<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: Novidades Junho, Julho e Agosto 2020

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Novidades Junho, Julho e Agosto 2020




A pandemia veio mexer com o mercado da cosmética. As vendas de maquilhagem e especialmente de batons desceram a pique, devido ao uso obrigatório de máscara. Já as máscaras faciais, produtos corporais e tudo aquilo que se destina a ser usado em casa parece ter ganho uma importância redobrada. Os lançamentos destes últimos meses não parecem refleir estas tendências, até porque em muitos casos se tratam de adiamentos. E fora algumas exceções, não estamos em tempos de verdadeira inovação.

Mylabel The One serum


Parece-vos familiar? Não é para menos. A MyLabel acaba de lançar o The One, "o sérum", nome esse que subentenderia um quê de exclusividade... Não fosse "o sérum da MyLabel" uma cópia pouco discreta d' "o sérum" Advanced Night Repair da Estée Lauder, também ele reformulado este ano. Curiosamente, as formulações têm muito pouco em comum. O The One contém efetivamente ácido hialurónico e glicerina, como tantos outros, mas não inclui o péptido biomimético que encontramos no produto original (Tripeptide-32). Ao invés disso, este produto possui os péptidos que constituem a mistura Matrixyl 3000, e que ironicamente possuem mais documentação pública do que o péptido anterior. Não consigi dizer-vos se estes péptidos se encontram numa concentração eficaz, e muito menos se este produto fará muito mais do que hidratar. Mas por €6, parece-me uma compra interessante para quem não usar quaisquer ingredientes ativos na sua rotina. Para quem já usa retinol, niacinamida, alfa-hidroxiácidos ou outros que tais, não passa de um extra.

Fenty Skin


Depois de instituir um novo paradigma no mundo da maquilhagem, que forçou várias marcas a repensar a forma como encara a multiculturalidade do seu público-alvo, a Rihanna lança agora uma gama de cuidados de pele. Segundo a marca, todos os produtos possuem mais do que uma função, tendo sido testados em diversos tipos e tons de pele, e em ambos os sexos. O lançamento inicia-se com 3 produtos. O Total Cleans'r é um creme de limpeza suave com extratos antioxidantes como a acerola, e que promete eliminar a oleosidade excessiva, resíduos de poluição e maquilhagem. O Fat Water faz a vez de tónico e sérum, aportando uma ação adstringente, antioxidante e iluminadora devido ao extrato de hammamélis e acerola, entre outros, mas também à niacinamida. Já o hidratatante e protetor solar Hydra Vizor possui um FPS30 e promete comportar-se lindamente sob a maquilhagem, o que é excelente tanto para a marca como para os seus clientes. A formulação possui niacinamida, vitamina E, extratos botânicos. É impressionante o burburinho que se criou na internet devido às fórmulas serem perfumadas. Até porque a maioria das pessoas não tem qualquer intolerência a fragrâncias, e quem tem sabe que deve eviter esses produtos. As embalagens são parcialmente constituídas por materiais recicliados, são recicláveis, e o hidratante possui recarga. O lado negativo? Só mesmo a alusão às fórmulas "clean and gluten-free". Em 2020 já toda a gente sabe que isso é treta, vale?

Clinique Superdefense Multi-correcting


A Clinique decidiu renovar a sua gama de prevenção dos primeiros sinais do envelhecimento, e para isso e para isso reformulou a gama Superdefense. Os produtos de dia com SPF20 passaram a SPF25, e a gama conta agora com a tecnologia Stop Signs™, que segundo a marca combate os agressores ambientais modernos que levam ao envelhecimento prematuro da pele (nestas alegações fico sempre com a impressão de que falta algum detahe... As novas formulações possuem ainda vitaminas C, E e ergotioneína, que já podiam ser encontradas na versão anterior, bem como um sem número de extratos botânicos.

Wishful Clean Genie Cleansing Balm


Depois de nos surpreender com os primeiros lançamentos da Wishful, a Huda Katan decide lançar um bálsamo de limpeza com antioxidantes e extratos de plantas que promete eliminar toda a sujidade da pele sem deixar qualquer resíduo após o enxaguamento! Infelizmente, o preço é francamente excessivo para um produto de limpeza. 

Garnier Bio Hemp Creme-gel Multi-reparador


A gama Bio da Garnier ganha agora um novo membro, que não só contém o ingrediente da moda (a Cannabis sativa) mas conta também com uma embalagem inovadora. Este creme-gel é indicado para todos os tipos de pele, tendo como objetivos hidratar, minimizar as linhas de desidração e pequenas rugas, prevenindo ainda os primeiros sinais do envelhecimento. Para isso a marca destaca o seu conteúdo em vitamina E e no óleo de Cannabis sativa, o cânhamo, com ómegas 3 e 6. É de notar que este óleo se encontranuma concentração relaticavamente reduzida, o que num creme-gel não é de estranhar, mas ainda assim inferior à da manteiga de karité e óleo de girassol do mesmo produto. Isto pode estar relacionado com o facto de o óleo de cânhamo ser muito instável e passível de oxidação.

A sua embalagem é constituída por um material misto de plástico (menos 49%) e cartão, e a tampa é apenas constituída por plástico. Após questionar a marca, recebi a informação de que o descarte do produto deve ser realizado colocando o tubo no ecoponto azul e a tampa no ecoponto amarelo. Questionei ainda se considerando que o material do tubo também contém plástico é possível garantir que este material é passível de ser reciclado em Portugal, já que nem sempre é o caso.

Uriage Eau Thermale Essência de Água


A Uriage decidiu fazer um update à sua água termal, tançando uma essência hidratante e prebiótica. Desta formulação destaca-se o seu conteúdo em minerais (cálcio e magnésio), vários polialcoóis humectantes, o ácido hialurónico de elevado peso molecular, e a inulina, um açúcar que apenas é digerido por alguns microrganismos. A sua textura é líquida mas não totalmente, o que facilita o espalhamento na pele do rosto sem desperdiçar produto. Parece-me um excelente opção para uma pele desidratada mas oleosa, sobretudo para quem já usa esta água termal.

Lancôme Rénergie Multi-Lift Cica-gel


O aumento do número de produtos indicados para o pós-laser que é lançado todos os anos leva-nos a crer que estes procedimentos se estão a democratizar. E se até há pouco tempo apenas os encontrávamos na farmácia ou em clínica, atualmente podemos vê-los até na perfumaria! Neste contexto, a Lancôme lançou o Rénergie Multi-Lift Post-Procedure Cica Gel, que contém 7 monodoses i. ndicadas para refrescar, acalmar e hidratar a pele irritada. A sua formulação inclui diversos humectantes, pró-vitamina B5 (pantenol), ácido hialurónico, extratos botânicos e péptido neurossensine. A marca promete uma redução imediata de 2,8 ºC na temperatura da pele após a sua aplicação. Tendo em conta que este efeito pode ser facilmente conseguido com um gel, e que os ingredientes da formulação podem ser facilmente encontrados em outros produtos da L'Oreal, gostava de conhecer a justificação para o preço deste produto que apenas dura 7 dias (fora o facto de pertencer à Lancôme).

Filorga Lift-Structure Radiance

A gama refirmante da Filorga ganhou um fluído ligeiro, indicado para uma pele normal a mista, e que proporciona também alguma uniformização da tonalidade da pele. Segundo a marca, este produto proporciona um efeito lifting devido à presença de fatores celulares (denominação da marca), colagénio e ácido hialurónico, através do seu efeito tensor. A tecnologia CHROMA-YOUTH 3T permite ainda homogeneizar a cor da tez e melhorar a luminosidade da pele através do seu tom rosado e nácares iluminadores. Parece-me ideal para creme de dia numa pele que procura mais luz e firmeza em apenas um produto!

Nivea Q10 Energy ampolas 

Apesar da coenzima Q10 ter uma eficácia limitada no combate ao envelhecimento da pele, pelo menos por aquilo que sabemos, esta continua a ser provavelmente a gama mais interessante da Nivea... por causa da vitamina C! Não é comum encontrar produtos de supermercado concentrados em ingredientes ativos como este, e só por isso já merece destaque. Este produto contém um derivado estável desta vitamina (glucósido de ascorbilo), que podemos estimar que se encontrará numa concentração entre 1 e 5%. E porque os antioxidantes atuam melhor em combinação, esta formulação contém também vitamina E e conzima Q10. O único senão é mesmo o preço. Com cada ampola a cerca de €2, não fica muito diferente de um produto de farmácia.

ISDIN Hyaluronic Booster

Para hidratar e acalmar a pele, a ISDIN acaba de lançar um sérum em formato ampola. Este produto destaca-se pelo seu conteúdo em ácido hialurónico de médio e baixo peso molecular (hidrolisado), a fim de proporcionar uma penetração mais produnda desta molécula. A formulação contém ainda Palmitoyl Tripeptide-8, um péptido biomimético sintetizado com base na Pró-opiomelanocortina (POMC) que se destina a atenuar a inflamação cutânea. É um produto especialmente interessante para uma pele sensível e desidratada. Apenas tenho dúvidas acerca da necessidade de acondicionar este produto em unidose, já que nenhum dos seus ingredientes parece especialmente suscetível a sofrer degradação.

ONE.TWO.FREE! 



Clean beauty. Sem parabenos. Sem silicones. em sulfatos. Sem óleos minerais. Já têm uma ideia daquilo que vou dizer, certo? Pois é. Não há qualquer motivo para temer nenhum destes ingredientes. E por isso quando uma marca se apresenta desta forma, divulgando apenas aquilo que não tem, fico com a impressão de que realmente os produtos não têm absolutamente nada para oferecer. E tanto assim é que a Comissão Europeia, que regula os produtos cosméticos na União Europeia, já considerou este tipo de publicidade como má prática, já que leva o consumidor a pensar erradamente que estes ingredientes constituem um risco para a sua saúde.

KIEHL'S Vital Skin-Strengthening Super Serum
Com este lançamento, a Kiehl's parece querer retomar a sua ligação à naturopatia. Segundo a marca, este sérum hidratante contém plantas adaptogéneas como o ginseng vermelho, mangericão sagrado e baga de schizandra, que neutralizarão os efeitos nocivos dos poluentes ambientais. Na verdade, o termo adaptogéneo não tem qualquer fundamentação científica, e por isso tenho algumas reservas relativamente à relevância destes ativos nesta formulação. Este produto contém ainda ácido hialurónico de baixo peso molécular (11kDa), o que segundo a marca permite alcançar uma penetração de até 8 camadas da pele. Mas não pensem que este produto ingrediente chega à nossa derme, porque ainda assim esta é uma molécula de dimensão muito elevada! A Kiehl's promete ainda uma pele mais suave, saudável rejuvenescida em apenas 4 semanas. Pessoalmente, encaro este produto como um sérum hidratante, que poderá ter alguma ação antioxidante.

Schwarzkopf Gliss Protein +


A Schwarzkopf já tinha piscado o olho às seguidoras do Cronograma Capilar com as suas propostas de combinação de produtos através do site. Agora, quer-me parecer que este produto veio consolidar este posicionamento, não só pela menção "Protein" na rotulagem, mas também pelas indicações de uso. As máscaras Gliss 4 em 1 podem ser usadas como pré-champô, condicionador, máscara ou creme para penteado, sendo indicadas para cacelo seco (azul), danificado (amarela) ou pintado (rosa). Embora possuam manteigas vegetais distintas na sua composição, não é previsível que estas máscaras sejam radicalmente diferentes. 

