<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Pele mista, 20-30 anos, borbulhas pontuais e/ou marcas de acne

sábado, 28 de outubro de 2017

Pele mista, 20-30 anos, borbulhas pontuais e/ou marcas de acne

Vogue Brasil Maio 2015

Este é sem duvida o perfil da maioria das pessoas que me contactam, daquelas que aconselho no meu trabalho... e provavelmente o pior título que alguma vez escrevi. Mas a ideia é justamente "atrair" uma grande parte das leitoras que se identificam com esta descrição, e estão em busca de uma rotina que melhore o estado da sua pele. 

Normalmente já tentaram produtos para acne, e a pele ficou extremamente desidratada; passando depois a usar produtos para pele normal a seca (ou os famosos "todos os tipos de pele"), com os quais acabaram por senti-la demasiado pele oleosa, e até ganhar mais borbulhas.

A confusão não é de estranhar. Até porque algumas destas características parecem contraditórias e difíceis de tratar em simultâneo.

Cada caso é um caso, é certo. Mas de uma forma geral, e tendo em conta a descrição de cada leitora; as minhas opções são as seguintes:

Rotina básica

Nestes tipos de pele a minha estratégia passa por:
  • Limpar com suavidade;
  • Durante o dia, proteger da radiação solar e hidratar;
  • Durante a noite, promover a renovação da pele e reduzir o excesso de oleosidade;
Em grande parte dos casos é possível melhorar o aspeto da pele com apenas 3 produtos. Podem usar mais, se assim preferirem, e no final também vos darei opções para isso.

No entanto, o intuito desta publicação é dar-vos a rotina mais básica possível; porque sei que a maioria das pessoas não pretende gastar muito.

  • Limpeza 

Todas estas opções são muito suaves, variando em características específicas, apresentação e/ou preço. Estes produtos não serão suficientes para retirar maquilhagem de elevada cobertura ou produtos à prova-de-água (incluem-se aqui maquilhagem e protetores solares), e por isso recomendo sempre o uso de um desmaquilhante em primeiro lugar. Já desmaquilhantes bifásicos e até óleos de limpeza muito acessíveis; e uma vez que de seguida limparão o rosto com um gel não precisam de ter medo de ficar com a pele oleosa:


Youth Lab Gentle Cleanser 
Contém uma série de humectantes, garantindo assim que a barreira cutânea não fica quebrada por completo após a limpeza. 

Caudalie Mousse de Limpeza
Uma boa opção se preferem este tipo de limpeza

Simple Gel de Limpeza Facal Refrescante
Uma alternativa mais económica, mas também delicada. 
No site da marca consta que este produto contém bisabolol e alantoína (ingredientes calmantes e reconstrutores da barreira cutânea) mas estes não estão presentes na lista de ingredentes impressa no rótulo, nem naquela que consta no site. Já pedi a correção à empresa, e assim que esta se verificar retiro esta nota

Bioderma Sensibio gel moussant
Para quem tem uma pele particularmente sensível. Contém também diversos ingredientes humectantes.

  • Protetor Solar 

Numa pele com oleosidade excessiva este produto terá a dupla função de hidratar e proteger da radiação UV, radiação essa que agrava inevitavelmente a aparência das marcas que possam ter. 

Além disso, existem já diversos protetores solares que têm toque seco e ação matificante:


BIODERMA Photoderm ultra-fluido com ou sem cor
Uma alternativa ligeiramente mais enconómica

ISDIN FusionWater
Incrivelmente leve e de ação matificante, deixa a pele suave e hidratada

Frezyderm sun secure com ou sem cor
Para quem gosta de texturas diferentes, este protetor tem uma textura de veludo sem deixar a pele oleosa


  • Hidratante & cuidado da pele 

Estes serão os produtos de noite e que combinam hidratação com boas concentrações de ingredientes que ajudarão a reduzir o aparecimento de pontos negros e borbulhas. Além disso, todos estes produtos são excelentes opções para iniciarem uma rotina anti-envelhecimento:

La Roche Posay Redermic R
Contém 0,2% de retinol e 0,1% linoleato de retinol. Por ter uma textura mas cremosa é adequado se a vossa pele tem já pouca oleosidade

Avène Triacnéal Expert 
Este produto tem 0,1% de retinaldeido e papaína; sendo mais dirigido para uma pele com tendência oleosa e com mais marcas de acne

SVR Sebiaclear Active
Se não toleram retinóides e ainda têm uma pele oleosa com bastantes marcas de acne. Tem 4% de niacinamida, e 14% de gluconolactona que esfolia e protege a pele. 

Noviderm Boreade SL
Com AHA de libertação lenta e imediata, um complexo antioxidante e peptidos de quinoa para acalmar e reparar a pele.


Opções adicionais

  • Sérum
O uso de um sérum é interessante se podem investir, e procuram:
  • Aumentar a hidratação da pele;
  • Acelerar o desaparecimento das marcas de borbulhas;
  • Acalmar vermelhidões e desconforto, que tendem a surgir nas zonas desidratadas mas também mas zonas com borbulhas;
  • Dar uma proteção antioxidante para o dia.
Os produtos assinalados com * não deverão ser utilizados caso optem também por algum dos hidratantes mencionados acima.


* Sesderma Azelac RU 
É um sérum despigmentante, mas poderá ter interesse neste contexto por várias razões. Contém ácido azelaico e resorcinol encapsulados, sendo que o primeiro ingrediente atua tanto sobre as borbulhas, como na marcas pigmentadas e vermelhidões. Pode também ser usado durante o dia, mas tenham cuidado ao combiná-lo com algum produto que contenha retinoides, uma vez que já tem uma pequena quantidade de retinol.

La Roche Posay Hyalu-B5
Este recém chegado da La Roche Posay é extremamente interessante se sofrem com a desidratação, e vermelhidão ou desconforto, já que estas sensações estão muitas vezes associadas à perda da integridade da barreira cutânea. Tem 5% de pantenol (Vitamina B5), 0,3% Madecassoside e 0,3% de ácido hialurónico.

* Ystheal concentrado
Com 0,1%  de retinaldeido, este produto é um bom candidato se já estão habituadas a retinóides. A probabilidade de a pele descamar nas primeiras utilizações é elevada.

* The ordinary 10% niacinamida+zinco
Controla a oleosidade, promove a produção de ceramidas pela pele, que são essenciais para a sua hidratação; e o zinco acrescenta ainda uma ação antimicrobiana a este produto.

*The Ordinary Granactive retinol emulsão 2% 
Um derivado menos sensibilizante e mais estável do retinol, sendo uma alternativa segura e económica.  

Hylamide Low-Molecular HA Booster
Este sérum tem 5 formas de ácido hialurónico, de diferentes pesos moleculares; e por isso permite hidratação e preenchimento rápidos da pele.

* Ducray Keracnyl Sérum 
Com elevada concentração de acido azelaico, mas também com ácido glicólico; sendo por isso um excelente candidato se a vossa pele apresenta bastantes borbulhas e manchas.

Sesderma C-Vit
É um complemento interessante se procuram acrescentar um produto com ação antioxidante e anti-envelhecimento à vossa rotina, de elevada tolerância; o que é particularmente importante se vão usar retinóides, e ajudará igualmente a atenuar a pigmentação originada pleas marcas de acne.

  • Hidratantes simples

Seja para sobrepôr a um sérum dos assinalados com *, ou apenas para hidratar a pele nos dias em que sentirem mais desconforto. 

Bioderma hydrabio gel-creme
Com niacinamida, que promove a produção de ceramidas e ajuda a hidratar a pele a longo prazo

La Roche Posay máscara Hydraphase
Disponível em bisnaga ou em sachets de 2 unidades, o que permite usá-las só em SOS

Uriage Eau Thermale Ligeiro
Que beneficia da ação calmante da água termal Uriage

Hydragenist Aquabaume
Um produto hidratante extremamente confortável e prazeroso 

  • Esfoliação

Se já usam retinoides certamente não precisarão de adicionar este passo. Caso contrário, deixo-vos algumas sugestões para uso semanal ou com frequência que acharem adequada:

Pixi Glow Tonic
Resultados rápidos com elevada tolerância, uma vez que contém 5% de ácido glicólico, mas também ingredientes de ação calmante como o extrato de Aloe Vera,  Hamamelis e Castanheiro da Índia

Caudalie Máscara glicólica
Para quem prefere aquele "momento spa". Também costuma ser bem tolerada

Martiderm Esfoliante Facial
Contém argilas, e 1% de ácido salicílico; sendo por isso uma boa escolha se têm pontos negros. Sugiro que usem com pouca massagem, fazendo até uma máscara nas zonas críticas, uma vez que os grânulos são bastante abrasivos. 

Neostrata Skin active espuma limpeza 
Para uso diário ou pontual. Contém 8% de gluconolactona, esfoliante e antioxidante; e 0,5% de ácido maltobiónico, que aqui terá uma ação hidratante.

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial