<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: agosto 2016

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Envelhecimento pt.1 | Causas


Feliz ou infelizmente, o tempo não volta para trás. E por isso, de todas as preocupações que temos com a pele, o envelhecimento é sem dúvida aquela que mais motiva a investigação científica em busca de novos ingredientes cosméticos.

Mas não nos iludamos: os cosméticos têm limites, reais e legais, e ainda são poucos os ingredientes que podem realmente fazer uma diferença significativa na pele envelhecida. Mesmo assim, essa diferença é sempre muito modesta quando comparada com um peeling, a injeção de um filler ou deo famoso botox.

Por todos estes motivos, e tantos outros de que vos falarei adiante, a prevenção é sem dúvida a melhor aposta que podemos fazer! 

Assim, deixo-vos as principais causas do envelhecimento cutâneo, e que em grande parte podem ser evitadas.

Ler mais »

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Hidratante Bioderma Hydrabio Perfecteur FPS 30 PA+++


A Bioderma enviou-me este produto há já alguns meses, mas só agora tive oportunidade para o testar.
Ler mais »

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Ácido azelaico

O ácido azelaico é uma molécula produzida pelo fungo Pityrosporum ovale, que habita naturalmente na nossa pele.

Esta substância é capaz de exercer várias ações fisiológicas e antimicrobianas, sendo ao mesmo tempo relativamente bem tolerada pela maioria das pessoas. Por isso, em alguns casos o ácido azelaico tem vindo a substituir medicamentos potencialmente sensibilizantes no tratamento da acne, rosácea e hiperpigmentação.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , ,

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Acne pt.4| Produtos recomendados


Antes de mais, preciso de ser honesta convosco: a acne é uma patologia bastante complexa, e difícil de tratar. Requer consistência, paciência... e muitas vezes medicamentos. Por isso, é natural é que em muitos casos não consigam resolvê-la apenas com cosméticos. Ainda assim estes produtos podem ajudar, e muito! 

Nesta publicação dou-vos algumas sugestões de produtos disponíveis no mercado adequados ao tratamento da acne, e que contêm boas concentrações de ingredientes ativos. São apenas indicações. Não têm que comprar tudo, nem devem deixar de procurar um dermatologista quando necessário.

E mais uma vez, vamos ser francos: não é realista esperar por bons resultados de qualquer rotina antes de 4 a 6 semanas de tratamento, o período a renovação completa da pele.

Além disso, alguns tratamentos (sobretudo os menos cosméticos e mais "medicalizados") podem ser ligeiramente irritantes nas primeiras 2-3 semanas, e por vezes é preciso cortar na frequência ou quantidade de aplicação. Também para isso vos deixo alguns produtos de suporte no final.

Os produtos estão segmentados por tipos de acne, uma vez que a intenção era mostrar-vos o maior número possível. Mas muitas vezes, na maioria mesmo, é possível usar o mesmo produto em mais do que um caso...

Para perceberem um pouco melhor este problema, e quais as estratégias e ingredientes mais indicados para o resolver podem consultar as publicações anteriores.

Ler mais »

Etiquetas: , , ,

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Óleo pós-solar Vichy Idéal Soleil

Se lêem este blog há algum tempo sabem que eu sou um desastre no que toca a tratar a pele do corpo. Por isso todos os produtos que hidratem a pele e possam ser aplicados no banho tem um lugar especial no meu coração. Pelo menos aqueles que funcionam.

E este é um deles. 
Ler mais »

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A pele da Marlene | Blog Pretty Exquisite

O Pretty Exquisite é provavelmente um dos meus blogs portugueses preferidos! Perco-me entre os looks da Diana, com fotografias lindíssimas absolutamente inspiradoras da Dulce Daniel, e as sugestões de beleza da Marlene, sempre com imensas novidades e descrições muito pertinentes de cada produto. Já para não falar que têm ambas imensa pinta :p

Por isso, esta semana convidei a Marlene a contar-nos que produtos usa atualmente na pele do corpo e rosto, que é sensível e apresenta tendência para vermelhidões.
Ler mais »

Etiquetas:

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Diz que disse| A pele produz mais sebo se lavarmos o rosto e cabelo sempre que precisamos?


Rebound, rebote, chamem-lhe o que preferirem.

Diz a lenda que quando retiramos a oleosidade do rosto ou do couro cabeludo, a pele "sente" a falta de sebo e produz mais quantidade para compensar aquele que foi  retirado. Isto faz com que muitas pessoas tenham deixado de usar champô ou de lavar o rosto com um produto de limpeza que retire o excesso de oleosidade.

A realidade é que não há limpeza nenhuma no mundo que vá reduzir o padrão de secreção das nossas glândulas. Mas para além de ser pouco higiénico, deixar de limpar a pele do rosto e couro cabeludo por comprometer o nosso bem-estar, e agravar problemas como a acne ou a caspa.
Ler mais »

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Batons líquidos LA Splash Velvetmate



Porquê logo 3? Porque a promoção 2=3 da Maquilalia me obrigou.

Hoje mostro-vos 3 batons que as leitoras Patrícia Gomes e Bárbara Santos, também maquilhadora, me ajudaram a escolher :) 
Ler mais »

Etiquetas: , , ,

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ácido lático

Trata-se de um alfahidroxiácido (AHA), tal como o ácido glicólico, e pode ser encontrado no leite, que lhe dá o nome, mas também em várias plantas, e até nas nossas mitocôndrias. Aliás, este ingrediente era responsável por grande parte do benefício dos famosos banhos de leite de Cleópatra. 
As moléculas deste ácido que atualmente encontramos nos produtos cosméticos não são extraídas de matrizes naturais, já que é muito mais fácil e económico sintetizá-las.
As suas características sobrepõem-se em parte às do ácido glicólico, mas o ácido lático tende a ser melhor tolerado pela generalidade das pessoas, em parte porque não penetrará tão profundamente na pele.
Ler mais »

Etiquetas: , ,