<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Ácido Ferúlico

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Ácido Ferúlico


O ácido ferúlico está amplamente distribuído na natureza, em particular nas paredes celulares de grãos, folhas e frutos.

Cada vez mais são os produtos que contêm este ingrediente, e por isso acho que faz todo o sentido falar-vos dele :)


Funções


  • Antioxidante

O ácido ferúlico demonstrou ser capaz de neutralizar os radicais livres, reduzindo assim a degradação das membranas celulares que estes provocam. No entanto, ácido ferúlico será ainda assim menos eficaz do que o ácido caféico.

Contudo, para além de o ácido ferúlico penetrar a pele mais facilmente do que o ácido cafeico, a primeira molécula demonstrou também ser capaz de neutralizar o radical superóxido, um radical livre de oxigénio especialmente nocivo. Neste estudo em particular, essa inibição essa foi equiparável à da superóxido dismutase (enzima responsável pela netralização deste radical livre).

  • Absorsora da radiação UV

Devido à sua estrutura química, o ácido ferúlico é também capaz de absorver fracamente parte da radiação ultravioleta. Desta forma, o ácido ferúlico contribuirá também para evitar que outras moléculas sejam degradadas por esta radiação. Entre essas moléculas incluem-se os percursores dos radicais livres, que são os principais responsáveis pela pelo dano induzido através da exposição à radiação UV.


  • Inibidora da produção de melanina

Não são públicos quaisquer estudos realizados em humanos com o objetivo de avaliar esta propriedade no ácido ferúlico; mas pensa-se que pensa-se que a sua semelhança com a tirosina (aminoácido percursor da melanina) seja responsável pela sua capacidade de inibir a tirosinase, principal enzima envolvida na produção de melanina. Esta propriedade foi observada em estudos realizados in vitro (em células).

Anteriormente, havia sido realizado um estudo em células de melanoma  (melanócitos com rápido crescimento e produção anormal de melanina); onde se teria verificado que o ferulato de tocoferol, um composto que combina o ácido ferúlico e a vitamina E; seria capaz de suprimir a produção de melanina. O mecanismo pelo qual este efeito ocorre é ainda desconhecido, e não existem estudos clínicos realizados em humanos que validem este estudo preliminar. Neste mesmo estudo preliminar, foi demonstrado que o ferulato de tocoferilo seria igualmente capaz de proteger o DNA celular das alterações provocadas pelos radicais livres de oxigénio. 

Uso em cosmética

Como seria de prever, a ação antioxidante e a capacidade de absorver radiação UV fazem do ácido ferúlico um candidato natural para a contribuir para a proteção da pele. Assim, qualquer formulação que contenha este ingrediente atuará em alguma extensão numa da vertentes de que vos falarei de seguida, sendo essa vertente mais ou menos significativa dependendo dos restantes ingredientes presentes na formulação.

É de notar que esta molécula mostrou ser facilmente absorvida pela pele num grande intervalo de valores de pH, o que lhe dá alguma vantagem face a outros antioxidantes e filtros UV. Ressalvo no entanto que qualquer produto sem FPS que contenha unicamente acido ferúlico não substitui de forma alguma o uso de um protetor solar.


  • Fotoproteção, prevenção do envelhecimento precoce e estabilização de formulações 


E porque é que não os dividi em 3 tópicos? Porque de facto, todas estas ações estarão intimamente relacionadas, e o estudo que vos apresento avaliam todas elas em simultâneo.

Embora seja eficaz isoladamente, a combinação do ácido ferúlico com outros antioxidantes parece ser especialmente benéfica. Um estudo demonstra a capacidade do ácido ferúlico a 0,5% duplicar a ação fotoprotetora de uma solução contendo a combinação de 1% de vitamina E (alfa-tocoferol) e 15% de vitamina C (ácido ascórbico). Além disto, o ácido ferúlico é responsável por um aumento da estabilização desta formulação; permitindo preservar a integridade de ambas as vitaminas por mais tempo. Para quem não adivinhou, este estudo foi realizado para testar a eficácia do C E Ferulic da Skinceuticals. Atualmente, existem já outras marcas contendo produtos antioxidantes com uma composição semelhante.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial