<data:blog.pageTitle/>

This Page

has moved to a new address:

https://apelequehabito.pt

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
A pele que habito: outubro 2015

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dermatite da fralda (assadura)


Esta dermatite, mais conhecida como assadura, afeta grande parte dos bebés a partir do momento em que começam a usar fralda. No entanto, é mais frequente entre os 6 e os 12 meses, idades em que parece estar relacionada com o aparecimento da dentição ou a introdução de novos alimentos. É mais comum em bebés de pele sensível, e particularmente em crianças com pele atópica

Esta dermatite pode dever-se a razões muito variadas, e pode ainda acontecer simultanteamente com outros problemas, como a candidíase, dermatite seborreica ou psorías. Mas na maioria dos casos deve-se a um conjunto de situações que se conjugam aquando do uso da fraldaEm casos mais raros, a própria fralda pode provocar alergias.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , ,

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pigmentação pt.3| Manchas escuras: Tratamentos estéticos


Nem sempre os cosméticos são suficientes para tratar as manchas de forma satisfatória. Por isso, existem técnicas não invasivas ou minimamente invasivas, que para além de conseguirem resultados mais visíveis, são também mais rápidas. Geralmente são complementadas pelo tratamento cosmético, sendo que após o procedimento, o uso de protetor solar é sempre indispensável.

Ironicamente, todos estes tratamentos podem ter a hiperpigmentação ou a hipopigmentação como efeito indesejável, e por isso é importante que procure sempre um profissional credenciado e experiente, do qual tenha boas referências. Para além disso, só um bom profissional pode avaliar qual o procedimento é mais adequado para o seu caso.

Estes são alguns dos procedimentos mais utilizados hoje em dia:

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Geleia desmaquilhante de água micelar La Roche Posay


Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Diz que disse| Há uma idade certa para usar produtos anti-idade?

Hidrata a sua pele diariamente?
Usa protetor solar sempre que sai de casa?
Se sim, provavelmente sabe que já faz o mais importante :)

Normalmente, começamos a cuidar da pele durante a adolescência, quando as primeiras borbulhas aparecem.

Mas inevitavelmente, com o passar do tempo, a pele acaba por ser tornar mais seca, baça e menos elástica. Já a idade a partir da qual alguns destes sinais do envelhecimento começam a ser visíveis dependerá de muitos fatores, que variam desde características genéticas até ao local e à forma como vivemos. E por isso, quando as primeiras rídulas aparecem no contorno nos olhos e da boca, talvez seja interessante acrescentar outros produtos à sua rotina de beleza.

Mas quando deve começar?

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ácido salicílico

É frequentemente classificado como beta hidroxiácido (BHA), embora quimicamente essa seja uma denominação pouco correta, por comparação com os também famosos alfa hidroxiácidos (AHA). À parte da nomenclatura, o ácido salicílico é um dos ingredientes incontornáveis no cuidado da pele, sobretudo da pele oleosa e do couro cabeludo com caspa.

Assim, a sua utilização em cosmética deve-se a diferentes propriedades biológicas:

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , ,

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pó esfoliante Sephora

Ler mais »

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cabelo seco pt.2| Cosméticos


O cabelo seco pode tornar-se demasiado volumoso, frizado, ou até espigado. Ao contrário da pele, o cabelo não é constituído por células vivas, e por isso o dano nele inflingido é irreparável.

Mas felizmente uma boa seleção de produtos pode dar ao cabelo uma melhor proteção, um aspeto mais brilhante, mais facilidade ao pentear e um toque mais macio.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Óleos e bálsamos de limpeza


Pode parecer um conceito irónico, sobretudo para quem sempre teve pele oleosa e vê na limpeza a melhor forma de se ver livre de qualquer tipo de gordura...

Mas a verdade é que não sendo novidade estes produtos têm ganho bastante popularidade, e cada vez mais marcas apostam neles. Para além de serem bastante eficientes na remoção do protetor solar e da maquilhagem (incluindo a mais resistente), são também capazes de eliminar o excesso de sebo da pele e as impurezas que se vão acumulando ao longo do dia.

diferença mais óbvia entre óleos e bálsamos está na consistência, sendo que os bálsamos são constituídos por gorduras que se mantêm no estado sólido à temperatura ambiente (e quando em contacto com o corpo tendem a tornar-se menos viscosos).

Por tudo isto, os óleos e bálsamos de limpeza podem ser a solução ideal para algumas pessoas, mas certamente não serão os mais adequados para todos os tipos de pele, pelo menos como produto único.
Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , ,

domingo, 11 de outubro de 2015

Pigmentação pt.2| Manchas escuras: Cosméticos e maquilhagem


A primeira abordagem no tratamento da hiperpigmentação pode ser feita com recurso a cosméticos.

Embora este tipo de tratamento seja eficaz quando o excesso de melanina se encontra na epiderme (camada mais externa da pele), os resultados costumam ser visíveis apenas ao fim de 2 a 3 meses a partir do seu início. Por isso, requerem persistência, e requerem o uso simultâneo de protetor solar durante todo o dia. É mesmo muito importante!

Embora os diferentes tipos de pigmentação se possam dever a causas variadas, o tratamento cosmético será semelhante para todas elas.
Isto acontece porque em todos os tipos de hiperpigmentação há:
  • Hiperatividade dos melanócitos (células que produzem a melanina)
  • Escurecimento das manchas após exposição solar

Assim, no tratamento (e camuflagem) da hiperpigmentação, poder-se-à estabelecer a seguinte rotina, por ordem de aplicação:

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Corretor Shiseido Natural Finish Cream

Na cor 2- Light Medium

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , ,

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cabelo seco pt.1| Causas

Tal como a pele, também o cabelo precisa de revestimento para manter a sua resistência e aspeto saudável.  O couro cabeludo é responsável por produzir o sebo, que entre outras funções promove a proteção da haste capilar. Mas nem sempre esta secreção chega a toda a sua extensão haste... Por outro lado, a cutícula que constitui a camada mais externa da haste protege os filamentos da medula e pode perder-se ao longo do tempo, e sobretudo quando o cabelo é sujeito a colorações e tratamentos de modelação.

Um cabelo seco danifica-se mais facilmente, podendo perder o seu brilho e tornar-se áspero, difícil de desembaraçar ou até quebradiço. Embora as causas possam ser várias, e nem sempre controláveis há determinados hábitos que podem secar o cabelo, e outros que podem melhorar o sua proteção, e dessa forma conferir-lhe mais resistência e uma melhor aparência.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

domingo, 4 de outubro de 2015

Anatomia de um rótulo #3| Não comedogénico

A comedogénese consiste na capacidade de um cosmético estimular a formação de comedões. Os comedões são obstruções aos folículos por onde o sebo é expulso, e podem ser (imagem à direita):
  • Comedões abertos, também chamados de pontos negros. A porção de sebo que contacta com o exterior oxida, o que resulta no seu escurecimento.
  • Comedões fechados, ou pontos brancos
Em ambos os casos, a obstrução do folículo pilossebáceo pode aprisionar sebo, bactérias e células de descamação. Posteriormente podem inflamar, originando as borbulhas e quistos característicos da acne.
Por isso, produtos não comedogénicos são geralmente indicados para peles oleosas ou acneicas, que tendem a desenvolver um ou ambos os tipos de comedões.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pigmentação pt.1| Tipos e causas

Sabe se a sua pele tem tendência para pigmentar? Tire as dúvidas aqui :)


No nosso país a pele bronzeada é muito valorizada, e para a conseguir os cuidados com o sol são muitas vezes negligenciados. Contudo, a pele exposta ao sol durante tantos anos pode desenvolver desordens de pigmentação, que para algumas pessoas se podem tornar-se bastante incómodas.

Atualmente, já é possível reduzir a hiperpigmentação da pele através do uso de cosméticos, e em casos mais evidentes podem mesmo ser usados medicamentos sujeitos a receita médica, ou recorrer-se a tratamentos estéticos.

De qualquer forma, o melhor é prevenir... Até mesmo durante o tratamento! Parece confuso? Nada disso! Depois de perceber como tudo funciona é muito simples :)

Trago-vos este assunto antes de muitos outros que quero abordar porque nos aproximamos da altura ideal para começar a tratar este problema.

Ler mais »

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,