>

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Qual dos 16 tipos de pele é o seu? pt.1| Seca ou Oleosa?




Sim, leu bem, 16!

Não faria sentido começar este blog sem esclarecer os leitores acerca daquele que é o conhecimento mais básico acerca da sua própria pele!

A dermatolgista Leslie Baumann desenvolveu um questionário simples, baseado na perceção de cada pessoa relativamente à sua pele e também na sua história familiar.
Assim, é possível classificá-la relativamente a 4 parâmetros, em vez de limitar a classificação à maior ou menor produção de sebo:
  • Seca/Oleosa (Dry/ Oily)
  • Pigmentada/ Não pigmentada (Pigmented/ Non-pigmented)
  • Tendência para enrugar/ Firme  (Wrinkled/Tight)
  • Sensível/resistente (Sensitive/ Resistent)

Também é de realçar que o tipo de pele varia de acordo com a humidade local, a estação do ano, e até mesmo o estado físico ou emocional.
Por ser muito completo, este questionário permite identificar características da pele às quais nunca tínhamos dado a devida atenção. Pessoalmente nunca tinha pensado que tivesse pele sensível...

Uma vez que o questionário é relativamente longo, a avaliação de cada parâmetro será disponibilizada ao longo das próximas semanas.

Nesta publicação, fica o questionário para descobrir se tem pele seca ou oleosa. (Clique aqui, e escolha a opção "Baixar" no canto superior direito)


Seca ou oleosa?

A produção de sebo não é igual por todo o corpo, sendo maior em zonas como a testa, nariz, queixo, costas e peito. Por isso, esta classificação tem como objetivo perceber qual o padrão de cada pessoa, e de que forma este afeta a aparência global da pele.

Na verdade, diversos estudos sugerem que há uma tendência para sentirmos a nossa pele mais seca do que realmente é. Isto pode ser em parte explicado pelo facto de frequentemente se confundir pele seca (falta de sebo) com pele desitratada (falta de água), sendo que a desidratação e a descamação podem também atingir as peles oleosas.

Se acha que a sua pele é seca mas apresenta pontos negros, poros dilatados ou brilho na zona T pode ser que se surpreenda... Mas não há nada como fazer o teste!

Pt. 2

Pt.3
Pt.4

Qual foi o seu resultado?

Sem comentários: