Escala de Fitzpatrick,  o sistema de classificação da cor da pele mais utilizado. A pele é classificada segundo um fototipo, que se determina de acordo com a sua capacidade de bronzear ou queimar aquando da a exposição solar, relacionando também estes comportamentos com a cor de cabelo e dos olhos.
Inicialmente, esta escala destinava-se às diferentes terapias em que havia o uso de radiação UV, permitindo ajustar a dose de radiação de tratamento à probabilidade de o doente desenvolver eritema solar (vermelhidão). Atualmente é também usado para descrever as diferentes cores de pele e estimar o risco de hiperpigmentação após tratamentos sensibilizantes, como peelings químicos, tratamentos de dermoabrasão ou de despigmentação, risco esse que é maior para peles mais escuras.

Além disso, algumas marcas de protetores solares baseiam o seu aconselhamento do Fator de Proteção Solar (FPS) ideal nesta classificação. No entanto, este aconselhamento é feito com base em critérios de cada fabricante, podendo o FPS aconselhado variar entre diferentes marcas.

(Para saber mais acerca de fator de proteção solar clique aqui)


Embora seja importante, este sistema é muito direccionado para a pele caucasiana, e por isso pouco eficaz para a classificação da pele de origem árabe ou asiática, bem como nos casos de pele negra mais sensível, que também queima. Por isso, de forma a garantir a segurança de procedimentos estéticos mais arriscados, surgiram outros sistemas de classificação, como a Escala de Tipo de Pele Japonesa (Japanese Skin Type Scale), a Escala de Hiperpigmentação de Taylor ou a Escala de Etnia de Lancer (Lancer Ethnicity Scale, LES).

Qual é o seu fototipo?
Tem isso em conta quando escolhe um protetor?


Etiquetas: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial