<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: novembro 2015

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Eyeliner Sephora Colorful Waterproof

Ler mais »

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Qual a ordem para aplicar produtos de cuidado e maquilhagem?

De nada vale escolher bons produtos se não tiramos o melhor partido daquilo que eles nos podem dar. Por isso, a ordem pela qual os aplicamos é um dos fatores mais importantes para garantir que cada um deles desempenha a sua função.

Para além da ordem de aplicação, uma boa sobreposção de produtos pressupõe dar tempo para que cada um seja aborvido tanto quanto possível, antes da aplicação do produto seguinte. Para isso, é  também necessário evitar aplicar qualquer produto em excesso.

A ordem que se segue contempla um grande número de produtos. Caso não use algum deles, "salte" para o seguinte :)
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Lipossomas

Adaptado de Reema Zeineldin
Os lipossomas surgiram nos anos 60, mas só começaram a ser utilizados na cosmética em 1976. Consistem em pequenas "bolhas" invisíveis ao olho nu, que são revestidas por uma membrana semelhante àquela que reveste as células do nosso corpo (imagem acima).

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , ,

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Protetor solar ISDIN FusionWater SPF 50+


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , ,

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Queda de cabelo sazonal pt.2| Cosméticos capilares e suplementos alimentares

Como foi detalhado na publicação anterior, a queda de cabelo sazonal está relacionada com um maior número de cabelos em fase de telogénese (início do desprendimento do cabelo), relativamente àqueles que se encontram em anagénese (fase de crescimento). Os cabelos que caem serão substituídos, e por isso não haverá uma perda de cabelo definitiva. Este fenómeno é completamente normal, e não requer necessariamente um tratamento

No entanto, se a queda se tornar muito incómoda porque já tem um cabelo frágil, e pouco abundante, poderá tentar minimizá-la recorrendo a cosméticos que atuem sobre a raíz do cabelo ou a suplementos alimentares.

Por outro lado, e se o cabelo já começou a cair, é natural que este tipo de tratamento não seja eficaz para travar essa queda que já está em curso. Para evitar a queda sazonalestes tratamentos deverão ser iniciados pelo menos 3 meses antes do período em que prevê o início da queda.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Coloração L'oreal Excellence Intense 7.43


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pele seca pt.1| sinais e causas


Acha que a sua pele é seca, mas não tem a certeza? Confirme aqui!

A pele seca afeta sobretudo as mulheres, agravando-se com o passar dos anos. No entanto, também os homens podem apresentar este tipo de pele, bem como crianças com dermatite atópica.

A secura pode manifestar-se por todo o corpo ou apenas em algumas zonas; como cotovelos, lábios ou membros inferiores. Mas muitas vezes chega a atingir o rosto, zona onde pode ser particularmente incómoda.

Este tipo de pele torna-se mais comum durante Inverno, e em climas mais secos, caracterizando-se por:
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Queda de cabelo sazonal pt.1| Ciclo capilar e influência das estações


É normal reparar que sobretudo no Outono, mas por vezes também e na Primavera, o cabelo cai com mais frequência. Isto pode não fazer qualquer diferença para quem tem muito cabelo, mas para aquelas pessoas cujo cabelo é pouco abundante um aumento da sua queda pode tornar-se numa grande preocupação.

Com o passar dos anos, ou perante determinadas doenças ou tratamentos farmacológicos, é normal que o cabelo caia com mais frequência, e que por vezes os novos cabelos se tornem gradualmente mais finos. Mas a queda de cabelo sazonal pode acontecer em qualquer idade ou estado de saúde,  e temporária, e não leva a uma perda de cabelo definitiva, já que os cabelos que caem são prontamente substituídos.
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Batons para o cieiro


Não sou uma grande coleccionadora de maquilhagem, nem de quaisquer outros produtos de cuidado para a pele. Normalmente só compro aquilo de que preciso, e é raro acumular produtos com a mesma função. Mas no que diz respeito aos batons para o cieiro, a história é bem diferente... Seja porque me oferecem, ou porque compro sempre mais um, na esperança de encontrar "o tal".

Passo a explicar:
Os meus lábios são extremamente secos, tanto no Inverno como no Verão. Usar batons coloridos em bastão (passo a redundância, que se torna necessária com a invasão dos batons líquidos) está completamente fora de questão (ou do orçamento), sob pena de em poucos minutos a pele começar a repuxar, e acabar por gretar ao longo do dia. 

Muitos já foram, e muitos outros virão. Mas hoje partilho convosco a minha opinião acerca destes produtos que fui acumulando no último ano.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ingredientes fermentados| Cosmética coreana


Se pensarmos bem, a moda não é nova. Quem nunca experimentou uma máscara hidratante caseira à base de iogurte ou vinagre? (E quem é que não se arrependeu imediatamente no momento em que teve que tirar aquilo?)

Os alimentos fermentados fazem parte da nossa dieta há muitos anos, e embora a cosmética coreana já os use desde os anos 90, só agora chegaram em pleno aos mercados europeu e americano. A crescente procura por produtos e ingredientes de origem natural pode explicar este fenómeno de sucesso, mas para já ainda há muito poucas evdiências do benefício destes ingredientes em cosméticos em comparação com aqueles que já são usados...

Para além dessa vantagem não ser clara, há sempre uma grande curiosidade em experimentar. Mas acontece que por norma estes produtos são também relativamente caros e pouco acessíveis até para as mais curiosas...
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Anatomia de um rótulo #4| Hipoalergénico


Basta uma visita rápida à perfumaria, farmácia ou supermercado para perceber que grande parte dos fabricantes de cosméticos rotula os produtos como sendo "hipoalergénicos”. 

Esta alegação tem apenas como o objetivo indicar que há um menor risco de desenvolver uma reação alérgica (dermatite de contacto alérgica) pelo uso desse produto sobre a pele. Ainda assim,   grande parte destes produtos continuam a conter ingredientes potencialmente alergénicos com alguma frequência, mesmo quando esses ingredientes são dispensáveis para que o produto seja eficaz. Ainda assim, esta palavra é na maioria das vezes interpretada como "garantia de segurança" para pessoas de pele sensível, uma condição que inclui a alergia mas é bem mais abrangente (mais informação aqui, em "Tipos de sensibilidade").

Por outro lado, e pensando apenas no território das alergias, sabe-se que esta alegação não é de todo infalível...

Ler mais »

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Bourjois Rouge Edition Velvet


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , ,

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Cabelo seco pt.3| Cuidados ao pentear e manusear


Para além de conhecer os melhores produtos, a forma como o cabelo é manuseado pode fazer toda a diferença no seu aspeto e na sua saúde. O cabelo seco tente a ganhar muito volume quando penteado, ou a tornar-se gradualmente danificado.

Provavelmente nem todas estas dicas serão adequadas para o seu cabelo, e para o penteado de que mais gosta. No entanto, poderá adotar algumas delas no seu dia-a-dia.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,