Avène Cleanance Women



Honestamente, não esperava que uma marca ousasse lançar um produto para mulher em 2020. Mas a Avène fê-lo. E apesar de compreender a sua motivação, não estou certa de que seja uma boa ideia. Adiante. A gama Cleanance Women, composta por sérum e hidratate de noite, destina-se a minimizar a oleosidade da pele, pontos negros, borbulhas e outras imperfeições que podem persistir após a adolescência ou aparecer pela primeira vez na idade adulta. Será a substituta da Triacnéal noite. Ambos os produtos contêm ácidos glicólico e lático, de ação esfoliante, a tecnologia Synovea HR, que segundo a marca ajuda a reduzir o desenvolvimento de borbulhas por minimizar a oxidação de sebo, e o ingrediente P-Refinyl, também da Avène, que ajudará a reduzir a aparência dos poros. O cuidado de noite apresenta ainda a grande vantagem de conter retinaldeído, tal como o Triacneál. As formulações parecem-me muito interessantes, e gostei do facto de a marca optar por desenvolver um sérum para o cuidado de dia, que por ter uma textura leve pode ser usado antes do protetor solar.

La Roche Posay Toleriane Ultra máscara


Após o sérum Dermallergo, a La Roche Posay lança agora uma máscara hidratante e apaziguante, indicada para pele sensível e intolerante. Também esta formulação contém o péptido neurosensine, que minimiza a sensação de dor associada à irritação, glicerina e pantenol, que acelera a recuperação da função de barreira da pele. A marca destaca ainda o facto de esta máscara ser estéril, o que pode ser útil para consumidores intolerantes a diversos conservantes.

SkinCeuticals Advanced Brightening UV Defense Loção SPF50



O ácido tranexâmico é o ingrediente do momento. E a Skinceuticals sabe disso! O sérum Discoloration Defense já possuía este ativo, e agora a marca acaba de lançar um protetor com SPF50, 1% de ácido tranexâmico e 2% niacinamida, indicado para pele hiperpigmentada e para todos os tipos de pele. A Skinceuticals refere ainda um estudo de eficácia, que demonstra uma melhoria estatisticamente significativa da hiperpigmentação, tamanho da mancha escura, luminosidade e aparência geral da pele em 12 semanas. Parece-me um complemento interessante ao tratamento da pele hiperpigmentada.

Bioderma Atoderm Intensive gel-creme



Não sei quanto a vocês, mas eu detesto aplicar hidratantes gordos na pele do corpo. Isto porque fico cheia de calor, independentemente da época do ano. E por isso, nem quero imaginar o que isto será para alguém que precise mesmo de usar este tipo de produto durante todo o ano e sem falhas, como quem tem pele atópica. Nesta patologia, o uso continuado de emolientes ajuda a espaçar as crises de eczema. Parece que a Bioderma se debruçou sobre este problema e lançou o Atoderm Intensive gel-creme. Este produto tem uma textura leve, proporciona uma rápida absorção, e permite acalmar e hidratar a pele de forma confortável tanto em climas quentes como húmidos. Tal como o produto original, contém niacinamida, enoxolona, bem como a patente e "Skin Barrier Therapy". Parece-me uma excelente ideia!


Nuxe Crème Fraîche de beauté en brume

Brume Hydratante Visage - Une Hydratation 24h* Fraîche et Légère *Test instrumental sur 10 volontaires.

Um hidratante em bruma. Quem diria? A ideia não é revolucionária, mas parece-me especialmente útil nesta altura, em que queremos evitar o contacto entre as mãos e o rosto, e para pessoas com pele seca que gostem de retovcar a hidratação ao longo do dia. A Nuxe destaca o seu conteúdo em leite de amêndoa, e a eficácia de hidratação por 24h. Recebi uma unidade através da marca marca, e apenas acho fragrância muito intensa, o que pode ou agradar às diferentes pessoas. A textura é indicada para todo o tipo de pele, mas como é hábito nestes casos pode não ser a mais interessante para pessoas com pele oleosa.

Tresemmé Botanique Hemp+

A febre da cannabis já chegou às grandes marcas, e desta vez é a Tresemmé que lança uma gama contendo óleos desta planta. Tem alguma vantagem? Provavelmente não. Até porque não deve estar presente numa concnetração superior a 1% em nenhum produto. Mas vende, e isso também é importante. A marca indica esta gama para cebelo seco e sem brilho, tornando-o mais macio e luminoso. Groundbreaking...

Sesderma Oceanskin


Mais uma gama para a Sesderma, desta vez repleta de ingredientes marinhos. A Oceanskin contém um produto de limpeza, sérum e hidratante, sendo indicada para pele seca e madura e minimizando o desconforto e sinais do envelhecimento. Os seus ingredientes-chave são as ceramidas, extratos de algas como a spirulina, colagénio, ácido hialurónico e elastina hidrolizada. Honestamente, gostava de ver mais ingredientes ativos de eficácia comprovada. 

Shiseido Ultimune Defense Refresh Mist


O pré-sérum Ultimune é já um best-seller da Shiseido, e vencedor de vários prémios de beleza. Este produto apresenta uma proposta bastante ambiciosa, propondo-se a "proteger a pele das agressões ambientais, hidratar e estimular as suas defesas naturais". Para isso, a marca explica que esta formulação inclui ingredientes botânicos de ação antioxidante e uma fragrância que induzirá uma sensação de calma a quem a utiliza. Confesso que sempre tive alguma dificuldade em perceber o posicionamento e pertinência deste produto, que deve ser utilizado como complemento a toda a restante rotina. Desta vez, a marca propõe-se a estender os efeitos do Ultimune ao longo do dia, lançando uma bruma que pode ser usada e transportada para onde quisermos. A sua textura é fresca, podendo até ser guardada no frigorífico, e o atomizador foi desenvolvido por forma a otimizar a experiência de uso.

Babe Healthy Aging+



Ora aqui está uma gama de que dá gosto falar! A Babé sempre foi muito transparente relativamente à composição dos seus produtos, e a gama HealthyAging+ vem elevar essa transparência a um outro nível. Mas acima disso destaco a escolha de ingredientes ativos feita pela marca, e o racinal usado na sua formulação. A HealthyAging+ destina-se a proteger a pele dos danos do expossoma (se lerem o livro vão compreender este conceito), proporcionando uma correção dos sinais do envelhecimento como são as rugas, a flacidez e manchas. Esta gama contém creme de dia com SPF30, creme de noite, "booster revitalizador" (que equivale a um sérum), creme para o contorno dos olhos e lábios e um creme específico para a pele madura (mais seca). De entre os vários ativos usados destaco o retinol (encapsulado e presente a 0,5% no creme de noite e 0,25% no creme para o contorno de olhos), vitaminas antioxidantes (C e E), extrato de Centella asiatica a 2%-3%, DMAE a 2,5% e Bakuchiol a 0,5% (que não é alternativo ao retinol mas pode potenciar a sua ação). Parece-me uma gama muitíssimo interessante, e é sem dúvida um dos destaques da temporada!

SVR Ampoule Protect [SPF30]


Depois de lançar os seus 3 séruns, que já gabei até à exaustão, a SVR lança agora um concentrado anti-UV, anti-poluição e anti-idade com SPF30. Não contém vitamina C, ao contrário do que a cor pode sugerir. Na prática, é um produto protetor solar de uso facial, e que deve ser aplicado imediatamente antes da maquilhagem. A marca destaca o seu conteúdo em extrato de agrião, semestes de schisandra e  vitamina E, que terão ação antioxidante, mas também a seleção de 4 filtros solares fotoestáveis. A sua textura é de óleo seco, e que sengundo a marca funcionará bem tanto antes como sobre a maquilhagem! Se tiverem experiência a este respeito tenho todo o gosto em conhecê-la! Parece-me muitíssimo bem, e é especialmente interessante para aquelas pessoas que não gostam de usar protetor solar ou procuram uma rotina minimalista.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial