>

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Bioactivo Magnésio

Os comprimidos NÃO são efeverscentes. Esta fotografia tem apenas o objetivo de mostrar a rápida desintegração dos mesmos

Embora não sinta de forma evidentes qualquer sintoma de carência de magnésio; por vezes sentia alguma tensão e fraqueza muscular nos dias que seguiam os treinos mais intensos; e curiosamente a minha mãe também! Por isso, aceitei o desafio da Pharmanord para experimentar este suplemento alimentar, e hoje conto-vos a minha experiência.


O que é?
Um suplemento alimentar com 200mg de magnésio (53% do valor de referência do nutriente); contendo carbonato de magnésio, hidróxido de magnésio e acetato de magnésio.

Preço
9-14€ por 60 comprimidos

Como tomar
1 comprimido por dia

Opinião

Provavelmente já tomaram um suplemento de magnésio; quanto mais não seja para evitar as cãimbras! Na verdade o efeito de magnésio sobre este problema específico está tudo menos provado, mas ainda assim o magnésio tem uma enorme importância para a saúde e bem-estar do nosso organismo.

Este mineral está presente em todas as células do nosso corpo, já que é essencial para a ocorrência de centenas de processos metabólicos; e é especialmente importante para a constituição dos músculos e dos ossos; a par do cálcio e do fósforo.

Por isso, a hipomagnesemia (carência de magnésio) assume uma importância especial nestes órgãos, podendo manifestar-se sob a forma de cãimbras, fraqueza; e em casos mais graves convulsões ou arritmias. Esta carência surge mais frequentemente de forma aguda após episódios de diarreia e/ou vómitos, sudorese excessiva, arritmia cardíaca; ou de forma crónica nos casos de insuficiência renal, má absorção gastrointestinal, ou quando a dieta é pobre em magnésio (presente em hortícolas, sementes, grãos, etc.) e/ou compromete a sua absorção (elevado consumo de café, por exemplo).

O BioActivo Magnesio destaca-se dos restantes suplementos contendo este mineral pela mistura de 3 diferentes formas de magnésio; o que lhe proporciona uma maior solubilidade e segundo a marca melhor absorção pelo organismo; mesmo em pessoas com baixa capacidade de produção de ácido estomacal. A Pharmanord pretende demonstrar isso comparando a dissolução deste comprimido em água com outros suplementos, tal como vêem na imagem acima.

É de realçar que os seus 200mg por comprimido não garantem o valor diário total da ingestão diária de magnésio; mas em casos menos graves poderá ser suficiente para colmatar a falta de magnésio na alimentação ou compensar curtos períodos de perdas mais elevadas.

Experimentei este suplemento por alguns meses e sinto que os sintomasde fadiga muscular parecem ter reduzido. A minha mãe também tomou (já comprámos uma nova embalagem!) e afirma ter sentido mesmo uma grande diferença neste ponto! Nunca sou tão entusiasta quanto a efeitos de suplementos alimentares, mas visto que ambas praticamos exercício 3 a 4 vezes por semana, penso que este suplemento possa ter ajudado.

Comparativamente a outros suplementos disponíveis no mercado, o Bioactivo não é o mais concentrado em iões de magnésio. No entanto, o número de comprimidos por caixa aliados à sua solubilidade acrescida justificarão este preço. Por isso, recomendo este suplemento caso tenham sintomas ligeiros de carência de magnésio, e sobretudo se também tomam medicação supressora da produção de ácido. É importante realçar que os sintomas de carência de magnésio são muito subjetivos e podem ocorrer por diversas causas; pelo que em casos mais graves ou quando a suplementação não é sufuciente; será indicado consultarem o vosso médico.

Sem comentários: