<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: ISDIN Fusionwater| Novas formulações 5*

quarta-feira, 10 de junho de 2020

ISDIN Fusionwater| Novas formulações 5*


A ISDIN reformulou todos os seus protetores com a textura Fusionwater no início do ano, e em meados de Março começaram a surgir algumas reviews negativas nas redes sociais. Após questionar os meus seguidores no instagram, a marca ofereceu-se para me enviar duas unidades dos novos protetores, que testei em paralelo com as formulações antigas. Mas achei que isso não seria suficiente. E por isso recolhi também os testemunhos de seguidores que usaram a formulação antiga e experimentaram a nova, bem como daqueles que usaram a nova formulação pela primeira vez.

Assim, esta publicação tem 3 partes:
  • Explicação da reformulação;
  • Experiência dos seguidores;
  • A minha experiência
E porque é que me dou a este trabalho? Porque este é o produto que mais recomendo desde que comecei o blogue. Sei que muita gente compra estes produtos por esse motivo, e quero perceber se posso continuar a recomendá-los ou não. Não se trata de uma publicação paga, contudo reforço que as novas formulações que testei me foram oferecidas pela marca, sendo que das antigas a Fusionwater tradicional foi adquirida por mim, e a Fusionwater Age Repair foi oferecida pela SweetCare. Existem ainda os protetoes Fusionwater Color e o Fusionwater Pediatrics que não serão aqui comparados.

Espero que gostem e que vos seja útil!

Reformulação

Vejamos então o que mudou:

Segundo a marca, e após ter exposto a questão nas minhas redes sociais, estes produtos sofreram algumas mudanças:

"Boa tarde, antes de mais agradecemos a sua partilha. Pretendemos esclarecer o que alterou na fórmula melhorada de Fusion Water. A fórmula melhorada, contém mais ácido hialurónico, proporcionando hidratação intensa e promovendo a elasticidade da pele. Esta modificação na sua composição pode causar uma ligeira alteração na textura. No entanto, permanece uma textura ultraligeira, não oleosa, à base de água e de absorção imediata. Reforçamos, não arde nos olhos: A exclusiva tecnologia da ISDIN permite aplicar Fusion Water em todo o rosto sem receio de irritar os olhos. Outro ponto " 2 camadas", recordamos a quantidade a aplicar: a quantidade adequada para a zona do rosto são duas linhas de produto aplicadas ao longo de dois dedos. Não se esqueça de espalhar de forma homogénea em todo o rosto e aplicar o fotoprotetor no pescoço, na nuca e nas orelhas."

Algumas considerações:
  • O acréscimo de ácido hialurónico pode aumentar a capacidade do produto para reter a água na pele, e até tornar a sua consistência menos líquida, mas não é previsível que aumente o toque oleoso do produtos, ou que afete a sua ação matificante;
  • A tecnologia que impede o ardor nos olhos (safe Eye Tech) já existia na formulação anterior;
  • No site, a marca define claramente a quantidade de produto necessária para cobrir o rosto a cada aplicação, pelo que não será pertinente aplicar mais produto para obter um FPS mais elevado ou aumentar a sua resistência. Isso poderá mesmo fazer com que o produto esfarele desde a primeira aplicação. Contudo, os protetores solares devem ser reaplicados a cada 2 horas sempre que há exposição solar direta, e por isso o produto não deve esfarelar se após 2 horas da primeira aplicação este for reaplicado. 
Ainda no site podemos encontrar algumas características relativas às novas formulações:

PROTEÇÃO ELEVADA UV
Proteção SPF 50 UVB / UVA avaliada clinicamente em laboratório e em condições reais de elevada radiação solar. (Já possuia esta alegação)

NÃO ARDE NOS OLHOS
Avaliado sob controlo oftalmológico. (Já possuia esta alegação)

TOLERÂNCIA ÓTIMA
Textura ultraligeira de absorção imediata e hidratação intensa que não deixa resíduo.
Adaptado para todos os tipos de pele, incluindo pele atópica. Fórmula oil-free. (Já possuia esta alegação)

WET SKIN
Pode aplicar-se sobre a pele molhada. (Já possuia esta alegação)

SEA FRIENDLY
Fórmula com maioria de ingredientes biodegradáveis e/ou inorgânicos. Nova alegação

As formulações são as seguintes:
  • Fusionwater


Formulação antiga

Aqua (water), Ethylhexyl methoxycinnamate, Butylene glycol, Propylene glycol, Polymethyl methacrylate, Butyl methoxydibenzoylmethane, Dimethicone, PEG-8, Ethylhexyl triazone, Silica, Phenoxyethanol, Titanium dioxide, Acrylates/ C10-30 alkyl acrylate Crosspolymer, Tocopheryl acetate, Allantoin, Ethylhexylglycerin, Parfum (fragrance), Sodium hyaluronate, Sodium hydroxide, Carbomer, Disodium EDTA, Tocopherol, BHT, Ascorbyl palmitate, Ascorbic acid, Citric acid.

Formulação nova

Aqua (Water), Octocrylene, Ethylhexyl Salicylate, Propanediol, Butyl Methoxydibenzoylmethane, Polymethyl Methacrylate, Dimethicone, Phenylbenzimidazole Sulfonic Acid, Polysilicone-15, Propylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, Tromethamine, Bis-Ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine, Silica, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, 1,2-Hexanediol, Polysorbate 60, PEG-10 Dimethicone, Sodium Hyaluronate, Tocopheryl Acetate, Xanthan Gum, Caprylyl Glycol, Parfum (Fragrance), Disodium EDTA, PEG-8, Tocopherol, Tropolone, Ascorbyl Palmitate, Ascorbic Acid, Citric Acid.

  • Fusionwater Age Repair


Formulação antiga

Aqua (Water), Ethylhexyl Methoxycinnamate, Butylene Glycol, Propylene Glycol, Polymethyl Methacrylate, Dimethicone, PEG-8, Butyl Methoxydibenzoylmethane, Glycerin, Ethylhexyl Triazone, Silica, Phenoxyethanol, Titanium Dioxide, Acrylates/C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer, Tocopheryl Acetate, Allantoin, Propanediol, Ethylhexylglycerin, Parfum (Fragrance), Sodium Hyaluronate, Sodium Hydroxide, Carbomer, Disodium EDTA, Hydroxypropyl Cyclodextrin, Tocopherol, BHT, Lecithin, Plankton Extract, Ascorbyl Palmitate, Sodium Benzoate, Ascorbic Acid, Citric Acid, Palmitoyl Tripeptide-38, Pentapeptide-34 Trifluoroacetate.

Formulação nova

Aqua (Water), Octocrylene, Propanediol, Ethylhexyl Salicylate, Butyl Methoxydibenzoylmethane, Polymethyl Methacrylate, Dimethicone, Phenylbenzimidazole Sulfonic Acid, Polysilicone-15, Propylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, Tromethamine, Glycerin, Bis-Ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine, Silica, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Butylene Glycol, 1,2-Hexanediol, Polysorbate 60, PEG-10 Dimethicone, Sodium Hyaluronate, Tocopheryl Acetate, Xanthan Gum, Caprylyl Glycol, Parfum (Fragrance), Disodium EDTA, PEG-8, Carbomer, Polysorbate 20, Sodium Lactate, Tocopherol, Phenoxyethanol, Tropolone, Lecithin, Plankton Extract, Ascorbyl Palmitate, Sodium Benzoate, Ascorbic Acid, Citric Acid, Palmitoyl Tripeptide-1, Palmitoyl Tetrapeptide-7, Pentapeptide-34 Trifluoroacetate


Em resumo, parece-me que o principal objetivo da reformulação se prendeu com a substituição de alguns filtros solares por forma a alegar a biodegradabilidade ou presença de compostos inorgânicos que podem não ser biodegraáveis mas degradar-se na presença de água, ar ou luz, como é o caso de alguns silicones.


Experiência dos seguidores

Após ter solicitado as vossas opiniões, recebi várias respostas. E para analisar estas respostas de uma forma um pouco mais objetiva, decidi ilustrá-las em gráficos. Nestes gráficos agrupei ambos os protetores, Fusionwater e Age Repair, uma vez que a base das formulações é a mesma e possui as mesmas alegações que vamos comparar, porque houve seguidores que usaram primeiro um e depois outro, e porque nem todos os seguidores indicaram exatamente qual o produto que usaram. No entanto, isto poderá afetar os resultados.

É de notar que estes resultados não substituem nem são comparáveis a um estudo clínicos, quer pelo reduzido rigor com que as opiniões foram recolhidas, desde já confiando nos relatos dos seguidores, quer pelo facto de não ter sido realizada qualquer análise estatística. Ainda assim, creio que é possível ter uma perspetiva ligeiramente mais objetiva do que aquela que se consegue através de uma review comum.

Temos assim dois tipos de consumidores:
  • Já usava a formulação antiga
Recebi 21 respostas. Neste caso vamos fazer uma análise comparativa de ambas as formulações:

Oleosidade


"Esfarelar"


´

Ardência nos olhos



É importante ressalvar que estas perceções podem variar de acordo com a quantidade de produto usada, restantes produtos usados na rotina, as diferentes estações do ano em que as formulações possam ter sido usadas, entre outros aspetos.

A nova formulação parece ser mais oleosa do que a anterior para mais de 60% dos consumidores. Contudo, aproximadamente 40% sente que o produto está igual neste aspeto, ou até menos oleoso. Isto pode variar por exemplo com o estado da pele ou estações do ano.

Quanto ao "esfarelar", as percentagens de consumidores que notam e não notam este efeito são aproximadamente as as mesmas, o que pode estar relacionado por exemplo com a aplicação de uma quantidade excessiva de produto e/ou com os restantes produtos da rotina.

Já quando questionados relativamente à ardência no contorno de olhos, dois terços não sente que este efeito tenha passado a ocorrer, e um terço afirma que sim. Neste aspeto, é importante mencionar que houve também 3 consumidores que reportaram ardência com a formulção anterior.

  • Apenas usou a nova formulação
Neste caso obtive 13 respostas. Aqui temos a avaliação de quem apenas usou as novas fórmulas pela primeira vez:


Curiosamente, mais de 80% das pessoas que usa estes produtos pela primeira vez considera que não deixa a pele oleosa, em contraste com os pouco mais de 60% anteriores. Aproximadamente 75% afirma que não arde nos olhos, sendo que no caso anterior era de aproximadamente 66,7%. Cerca de 70% considera que o produto não esfarela, sendo que no caso anterior esta percentagem ficava em pouco menos de 50%.

Se por um lado a oleosidade é uma medida mais difícil, já que pode ser mais ou menos percetível e  pode variar muito com o estado de pele original, o desenvolvimento de ardência e o esfarelar deveriam ser fáceis de identificar por qualquer pessoa, ainda que ocorram em maior ou menor grau. Assim, estes resultados contrastam com os anteriores, o que pode sugerir que quem usa a nova formulação possa estar de alguma forma sugestionado, e procurar até inconscientemente por estas diferenças. Pode também dar-se o caso de as pessoas que usam apenas as novas formulações usarem uma quantidade reduzida produto, terem a pele menos oleosa, não usarem maquilhagem, e/ou não aplicarem o produto próximo do contorno de olhos.

A minha experiência

Testei ambos os Fusionwater quer em mim quer no meu namorado, na pele limpa, e aplicando na zona do contorno de olhos, inclusivamente sobre a pálpebra móvel e seguindo a recomendação de quantidade indicada pela marca. Os produtos foram testados de forma cega usando cada uma das formulações em metade do rosto em simultâneo. Ou seja, aplicámos cada um dos produtos um ao outro, sem saber o que estava a ser aplicado, agindo da mesma forma aquando da reaplicação. Na minha pele testei ainda o novo produto usando um sérum antes de cada um dos novos protetores, que neste caso foram aplicados em todo o rosto.

Oleosidade

Com o Fusionwater, o meu namorado (pele oleosa) não sentiu qualquer diferença na oleosidade da pele ao longo do dia. Já com o Age Repair a pele ficou ligeiramente mais oleosa.

Já eu, que tenho uma pele "normal" não senti qualquer diferença com nenhum dos produtos na pele limpa, mas sinto que esta fica levemente mais oleosa com as novas formulações quando uso um sérum.

"Esfarelar"

Nenhum de nós verificou que o produto esfarela quer na primeira aplicação, usando a quantidade recomendada pela marca, quer na reaplicação, decorridas pelo menos 2 horas.

Já quando testei os produtos com o corretor Benefit Boi-ing Industrial Strength e com o YSL Touche Éclat verifiquei que apenas as novas formulações esfarelam

Ardência nos olhos

Nenhum de nós sentiu qualquer ardência nos olhos, mesmo aplicando o produto diretamente sobre a pálpebra móvel.



Conclusões

Embora ainda permaneçam muitas dúvidas relativamente a esta questão, devidas até às várias limitações apontadas nesta review, concluo que:
  • As novas formulações podem não ser tão indicadas para pele oleosa. Ainda assim, algumas pessoas referiram que as novas formulações deixam até a pele menos oleosa. É de notar que em Portugal a marca nunca indicou este produto para pele oleosa, embora as características sensoriais da formulação anterior tenham levado muitas pessoas (como eu) a usar e recomendar este produto para este tipo de pele;
  • É improvável que as novas formulações ardam no contorno de olhos da maioria dos consumidores, mas poderão apresentar este efeito, por exemplo, caso a pessoa possua olhos sensíveis;
  • É possível que as novas formulações esfarelem na pele caso seja aplicada uma quantidade exagerada de produto na primeira a aplicação, ou no caso das formulações dos restantes produtos da rotina serem incompatíveis com a formulação do protetor, algo que só é possível aferir testando a combinação. Quando o produto é usado isoladamente (na praia ou como creme diário), em quantidade adequada e reaplicado passadas pelo menos 2 horas, é menos provável que isso aconteça.
Posto isto, deixarei de recomendar este produtos para:
  • Pessoas com pele oleosa;
  • Como solução eficaz para usar antes de qualquer tipo de maquilhagem, já que parece que as novas formulações pode ser incompatíveis com alguns produtos;
  • Quem tenha olhos especialmente sensíveis.
Assim, estes produtos continuam a ser adequados para pessoas com:
  • Pele normal a ligeiramente oleosa;
  • Que não usem maquilhagem no dia-a-dia ou que já tenham verificado que estes protetores não são incompatíveis com a sua maquilhagem;
  • Que não apresentem uma grande sensibilidade ocular.

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial