>

sábado, 27 de outubro de 2018

Beleza sustentável| 9 marcas de cosmética e acessórios






Depois da publicação que fiz acerca do paradoxo da beleza eco-friendly recebi algumas críticas e sugestões. Uma delas, vinda de uma colega; foi no sentido de renunir marcas de cosméticos que já estão a contribuir para um menor impacto ambiental. Por isso; selecionei algumas opções que se encontram atualmente no mercado, e que contribuem para a preservação do meio ambiente de formas diversas.

Ressalvo apenas que o facto de um produto conter mais ou menos ingredientes de origem natural não significa que este será mais sustentável ou ecológico; até porque em último caso a extração desses ingredientes pode ter um impacto negativo no ambiente.


Lush


É sem dúvida uma marca pioneira em termos de sustentabilidade; ao introduzir os "cosméticos nus". Este conceito, que não é aplicável a todas as formulações, consiste em utilizar uma quantidade reduzida ou nula de líquidos (reduzindo também o gasto de água); o que por sua vez diminui a necessidade de recorrer ao acondicionamento plástico.

A marca alega ainda o custo que estaria alocado às embalagens pode ser direcionado apenas para a escolha de ingredientes e métodos de produção.

Na minha opinião, a Lush tem alguns produtos discutíveis, como os protetores solares em pó ou enxaguados; mas de resto parece-me uma opção interessante!

O'Right

Resultado de imagem para O'Right

No que toca a sustentabilidade, a O'Right é provavelmente a marca marca mais original do mercado! 

Às embalagens, constituídas por PLA ou borras de café, à tampa de bambu, e a formulações biodegradáveis junta-se a verdadeira cereja no topo do bolo: uma cápsula com sementes contida no fundo de cada garrafa, e que pode ser plantada colocando a embalagem vazia na terra!

A cartonagem da marca é igualmente ecológica, contém as inscrições impressas em tinta de soja; e possui um papel contendo sementes florais no topo; que tal como a garrafa podem ser plantadas.


Rituals


Também esta marca está comprometida com o desenvolvimento de produtos cosméticos mais sustentáveis, através da criação de embalagens recarregáveis em alguns dos seus produtos, utilização de embalagem recicláveis (compromisso de 100% até 2023), uso de papel reciclado nas cartonagens; entre outras medidas.

Na gama Namasté que vêem na imagem podem encontrar já algumas embalagem recarregáveis; e que por isso levarão a uma menor geração de lixo.


Dercos Nutrients


Dercos Nutrients -Η 1η σειρά περιποίησης μαλλιών με σούπερ συστατικά εμπνευσμένα από τα συμπληρώματα διατροφής
A gama de capilares da Vichy tem como objetivo ter um impacto nulo na pegada de carbono, seja pela utilização de embalagens ecológicas; seja pela posterior plantação de árvores que neutralizem o impacto gerado pelos seus produtos.

As embalagens dos champôs são desenvolvidas com 100% de materiais reciclados, e as dos bálsamos com 50% deste valor.

Escovas Babu


Tratando-se de um material com potencial para a produção de uma grande variedade de derivados e de fácil decomposição natural; o bambu é o protagonista destas escovas de dentes.

Podem encontrá-lo na constituição do cabo, sendo as cerdas constituídas por nylon; já que não existem alternativas biodegradáveis. Antes de colocar a escova no lixo, a Babu aconselha a que se corte as cerdas colocando-as de seguida no ecoponto (amarelo).

Além das escovas, a marca dispõe de uma verdadeira cana (caixa) para o seu transporte; e também de cotonetes biodegradáveis; visto serem estes uma das principais fontes de plástico que persiste no ambiente.

Davines

BESTSELLER

Esta marca define a sustentabilidade como uma atitude de responsabilidade; comprometendo-se a usar o mínimo de plástico possível em todos os seus produtos. 

A Davines afirma usar apenas materiais recicláveis ​​nas suas embalagens primárias (que contactam com o produto); reduzindo o uso de cartonagem sempre que possível. Quando não o é, a marca opta pelo uso de materiais reciclados ou biodegradáveis.

Para auxiliar a reciclagem do lixo gerado, os materiais usados são também escolhidos de forma a serem facilmente separáveis ​​com processos automáticos, o que se consegue criando embalagens de material único.

Para compensar o impacto ambiental causado pela linha Essential Haircare, best-seller da Davines; a marca laçou ainda duas linhas paralelas (OI e SU); que afirma produzirem um impacto ambiental nulo.

Caudalie





Ao fazer parte da iniciativa "1% for the Planet", a Caudalie doa 1% das suas vendas globais para organizações sem fins lucrativos que trabalham em prol da proteção do meio ambiente. A marca tem o compromisso de plantar 6 milhões de árvores serão plantadas em todo o mundo até 2020.

Elite Models Spa

Resultado de imagem para Elite Models Spa

Os utensílios de beleza Elite Models podem ser encontrados em supermercados; e agora estão disponíveis também em versão biodegradável! Mais uma vez o bambu a par do algodão e konjac são os materiais escolhidos; quer para a produção de escovas (dry brushing) como para luvas, esponjas, entre outros utensílios.

Yves Rocher

Além de se propôr a plantar 100 milhões de árvores até 2020 através da Fundação Yves Rocher, a marca tem vindo a adotar uma atitude mais sustentável desde as formulações até à embalagem e meios de produção.

As formulações têm o cuidado de incluir preferencialmente ingredientes que não prejudicam o meio ambiente; quer pela sua recolha dos ecossistemas, quer pelos processos de extração utilizados. Quanto às embalgens, estas são sempre que possível recicláveis e/ou produzidas através de matérias primas recicladas.

Já a produção propriamente dita tem vindo a tornar-se cada vez mais ecológica, ao reduzir-se as emissões de CO2 de forma progressiva.

O claro destaque vai para os produtos de limpeza concentrados; que além de conterem menos água possuem também um tamanho menor; implicando assim menos plástico na sua produção. Estes produtos de 100ml duram até 40 duches (equivalente a 400ml), e  por cada unidade comprada; uma árvore é plantada.

Sem comentários: